TMDs e bibliotecárias das Bibliotecas Saber com Sabor recebem capacitação

O ciclo de formação visa a automatização de todos as 38 bibliotecas escolares e comunitárias de Cuiabá

Maria Barbant – Visando a automação da Rede de Bibliotecas Comunitárias e Escolares, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está promovendo nesta segunda e sexta-feira (13 e 17), no Laboratório de Informática da SME, o segundo módulo do ciclo de formação para Técnicas em Multimeios Didáticos (TMDs), no Sistema Integrado de Gestão Educacional (SigEduca).

A coordenadora do Programa Bibliotecas Comunitárias, Edvair Pereira Alves, explicou que além de passar por um processo de revitalização e reforma da estrutura física das unidades, a ideia da SME é automatizar toda a rede. “Nossa proposta é organizar, centralizar e padronizar os serviços prestados nesses espaços, não só do ponto de vista da estrutura física, mas também da qualidade técnica. Para isso, foi desenvolvido o módulo gerenciador de bibliotecas do Sistema SigEduca”. Esse módulo, implantado em 2017, encontra-se em uso em algumas bibliotecas da rede educacional do município e, durante este ano, o sistema deve passar por melhorias e ajustes, daí a necessidade de atualização dos conhecimentos das TMDs que já fizeram o Módulo I da formação.

“Além de implantar a ferramenta nas unidades ainda não atendidas e modernizar todo o sistema de gerenciamento das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, estaremos cumprindo a Lei  12.244/14/2010 – que dispõe sobre a universalização desses espaços nas instituições de ensino”, destacou Edvair Pereira.

Ao todo, 70 TMDs e bibliotecárias passarão pela formação. Hoje Cuiabá possui 32 bibliotecas escolares e seis municipais, localizadas na Praça Clóvis Cardoso e nos bairros Santa Isabel, Pedregal, Osmar Cabaral, Cidade Verde, Pedra 90 e Dom Aquino (fechada). Essas unidades receberam este ano 14.966 visitantes, que emprestaram 3.963 livros. Nelas, 2.463 cadastros estão ativos.

Com a formação das TDMs, a gestão pretende integrar o sistema gerenciador em rede e  apoiar e acompanhar os profissionais na execução dos serviços de catalogação e  indexação na Base de dados SigEduca.

Programação

Durante a formação – que terá certificado emitido pela Secretaria de Educação -, serão apresentados o sistema e suas funções, o recadastramento das senhas, cadastramento de autores, coleções, editoras, obras e usuários, como inserir imagem do livro, produzir relatórios e tombar a obra para o acervo.

A formação tem carga horária de 20 horas para cursistas e 80 horas para formadoras.

Comentários estão fechados.