Renault: resultados comerciais mundiais do primeiro semestre de 2018

Recorde semestral para o Grupo Renault com 2,1 milhões de veículos vendidos, em alta de 9,8%. Crescimento dos volumes de vendas no primeiro semestre é de 9,8% com a integração das marcas Jinbei e Huasong, que passaram a ser consolidadas nos volumes globais do Grupo desde 1º de janeiro de 2018. Considerando um período de apuração equivalente em 2017, crescimento do Grupo Renault é de 5,3% em um mercado mundial que avança 4,2%. Marcas Renault e Dacia quebram seus respectivos recordes de vendas em um semestre. Renault continua sendo a segunda marca mais vendida na Europa. Grupo registra recorde de vendas fora da Europa. Vendas estão em alta de 18,1% na região Américas e 15,1% na região Eurásia. Renault confirma suas ambições de crescimento1 em 2018, que deve ser alavancado pela expansão das operações fora da Europa. Grupo Renault | Institucional |

Imprensa Renault – No primeiro semestre, os emplacamentos mundiais de carros de passeio e veículos utilitários (VP + VU) do Grupo Renault (incluindo Lada, Jinbei, Huasong) tiveram alta de 9,8%. A participação de mercado do Grupo agora é de 4,3% (+0,2 ponto).

O Grupo, assim como as marcas Renault e Dacia, estabeleceu um recorde de vendas em um semestre com, respectivamente, 2.067.695, 1.378.583 e 378.095 veículos vendidos. As vendas da Lada estão em alta de 24,0%. Já as da Renault Samsung Motors estão em queda de 26,9%.

A partir de 1º de janeiro de 2018, o Grupo Renault também integra os volumes das marcas Jinbei e Huasong, que tiveram mais de 85.000 veículos vendidos.

“Pelo 3º ano consecutivo, batemos um recorde de vendas com quase 2,1 milhões de veículos em um primeiro semestre. Na Europa, o Grupo continua conquistando participações de mercado e, fora da Europa, estamos tendo excelentes performances, principalmente na América Latina, na região Eurásia e na África”, declarou Thierry Koskas, membro do Comitê Executivo e diretor Comercial do Grupo Renault.
Na Europa, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 4,4% em um mercado em progressão de 2,8%, para 1.070.718 veículos emplacados no 1º semestre. A participação de mercado do Grupo na Europa ficou em 11,0%, em alta de 0,2 ponto.
Sozinha, a marca Renault registra um crescimento de 1,1%. A participação de mercado atingiu 8,1%. O Clio 4 é o 2º veículo mais vendido na Europa, o Captur é 1º crossover da categoria e o Scénic é o 1º veículo mais vendido da categoria.
No segmento de veículos elétricos, a Renault mantém a liderança com uma participação de mercado de 21,9%. Os volumes de vendas tiveram um aumento de 11,6%. As vendas do ZOE tiveram um aumento de 1,1% e as do Kangoo Z.E. 125%; assim, o modelo tem agora 38,9% de participação no mercado de veículos elétricos utilitários, onde continua sendo o líder.

A marca Dacia registrou um recorde de vendas para um semestre na Europa com 281.225 veículos emplacados (+14,6%) e uma participação de mercado recorde de 2,9% (+0,3 ponto). Esta alta é resultado da performance do Sandero fase 2 e do novo Duster, que teve em 6 meses quase 63.900 emplacamentos.

A marca Alpine registrou seus primeiros emplacamentos em 22 anos. Desde o lançamento, mais de 4.800 veículos foram reservados.

Fora da Europa, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 16,4%. O Grupo registrou um aumento das vendas nas Américas (+18,1%), Ásia-Pacífico (+69,5%) e Eurásia (+15,1%), e enfrenta uma desaceleração na região África Oriente Médio Índia (-4,5%).

Na região Américas, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 18,1%, em um mercado em alta de 6,3%. A participação de mercado atingiu um nível semestral histórico de 7,3%, em alta de 0,7 ponto, graças principalmente à ofensiva de produtos sem precedentes da extensa gama de SUVs.

O Grupo Renault continua a se beneficiar plenamente do dinamismo do mercado argentino, com um avanço de 22,2% em seus emplacamentos, um nível duas vezes maior do que o mercado, que cresceu 11,2%. A participação de mercado aumentou 1,3 ponto, para 14,6%.

No Brasil, enquanto o mercado avançou 13,7%, o Grupo se beneficia com um aumento de suas vendas de 27,8% e uma participação de mercado histórica de 8,3% (+0,9 ponto). Lançado no segundo semestre de 2017, o Kwid se posiciona como número 2 de seu segmento nos dois países.

A região Ásia Pacífico está integrando os volumes de vendas das marcas Jinbei e Huasong desde 1º de janeiro de 2018, depois da criação de uma joint venture com a Brilliance China Automotive Holdings Limited. Na região, os emplacamentos estão em alta de 69,5%. Considerando um período de apuração equivalente em 2017, os volumes do Grupo estão em queda de 14,8% em um mercado que avança 4,3%.

Na China, o Grupo vendeu quase 117.646 veículos, sendo quase 33.000 veículos pela marca Renault.

