Renault: resultados comerciais mundiais do primeiro semestre de 2018
Recorde semestral para o Grupo Renault com 2,1 milhões de veículos vendidos, em alta de 9,8%. Crescimento dos volumes de vendas no primeiro semestre é de 9,8% com a integração das marcas Jinbei e Huasong, que passaram a ser consolidadas nos volumes globais do Grupo desde 1º de janeiro de 2018. Considerando um período de apuração equivalente em 2017, crescimento do Grupo Renault é de 5,3% em um mercado mundial que avança 4,2%. Marcas Renault e Dacia quebram seus respectivos recordes de vendas em um semestre. Renault continua sendo a segunda marca mais vendida na Europa. Grupo registra recorde de vendas fora da Europa. Vendas estão em alta de 18,1% na região Américas e 15,1% na região Eurásia. Renault confirma suas ambições de crescimento1 em 2018, que deve ser alavancado pela expansão das operações fora da Europa. Grupo Renault | Institucional |
O Grupo, assim como as marcas Renault e Dacia, estabeleceu um recorde de vendas em um semestre com, respectivamente, 2.067.695, 1.378.583 e 378.095 veículos vendidos. As vendas da Lada estão em alta de 24,0%. Já as da Renault Samsung Motors estão em queda de 26,9%.
A partir de 1º de janeiro de 2018, o Grupo Renault também integra os volumes das marcas Jinbei e Huasong, que tiveram mais de 85.000 veículos vendidos.
“Pelo 3º ano consecutivo, batemos um recorde de vendas com quase 2,1 milhões de veículos em um primeiro semestre. Na Europa, o Grupo continua conquistando participações de mercado e, fora da Europa, estamos tendo excelentes performances, principalmente na América Latina, na região Eurásia e na África”, declarou Thierry Koskas, membro do Comitê Executivo e diretor Comercial do Grupo Renault. |
Sozinha, a marca Renault registra um crescimento de 1,1%. A participação de mercado atingiu 8,1%. O Clio 4 é o 2º veículo mais vendido na Europa, o Captur é 1º crossover da categoria e o Scénic é o 1º veículo mais vendido da categoria.
No segmento de veículos elétricos, a Renault mantém a liderança com uma participação de mercado de 21,9%. Os volumes de vendas tiveram um aumento de 11,6%. As vendas do ZOE tiveram um aumento de 1,1% e as do Kangoo Z.E. 125%; assim, o modelo tem agora 38,9% de participação no mercado de veículos elétricos utilitários, onde continua sendo o líder.
A marca Dacia registrou um recorde de vendas para um semestre na Europa com 281.225 veículos emplacados (+14,6%) e uma participação de mercado recorde de 2,9% (+0,3 ponto). Esta alta é resultado da performance do Sandero fase 2 e do novo Duster, que teve em 6 meses quase 63.900 emplacamentos.
A marca Alpine registrou seus primeiros emplacamentos em 22 anos. Desde o lançamento, mais de 4.800 veículos foram reservados.
Fora da Europa, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 16,4%. O Grupo registrou um aumento das vendas nas Américas (+18,1%), Ásia-Pacífico (+69,5%) e Eurásia (+15,1%), e enfrenta uma desaceleração na região África Oriente Médio Índia (-4,5%).
Na região Américas, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 18,1%, em um mercado em alta de 6,3%. A participação de mercado atingiu um nível semestral histórico de 7,3%, em alta de 0,7 ponto, graças principalmente à ofensiva de produtos sem precedentes da extensa gama de SUVs.
O Grupo Renault continua a se beneficiar plenamente do dinamismo do mercado argentino, com um avanço de 22,2% em seus emplacamentos, um nível duas vezes maior do que o mercado, que cresceu 11,2%. A participação de mercado aumentou 1,3 ponto, para 14,6%.
No Brasil, enquanto o mercado avançou 13,7%, o Grupo se beneficia com um aumento de suas vendas de 27,8% e uma participação de mercado histórica de 8,3% (+0,9 ponto). Lançado no segundo semestre de 2017, o Kwid se posiciona como número 2 de seu segmento nos dois países.
A região Ásia Pacífico está integrando os volumes de vendas das marcas Jinbei e Huasong desde 1º de janeiro de 2018, depois da criação de uma joint venture com a Brilliance China Automotive Holdings Limited. Na região, os emplacamentos estão em alta de 69,5%. Considerando um período de apuração equivalente em 2017, os volumes do Grupo estão em queda de 14,8% em um mercado que avança 4,3%.
Na China, o Grupo vendeu quase 117.646 veículos, sendo quase 33.000 veículos pela marca Renault.
A Renault Samsung Motors registrou uma queda de 26,9% na Coreia do Sul, devido à ausência de novos modelos em um mercado extremamente competitivo.
Na Eurásia, os emplacamentos estão em alta de 15,1% em um mercado que avança 9,4%. A participação de mercado do Grupo avança 1,3 ponto para 25,8%, principalmente graças ao seu dinamismo na Rússia.
