Projeto Incluiabá combate discriminação no mercado de trabalho

"Trata-se de um programa com causa e efeito que fortalece o nosso compromisso de uma gestão humanizada”, assevera Emanuel Pinheiro

Por Júlia Milhomem Batista – Lançado pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e a primeira-dama do município, Márcia Pinheiro, no último dia  22, o projeto Incluiabá – Inclusão, Respeito e Oportunidade representa aceno esperançoso para quem se sentia discriminado profissionalmente. Essa iniciativa é pioneira em todo o país no que é atinente à criação de vagas e ingresso ao mercado de trabalho da população LGBTQIA+, a pessoa com deficiência, imigrantes e outros grupos sociais.

Emanuel enfatizou o sentimento de estar seguindo os passos da sensibilidade solidária para que a humanização de sua gestão se torne tônica referencial para todos e alcance horizontes futuros impensados. “É um projeto que vem ao encontro de muitas expectativas sociais. Primamos por dar bom exemplo na nossa própria casa pública, o Palácio Alencastro, sede do povo cuiabano. É ali que os pequenos detalhes se tornam chamativos para que as pessoas possam ter ampla visualização do sério trabalho encetado em prol da capital e dos seus habitantes. Em síntese: enfatizamos o direito coletivo, inerente a todos, sem distinções de espécie alguma. O Incluiabá está presente do primeiro andar ao sétimo andar, sede das decisões administrativas que têm culminado com tanta satisfação por parte dos munícipes e admiração de quantos acompanham nosso trabalho de gestor”.

 

Luiz Alves – Secom

Para a primeira-dama Márcia Pinheira, é preciso o empenho geral de todos para que harmonização social se torne uma rotina espontânea. “Nós precisamos trabalhar cada vez mais pela inclusão. E Cuiabá, que dispõe de gestão humanizada, sempre voltada ao próximo e aos seus anseios, emoldura exemplo de extrema sensibilidade ao encetar essa iniciativa tão importante”, defendeu Márcia.

A secretária adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, responsável pela elaboração das diretrizes da iniciativa, ressaltou que esse projeto é único em todo o Brasil. “Com o Incluiabá pé possível trazer – literalmente – para dentro da estrutura da Prefeitura, todos os grupos que de alguma forma são marginalizados pela sociedade. Situação é ainda pior quando falamos em mercado de trabalho, sendo esse o grande dilema vivenciado por essas pessoas, entre negros, idosos, travestis, transexuais, indígenas, pessoas com deficiência, dentre outros. Todos estão tendo a oportunidade de dar o primeiro passo para o sucesso”, garante Christiany.

Além da lotação dessas pessoas na estrutura do gabinete do prefeito e nas secretarias lotadas no Palácio Alencastro, os novos trabalhadores também irão atuar nas demais unidades do município.

Conforme Denner Santos, o Incluiabá traz bem-estar geral àqueles que vinham se sentindo discriminados no mercado de trabalho. “O sentimento é de explícita realização ao trabalhar diretamente com as pessoas, podendo ajudá-las e aprendendo como nossa cidade é administrada. Tenho crescido muito profissionalmente e como pessoa”.

Denner é a Drag Queen Alice, e explica que seu lado artístico se resume na verdadeira felicidade, onde pode mostrar quem realmente é. Ele destacou que Alice é uma mulher empoderada e confiante, com militância aguerrida pelo direito de todas as minorias.

“A inclusão de minorias no Brasil é um processo que vem ganhando espaço gradual dentro da sociedade ativa. Tanto jovens de famílias de baixa renda quanto pessoas com deficiência estão em uma luta constante pela conquista do seu espaço dentro do mercado de trabalho. Espero que este projeto se expanda e vá além de Cuiabá e Mato Grosso e chegue no Brasil, no mundo” afirma.

De acordo com o recepcionista, as desigualdades sociais resultam na ausência de oportunidades e condições dignas de vida a segmentos menos favorecidos da população. O preconceito e a discriminação de minorias também geram exclusão e desrespeito, comprometendo a preservação de tradições culturais e o exercício da plena cidadania.

“Novas ações iguais a essa devem ocorrer para inclusão dos grupos pertencentes às minorias, que possam adentrar ao mercado de trabalho. Por um longo período eu nem conseguia acreditar que estes projetos realmente aconteceriam… Só passei a ver que era algo real após os cursos de qualificação. Atualmente, sinto-me acolhido e respeitado dentro do Palácio Alencastro. Só tenho a agradecer”, reforça.

Projeto Incluiabá

Inicialmente foram contratadas dezesseis novos servidores, que já passaram por capacitação técnica e iniciarem as atividades em abril. A empresa Bem Estar- Prestadora de Serviços é a empresa responsável pela contratação e acompanhamento dos trabalhos. A meta é a contratação de até 50 trabalhadores.

Comentários estão fechados.