Prêmio AEA de Meio Ambiente vai para projeto Casa da Costura, apoiado pelo Instituto Renault
Este é um dos programas de empreendedorismo social da Associação Borda Viva, vencedor na categoria Responsabilidade Social
O projeto Casa da Costura foi o vencedor do XII Prêmio AEA de Meio Ambiente, na categoria Responsabilidade Social. A iniciativa é um dos programas de desenvolvimento social e geração de renda da Associação Borda Viva, apoiada pelo Instituto Renault. A entidade sem fins lucrativos atende crianças, jovens e mulheres da região do bairro Borda do Campo, nas proximidades do Complexo Ayrton Senna, no Paraná. O Prêmio AEA de Meio Ambiente, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, foi entregue na noite de ontem (14), em São Paulo.
O Casa da Costura oferece capacitação e possibilidade de renda a mulheres assistidas pela Associação Borda Vida com a produção de itens como bolsas, sacolas, nécessaires, entre outros artigos, desenvolvidos com materiais reciclados da Renault, como cintos de segurança e tecidos automotivos.
“O Instituto Renault tem inserido o Casa da Costura em uma série de eventos, a fim de garantir máxima visibilidade e, assim, impulsionar os ganhos da Associação Borda Viva com esse projeto. Isso inclui o lançamento de veículos da Renault e eventos como o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e o Salão do Automóvel de São Paulo”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.
Além dos eventos, os itens produzidos pelo Casa da Costura estão à venda em concessionárias da marca em Curitiba e São Paulo e também no L’Atelier Renault, localizado na avenida Champs-Élysées, em Paris.
Associação Borda Viva
Apenas em 2017, mais de 10 mil pessoas foram alcançadas pelas ações desenvolvidas pela Associação Borda Viva com o apoio do Instituto Renault. Além do Casa da Costura, a entidade desenvolve dois outros projetos:
Cozinha Escola: por meio dessa iniciativa, a Associação oferece alimentação gratuita e nutritiva para crianças em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social ou desnutrição na região. O alimento é preparado pelas mulheres da comunidade, responsáveis pela produção anual de mais de 33 mil refeições.
Cozinha Comercial: mulheres da comunidade treinadas e comercializam refeições para a comunidade no restaurante da Associação Borda Viva. Além disso, as equipes trabalham também na produção bolos, pães, doces, salgados e sucos, entre outros quitutes típicos de serviços de coffee break, que são fornecidos, sob encomenda, para eventos em empresas. São quase 25 mil refeições comercializadas por ano.
O sucesso das iniciativas comerciais fez a receita da Associação Borda Viva se multiplicar seis vezes desde 2015.
Instituto Renault
Criado há sete anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável com destaque para o programa “O Trânsito e Eu”; e Inclusão, por meio do qual são desenvolvidas ações voltadas ao Desenvolvimento Social, à Educação e à Diversidade. Mais de 600 mil pessoas já foram impactadas pelas ações do Instituto Renault.
Comentários estão fechados.