ZF APRESENTA NOVA UNIDADE DE TRANSMISSÃO CENTRAL ELÉTRICA PARA ÔNIBUS URBANOS. UM IMPULSO DE ELETROMOBILIDADE

  • Friedrichshafen, Alemanha  / Kortrijk, Bélgica – Com sua nova solução plug-and-drive puramente elétrica, a ZF está focando no desenvolvimento dos transportes públicos sem emissões. A última novidade vem na forma do inovador veículo de testes de ônibus urbano da ZF. Ele é impulsionado pela nova unidade de transmissão central elétrica CeTrax, que é adequada para veículos de piso baixo, bem como o de piso convencional.

MM EDITORIAL – A unidade foi revelada pela primeira vez em 2016. Agora, apenas um ano depois, a equipe de desenvolvimento em Friedrichshafen colocou um veículo equipado com a CeTrax nas ruas. Outras soluções da ZF para ônibus elétricos incluem o eixo elétrico AVE 130 e a transmissão automatizada TraXon Hybrid. O portfólio está em exibição na Busworld 2017, a principal feira comercial para ônibus e veículos urbanos da Europa.

“A unidade de transmissão central elétrica CeTrax pode ser adaptada às plataformas de veículos existentes, sem modificações maiores no chassi, nos eixos ou nos diferenciais”, diz o Dr. Jochen Witzig, responsável pelo desenvolvimento do sistema de transmissão de ônibus da ZF. “Com a nova solução, os fabricantes de veículos economizam nos custos de desenvolvimento e instalação. Somos o parceiro ideal para os fabricantes que querem utilizar unidades elétricas, além de seus motores convencionais dentro da mesma plataforma. A CeTrax tem potencial para realmente realizar a eletromobilidade”, acrescenta Jochen Witzig.

Potente, flexível e confortável

Com uma potência máxima de 300 kW e um torque máximo de 4.400 Nm, a CeTrax possui a mesma potência que os motores convencionais. O ônibus acelera com estabilidade, sem interrupção do torque, entregando conforto aos passageiros, que não percebem nenhum movimento durante a condução do veículo. O conforto também fica assegurado pela redução das vibrações do chassi, além de mais silêncio durante o tráfego, em comparação com ônibus equipados com motores convencionais.

O fato de a CeTrax poder ser combinada com eixos traseiros e eixos convencionais de piso baixo significa que ela pode ser instalada em ônibus de piso baixo de todos os tamanhos. Em comparação com outras soluções, a unidade central da ZF oferece vantagens claras no peso, alto desempenho e excelente eficiência. Ela foi desenvolvida de forma integrada, sobre toda a linha de transmissão e um layout inovador de eletromobilidade. A nova unidade elétrica, com capacidade de rampa de 25%, pode superar todas as subidas mais íngremes e, portanto, está adequada ao terreno urbano.

Tempo recorde para a comercialização

A CeTrax foi apresentada pela primeira vez na IAA Veículos Comerciais de 2016, em Hannover. Assim, demorou pouco mais de um ano para ajustar e instalar o conceito em um veículo de teste da ZF. Esse é um excelente exemplo do processo de desenvolvimento dinâmico e enxuto próprio utilizado pela ZF. Ele mostra como a empresa não só reage rapidamente ao mercado e aos desenvolvimentos tecnológicos, como também está direcionando ativamente seus desenvolvimentos para a eletromobilidade.

A ZF oferece soluções de mobilidade elétrica para novos aplicativos de ônibus

Outras soluções de eletromobilidade também estão disponíveis na ZF. A flexibilidade extra vem do eixo elétrico AVE 130, que pode gerar uma variedade de tipos de ônibus e também oferece grande poder de tração.  Além disso, existe a TraXon Hybrid com o motor elétrico localizado entre o motor de combustão e a transmissão. Ela adiciona funcionalidade híbrida aos veículos comerciais pesados, tais como ônibus e caminhões.

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