Vereador Dr. Xavier vistoria situação de bairros periféricos da capital
Parlamentar esteve percorrendo a região Sul de Cuiabá (Jardim Mossoró, São Gonçalo III, Ribeirão do Lipa...) a fim de ouvir e registrar demandas cruciais que os moradores enfrentam. "A questão de saneamento básico, malha viária deteriorada e acúmulo de lixo, estão entre os principais reclames da população", declarou
Mesmo com as atividades da Câmara de Cuiabá suspensas por decreto oficial do Legislativo, o vereador Dr. Xavier não interrompeu a sua maratona de serviços públicos, desdobrando-se para atender pessoalmente o clamor de lideranças comunitárias. Nos últimos dias, ele vistoriou a situação de algumas unidades clínicas da capital e, também, a infraestrutura de bairros periféricos das regiões Oeste e Sul. As visitas resultaram em pedidos, que serão transformados em reivindicações oficiais do parlamentar junto aos órgãos municipais.
“Tenho percorrido muitos bairros cuiabanos, principalmente os periféricos, e não há como deixar de destacar a gritante calamidade que alguns enfrentam dia a dia. Refiro-me, por exemplo, à malha viária inexistente em vários deles, a exemplo do Ribeirão do Lipa, popular comunidade Formigueiro, e à situação crítica do Jardim Mossoró e São Gonçalo III, de há muito convivendo com esgoto a céu aberto em várias ruas. Esgoto é ameaça constante à saúde da população”, alerta.

No Jardim Mossoró, o vereador disse que o córrego da principal avenida do bairro está represado pela quantidade de lixo ali depositada, de sofás a geladeiras e cadáveres de animais. “O presidente Nilo {Associação de Moradores do Jardim Mossoró} me procurou com o objetivo de que algo possa ser feito urgentemente ali. Mesmo porque o dito córrego fica ao lado de uma creche, representando risco potencial às crianças, sem falar nas famílias que residem na área circunvizinha”.
Por ora, a referida creche não está funcionando, atividades suspensas em decorrência das medidas preventivas ultimadas pelo município para evitar maior infestação do coronavírus. “Mas é fundamental que isso seja resolvido o quanto antes, antes de a creche voltar a funcionar”, frisou o parlamentar.

Dr. Xavier já cobrou da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e da Águas Cuiabá, empresa responsável pelo saneamento básico em Cuiabá, uma solução eficaz para os os problemas levantados nessas visitas “in loco”. “O Jardim Mossoró pede socorro há tempos. E o mesmo acontece com o São Gonçalo III, comunidades que precisam de socorro emergencial. Ambas se enquadram numa região promissora de desenvolvimento da capital”.
O vice-presidente da Associação de Moradores do São Gonçalo III, Chiquinho, descreveu a realidade angustiante dos moradores da Rua “I”, que tem registrado sucessivos alagamentos a cada ciclo chuvoso. “Aqui é um problema antigo, já do conhecimento das autoridades há anos. Falta agora apenas que seja resolvido, pois não aguentamos mais isso. Acontece que a tubulação da galeria de águas pluviais dessa rua é estreita e necessita ser substituída por uma maior, com diâmetro de cerca de um metro. Basta chover para tudo ali se transformar num piscinão de Ramos (RJ)”.
Assessoria
Comentários estão fechados.