Renault Samsung Motors registrou uma queda de 26,9% na Coreia do Sul, devido à ausência de novos modelos em um mercado extremamente competitivo.

Na Eurásia, os emplacamentos estão em alta de 15,1% em um mercado que avança 9,4%. A participação de mercado do Grupo avança 1,3 ponto para 25,8%, principalmente graças ao seu dinamismo na Rússia.

O mercado russo avançou 18,2% no primeiro semestre. A Rússia continua sendo o 2º mercado do Grupo, cujas vendas aumentaram 19,7% no país, com 8 modelos posicionados no top 15 do mercado de carros de passeio. Mais de um carro a cada 4 vendidos neste mercado é da marca Renault ou Lada.

Na Rússia, a marca Lada registra uma alta de 21,1% com uma participação de mercado de 20,0% (+0,5 ponto), graças ao sucesso dos novos modelos LADA Vesta e LADA XRAY.
Os volumes da marca Renault tiveram um aumento de 16,5%, graças principalmente ao sucesso dos modelos Duster e Kaptur, enquanto se prepara a chegada, em 2019, de um novo crossover do segmento C.

Na região África-Oriente Médio-Índia, os emplacamentos do Grupo estão em queda de 4,5%, em um mercado em alta de 10,1%.
No Irã, as vendas estão em queda de 10,3%, com uma participação de mercado de 8,1% (-2,3 pontos).
Na Índia, mantendo-se como a primeira marca de automóveis europeia, as vendas da Renault tiveram queda de 25,4%, em um mercado extremamente competitivo.
No Magrebe, as vendas do Grupo avançaram 12,4%, em um mercado em alta de
7,0%. A participação de mercado do Grupo ficou em 44,8%, em alta de 2,1 pontos.

Perspectivas comerciais do Grupo Renault para 2018

O Grupo Renault reviu suas perspectivas para o ano de 2018.

O mercado mundial deve ter um crescimento de 3% em relação a 2017 (a previsão anterior era de +2,5%). O mercado europeu deve crescer 1,5% (versus +1%), com uma progressão de 2% (versus +1%) para a França.
Fora da Europa, o Brasil deve ter uma alta de 10% (versus +5%) e a Rússia de mais de 10% (versus quase 10%).
A China deve crescer 5%, e a Índia 8% (versus +6%).

Neste contexto, em 2018 o Grupo deve se beneficiar de sua gama renovada em todas as regiões e manter seu crescimento1 nas vendas, alavancadas fora da Europa e em linha com o novo plano estratégico Drive the Future.

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1 Considerando um período de apuração constante

Total das vendas do Grupo VP+VU por região
Acumulado no fim de junho*
2018 2017 % variação
França 389.216 368.002 5,8%
Europa** (exceto França) 681.502 657.558 3,6%
Total França + Europa 1.070.718 1.025.560 4,4%
África Oriente Médio Índia 240.494 251.723 -4,5%
Eurásia 371.789 323.051 15,1%
Américas 214.370 181.592 18,1%
Ásia Pacífico 170.324 100.465 69,5%
Total exceto França + Europa 996.977 856.831 16,4%
Mundo 2.067.695 1.882.391 9,8%
* Vendas
** Europa = Union Europeia, Islândia, Noruega & Suíça.

Total das vendas por marca

Acumulado no fim de junho*
2018 2017 % variação
RENAULT
VP 1.164.141 1.144.343 1,7%
VU 214.442 201.537 6,4%
VP+VU 1.378.583 1.345.880 2,4%
RENAULT SAMSUNG MOTORS
VP 38.580 52.776 -26,9%
DACIA
VP 355.068 310.653 14,3%
VU 23.027 22.712 1,4%
VP+VU 378.095 333.365 13,4%
LADA
VP 179.843 144.832 24,2%
VU 6.683 5.538 20,7%
VP+VU 186.526 150.370 24,0%
ALPINE
VP 644
JINBEI & HUASONG
VP 8.657
VU 76.610
VP+VU 85.267
GRUPO RENAULT
VP 1.746.933 1.652.604 5,7%
VU 320.762 229.787 39,6%
VP+VU 2.067.695 1.882.391 9,8%

15 principais mercados do Grupo Renault no fim de junho de 2018

Volumes 2018* Penetração VP+VU 2018
(em unidades) (em %)
1 FRANÇA 389.216 27,23
2 RÚSSIA 240.728 28,35
3 ALEMANHA 124.251 6,28
4 ITÁLIA 118.376 9,79
5 CHINA 117.646 0,88
6 ESPANHA 100.841 11,89
7 BRASIL 93.850 8,33
8 ARGENTINE 70.536 14,63
9 TURQUIA 68.414 19,36
10 IRAN 61.354 8,10
11 REINO UNIDO 57.290 3,82
12 BÉLGICA + LUXEMBURGO 52.962 12,92
13 ÍNDIA 42.697 2,11
14 COREIA DO SUL 40.920 4,62
15 MARROCOS 39.747 43,67
*Dados do fim de junho de 2018 (vendas), exceto Twizy.

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