O mercado russo avançou 18,2% no primeiro semestre. A Rússia continua sendo o 2º mercado do Grupo, cujas vendas aumentaram 19,7% no país, com 8 modelos posicionados no top 15 do mercado de carros de passeio. Mais de um carro a cada 4 vendidos neste mercado é da marca Renault ou Lada.
Na Rússia, a marca Lada registra uma alta de 21,1% com uma participação de mercado de 20,0% (+0,5 ponto), graças ao sucesso dos novos modelos LADA Vesta e LADA XRAY.
Os volumes da marca Renault tiveram um aumento de 16,5%, graças principalmente ao sucesso dos modelos Duster e Kaptur, enquanto se prepara a chegada, em 2019, de um novo crossover do segmento C.
Na região África-Oriente Médio-Índia, os emplacamentos do Grupo estão em queda de 4,5%, em um mercado em alta de 10,1%.
No Irã, as vendas estão em queda de 10,3%, com uma participação de mercado de 8,1% (-2,3 pontos).
Na Índia, mantendo-se como a primeira marca de automóveis europeia, as vendas da Renault tiveram queda de 25,4%, em um mercado extremamente competitivo.
No Magrebe, as vendas do Grupo avançaram 12,4%, em um mercado em alta de
7,0%. A participação de mercado do Grupo ficou em 44,8%, em alta de 2,1 pontos.
Perspectivas comerciais do Grupo Renault para 2018
O Grupo Renault reviu suas perspectivas para o ano de 2018.
O mercado mundial deve ter um crescimento de 3% em relação a 2017 (a previsão anterior era de +2,5%). O mercado europeu deve crescer 1,5% (versus +1%), com uma progressão de 2% (versus +1%) para a França.
Fora da Europa, o Brasil deve ter uma alta de 10% (versus +5%) e a Rússia de mais de 10% (versus quase 10%).
A China deve crescer 5%, e a Índia 8% (versus +6%).
Neste contexto, em 2018 o Grupo deve se beneficiar de sua gama renovada em todas as regiões e manter seu crescimento1 nas vendas, alavancadas fora da Europa e em linha com o novo plano estratégico Drive the Future.
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1 Considerando um período de apuração constante
Acumulado no fim de junho* | |||
2018 | 2017 | % variação | |
França | 389.216 | 368.002 | 5,8% |
Europa** (exceto França) | 681.502 | 657.558 | 3,6% |
Total França + Europa | 1.070.718 | 1.025.560 | 4,4% |
África Oriente Médio Índia | 240.494 | 251.723 | -4,5% |
Eurásia | 371.789 | 323.051 | 15,1% |
Américas | 214.370 | 181.592 | 18,1% |
Ásia Pacífico | 170.324 | 100.465 | 69,5% |
Total exceto França + Europa | 996.977 | 856.831 | 16,4% |
Mundo | 2.067.695 | 1.882.391 | 9,8% |
** Europa = Union Europeia, Islândia, Noruega & Suíça.
Total das vendas por marca
Acumulado no fim de junho* | |||
2018 | 2017 | % variação | |
RENAULT | |||
VP | 1.164.141 | 1.144.343 | 1,7% |
VU | 214.442 | 201.537 | 6,4% |
VP+VU | 1.378.583 | 1.345.880 | 2,4% |
RENAULT SAMSUNG MOTORS | |||
VP | 38.580 | 52.776 | -26,9% |
DACIA | |||
VP | 355.068 | 310.653 | 14,3% |
VU | 23.027 | 22.712 | 1,4% |
VP+VU | 378.095 | 333.365 | 13,4% |
LADA | |||
VP | 179.843 | 144.832 | 24,2% |
VU | 6.683 | 5.538 | 20,7% |
VP+VU | 186.526 | 150.370 | 24,0% |
ALPINE | |||
VP | 644 | ||
JINBEI & HUASONG | |||
VP | 8.657 | ||
VU | 76.610 | ||
VP+VU | 85.267 | ||
GRUPO RENAULT | |||
VP | 1.746.933 | 1.652.604 | 5,7% |
VU | 320.762 | 229.787 | 39,6% |
VP+VU | 2.067.695 | 1.882.391 | 9,8% |
15 principais mercados do Grupo Renault no fim de junho de 2018
Volumes 2018* | Penetração VP+VU 2018 | ||
(em unidades) | (em %) | ||
1 | FRANÇA | 389.216 | 27,23 |
2 | RÚSSIA | 240.728 | 28,35 |
3 | ALEMANHA | 124.251 | 6,28 |
4 | ITÁLIA | 118.376 | 9,79 |
5 | CHINA | 117.646 | 0,88 |
6 | ESPANHA | 100.841 | 11,89 |
7 | BRASIL | 93.850 | 8,33 |
8 | ARGENTINE | 70.536 | 14,63 |
9 | TURQUIA | 68.414 | 19,36 |
10 | IRAN | 61.354 | 8,10 |
11 | REINO UNIDO | 57.290 | 3,82 |
12 | BÉLGICA + LUXEMBURGO | 52.962 | 12,92 |
13 | ÍNDIA | 42.697 | 2,11 |
14 | COREIA DO SUL | 40.920 | 4,62 |
15 | MARROCOS | 39.747 | 43,67 |
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