Romamthyelle Gyuliana, amor e dedicação à saúde

Conheça a história da Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde

Júlia Milhomem – Amor e dedicação: assim é o resumo do dia a dia da enfermeira Romamthyelle Gyuliana Correa, de 29 anos, que atua desde 2013 na Secretaria Municipal de Saúde. A paixão pela profissão começou no ano de 2009, quando decidiu fazer cursar enfermagem.

Ao terminar os estudos, Romamthyelle, chamada carinhosamente pelos colegas de Thyelle, passou no concurso do município e começou a trabalhar na equipe técnica da Diretoria de Atenção Secundária, que reúne as unidades de saúde especializadas e de apoio. No seu caso, em específico, a policlínica.

Em 2014, começou a trabalhar no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Despraiado, onde permanece até os dias atuais. Ela explica que as unidade de Atenção Básica são as responsáveis pelo atendimento inicial, e o objetivo é orientar as pessoas sobre a prevenção de doenças, solucionar possíveis casos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores.

“Desde quando comecei a trabalhar nesta área me encantei e vi que minha missão era me dedicar diretamente, cuidando de famílias mais carentes”, contou.

O trabalho que ela desenvolve é voltado diretamente à promoção da saúde, visando conscientizar as pessoas a terem uma mudança de hábito para que não adoeçam. Com isso, atividades extras são o que não faltam no PSF do Bairro Despraiado, como faz questão de ressaltar.

Todos os dias da semana, os pacientes – e também os moradores dos bairros atendidos pela unidade – podem optar por alguma atividade como, por exemplo, a oficina de bordado, as rodas de conversas, ou o projeto Caminhando Juntos, onde é estimulada a prática de exercícios físicos.

O Yoga, conceito indiano voltado ao exercício físico e mental, e o Reike, técnica japonesa de relaxamento do corpo e mente, por meio das mãos, também estão inseridos nas atividades extras, além do Grupo de Tabagismo, voltado para pessoas que querem parar de fumar, e Aurícula Acupuntura, que é uma prática complementar à saúde.

Thyelle conta que esta técnica [Aurícula Acupuntura] é realizada por pontos situados no ser humano próximo à orelha que se refletem em todo o organismo. Caso haja paciente com alguma dor, são colocadas sementes de mostarda e, em poucos minutos, o paciente já sente a diferença.

“Tive a oportunidade de fazer este curso, por meio da Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Ministério Público e a Universidade Federal de Santa Catarina, e comecei a desenvolver a técnica há mais ou menos um ano, aqui na unidade. Além das pessoas com dores de cabeça, o maior grupo que participa deseja diminuir os sintomas da depressão, ansiedade e insônia”, ressaltou.

Sobre os projetos profissionais, a profissional de Saúde  pretende começar, ainda neste semestre, o projeto de horta de plantas de medicinais. “Tivemos que dar uma parada mas agora, em parceria com o Horto Florestal, vamos retomar esta horta. Receberemos as mudas e também orientações sobre os cuidados que temos que tomar”, pontou.

Humanização

Na perspectiva de humanização dos serviços públicos, mote da atual administração da Prefeitura de Cuiabá, Thyelle conta que mesmo com tantas atividades, ainda acompanha um grupo de aproximadamente 18 grávidas, onde ela realiza pré-natal, acompanhamento e desenvolvimento do bebê, juntamente com o médico da unidade.

“Tento resolver todos os problemas que estão ao meu alcance. Acompanho também um grupo de universitários que, logo no primeiro semestre de medicina, já começam a trabalhar na Atenção Básica”, explicou orgulhosa.

No PSF, além do serviço de consulta médica, também são oferecidas vacinas, curativos e todos os encaminhamentos de média complexidade.

Para uma jovem que se dedica tanto a ajudar o próximo, quando o assunto é humanização, os olhos brilham.

“As pessoas precisam de atenção, de um sorriso, de carinho e, muitas vezes, até de um abraço. E isso começa de cima pra baixo. O prefeito Emanuel é assim, e era tudo que o nosso povo precisava”, elencou.

Além de cuidar do próximo, ela também integra uma equipe de pedal e ministra aulas particulares de Yoga.

“Minha vida é movimentada. Gosto de viver dessa forma, sempre cuidando das pessoas e de mim”, finalizou.

Comentários estão fechados.