Vereador Xavier quer Cuiabá com saneamento básico concluído

Assessoria – Após promover nos últimos uma vistoria ‘in loco’ na situação real do saneamento básico de Cuiabá, o vereador Dr. Xavier, do PTC. concluiu que o problema de esgoto ainda continua crônico na maioria dos polos visitados, muitos deles também às voltas com fornecimento deficiente de água potável, serviços de responsabilidade da atual Águas Cuiabá. O parlamentar lamenta que a empresa anterior, a CAB, não tenha cumprido as cláusulas contratuais em relação à universalização do sistema de abastecimento e tratamento de esgoto.

“Agora que outra empresa assumiu (Águas Cuiabá), cabe a ela cumprir os dispositivos contratuais, ou seja: disponibilizar diariamente um sistema eficiente de abastecimento e tratamento de esgoto. A longo prazo, sete anos, cabe a Águas Cuiabá universalizar todo o sistema de saneamento básico na capital. Vou cobrar com rigor os dispositivos contratuais assinados no Termo de Ajustamento de Conduta (entre o Ministério Público e a Águas Cuiabá). Cuiabá não pode mais sofrer com essa inércia de serviços. Mesmo porque isso tem incidido diretamente não apenas no desconforto geral da população, mas também em excessiva carga poluente no Rio Cuiabá, principal manancial abastecedor do município”.

A partir de 2018, ainda adiantou o vereador Dr. Xavier, ele agendará reuniões e irá pessoalmente verificar, junto com sua assessoria jurídica, o cronograma de obras da Águas Cuiabá mês a mês. Seu objetivo é manter vigilância atenta em relação àquilo que a empresa se comprometeu no Termo de Ajustamento de Conduta.

“Os cuiabanos têm sofrido há tempos com esgoto a céu aberto, que “estouram” para tudo quanto é lado, zonas urbana e periférica. Na época da CAB Cuiabá, quando cobramos da empresa providências urgentes nesse sentido, argumentaram que a parte de galerias de águas pluviais não corresponde às suas obrigações contratuais. Informaram que a população utiliza essas galerias para descarregar dejetos variados, lixo pesado, daí a série de entupimentos. Entendo o seguinte: mais do que transtornos, saneamento básico é imprescindível, pois sua ausência afeta a saúde pública, além de promover degradação ambiental. Não concordamos que tal cenário de omissão irresponsável venha a se repetir. É preciso que a população e Cuiabá sejam respeitadas de vez”, finalizou Dr. Xavier.

Comentários estão fechados.