Representantes chineses tem interesse na instalação de fábrica de drones agrícolas em Cuiabá
Os empresários pretendem investir um valor estimado de US$ 20 milhões, gerando mais de 500 novos empregos diretos
Bruno Vicente – Representantes da empresa chinesa de serviços agrícolas, Zhuhai Yuren Agricultural Aviation Co. Ltd. se reuniram nesta sexta-feira (26) com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o vice-prefeito, Niuan Ribeiro, no Palácio Alencastro. A visita dos empresários do continente Asiático teve como objetivo a manifestação, por parte dos chineses, do desejo de instalação de uma fábrica de linha de montagem e distribuição de drones agrícolas voltados, principalmente, para a agricultura familiar. O ato contou ainda com a demonstração de funcionamento dos equipamentos, no Parque das Águas.
A empresa, com sua matriz instalada na cidade de Zhuhai, é o único fabricante indicado pelo Ministério da Agricultura da China (MOA) para realizar demonstração de voos dos equipamentos em diferentes partes do mundo. Em Cuiabá, a ideia é edificar uma estrutura em uma área inicialmente de pelo menos 20 mil metros quadrados, o que permitiria uma produção de aproximadamente 9 mil peças por mês. Para isso, os empresários fariam um investimento estimado de US$ 20 milhões, gerando mais de 500 novos empregos diretos dentro do município.
“Quero parabenizar pela grande demonstração, que nos permitiu conhecer detalhadamente o funcionamento dos aparelhos. A empresa está indo além das fronteiras, contribuindo com a tecnologia de ponta no movimento agrícola. Cuiabá tem total interesse na vinda da empresa para cá e torcemos para que eles fiquem radicados na nossa cidade. O nosso vice-prefeito, Niuan Ribeiro, tem carta branca para direcionar e coordenar todo esse processo”, comentou Emanuel Pinheiro.
Na provável sede cuiabana, a indústria pretende trabalhar com dois modelos diferentes, sendo um com capacidade de armazenamento de 10 litros e outro com suporte para 20 litros. Ambos podem ser usados tantos para a pulverização quanto para a fertilização de lavouras. Além disso, os drones são constituídos, basicamente, de fibra de carbono e equipados com GPS, câmera ultravioleta e infravermelha, câmera fotográfica de oito bandas, permitindo um mapeamento do solo e uma programação precisa dos trabalhos. Com o modelo de menor porte é possível alcançar um hectare em 20 minutos. Enquanto o de tamanho maior chega a dois hectares, no mesmo período de tempo.
“É uma parceria que irá contribuir para o desenvolvimento de todo Mato Grosso. Por isso, a Capital Nacional do Agronegócio não poderia ficar de fora desse processo. Cuiabá é uma cidade vocacionada para a venda de serviços, atração de grandes empresas, geração de empregos e renda. É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que busquemos sempre esse tipo de parceria e fazemos isso com muita felicidade, pois queremos de alguma forma contribuir para o crescimento do município, deixando-o cada dia mais bonito e com um Índice de Desenvolvimento Humano maior”, argumentou Niuan Ribeiro.
Agradecendo toda receptividade que encontrou na Prefeitura de Cuiabá, o diretor executivo da empresa, Jeff Yi, contou que essa é a primeira vez que vem a Mato Grosso e está muito impressionado com tudo que conseguiu presenciar até o momento. “Estou bastante empolgado com essa união com a Prefeitura. Durante minhas viagens pelo estado pude perceber a presença de algumas empresas chinesas, mas nenhuma da província Hong Kong. Quando retornar para China, quero apresentar Mato Grosso e, principalmente Cuiabá, para que outras empresas possam visitar e conhecer todo potencial de crescimento”, garantiu o diretor.
Comentários estão fechados.