Veterano de motos, Valmir Roncada adverte: “Chuvas exigem maior cuidado na pilotagem”
Roncada é gerente de vendas da concessionária BMW na capital mato-grossense; enfatiza que a soberania tecnológica das BMW ajuda muito os pilotos em situação de chuva
Quem pilota motocicletas, sabe o quanto é delicado transitar com essas máquinas durante o período chuvoso, pois qualquer pressão maior nos freios, liberação brusca de embreagem, ou uma saída de curva mais fechada, pode resultar em acidentes.
Mas há também opções de tráfego seguro com motos debaixo de chuva, seja pancadas de forma serena ou forte. Principalmente se as máquinas forem da marca BMW, considerada uma das mais estáveis na chuva.
Isso também é alertado pelo experiente Valmir Roncada, gerente de Vendas da BMW em Cuiabá-MT. O executivo se gaba do fato de sempre ter tido cuidados especiais ao pilotar motocicletas sob intempérie chuvosa. Mas salienta que as motos BMW são realmente diferenciadas, ofertando esplêndida segurança em tais situações.
“As BMW detêm avançada tecnologia estrutural [de equilíbrio] que prevê tudo isso, dispondo de excelentes freios, inclusive com sistema ABS em alguns modelos. Independente dessa magnitude técnica da marca, convém todos se precaverem ao pilotar em pistas molhadas. Notório que são escorregadias ao extremo, e assim exigem maior cuidado do eventual condutor”.
Segundo instrução de Roncada aos motociclistas, o melhor mesmo é esperar a chuva passar, para depois cair na estrada.
“Falo isso por mim, baseado na minha experiência de veterano. Naturalmente, não é uma regra geral, pois conheço pilotos que adoram transitar sob chuva torrencial, situação que interpretam como aventura. Mas, à medida que você acopla anos ao seu calendário existencial, vai ficando mais cauteloso em tudo”.
Exemplificando, Roncada ressalta que as chuvas não significam nenhum impeditivo para que os pilotos curtam suas máquinas na ala urbana ou nas rodovias.
“Tanto é verdade que, em se tratando de corridas de motocicletas, as competições prosseguem normalmente enquanto chove. Lógico que o risco de derrapagens [e quedas] é bem maior em pistas molhadas. Mas isso se aplica igualmente aos carros, que dançam fantasticamente nas pistas, por vezes capotando. Chuvas, resumindo, nunca foram aliadas de motoristas e motociclistas”.
Dicas do piloto:
a) Ao sair com sua moto em dias chuvosos, procure não efetuar curvas muito inclinadas, ou arrancar bruscamente;
b) Nas saídas de curvas, também evite acelerar forte, pois a moto pode derrapar;
c) Fique atento a poças d’água nas pistas, visto que podem esconder crateras – o que resulta em descontrole da motocicleta e consequente queda;
d) Se estiver transitando numa rodovia sob chuva intermitente, o ideal é parar em algum lugar que possa abrigá-lo seguramente. Isso porque, no trânsito em rodovias, a tendência é de os visores do capacete ficarem embaçados pela fumaça veicular.
Essas dicas são realmente preciosas para que o piloto possa viajar tranquilo, evitando acidentes, explica Roncada. E acrescenta que nenhum motociclista deve viajar sem proceder uma boa revisão na moto.
“Por várias vezes, viajando de moto em condições similares, de chuva, percebi o acúmulo de oleosidade no visor do meu capacete. Ao passar a flanela, só óleo ali, oriundo da descarga dos caminhões. Aí, mesmo que você passe a mão constantemente no visor enquanto pilota, fica tudo turvo. O recomendável é que pare de imediato para promover uma boa limpeza. Se retornar à rodovia sob chuva, vai embaçar novamente”.
Por João Carlos de Queiroz, jornalista Mtb 381.18-Drt/MT
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