“Pesquisas apenas sinalizam momentos; não oficializam resultados nas urnas”, diz Stopa

Vice na chapa de reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro (Cuiabá), José Roberto Stopa minimiza importância das pesquisas de intenção de voto. "Refletem apenas o raciocínio momentâneo do eleitor; somente as urnas dirão quem é o preferido da população. Resta aguardar o dia 15, a contagem dos votos..."

Se depender do otimismo de José Roberto Stopa, candidato a vice na chapa de reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em Cuiabá-MT, a recondução do atual gestor ao cargo já está confirmada em janeiro próximo. Isso porque, na interpretação do ex-secretário de Serviços Urbanos, as pesquisas de intenção de voto veiculadas na mídia (Instituto Gazeta Dados e Ibope) refletem somente a situação momentânea dos postulantes no páreo sucessório. “É uma espécie de gangorra imprecisa: ora uns estão no alto, ora em baixo. Balanço sistemático que sempre reserva surpresas boas e más. É um dos fatores predominantes em qualquer disputa eleitoral”.

O vice de Emanuel sublinhou que seu posicionamento não tem nenhum propósito de colocar em dúvida a credibilidade das pesquisas de opinião pública – que respeita integralmente – e o trabalho desenvolvido pelos profissionais para coletar dados junto ao eleitorado.

“Não estou desmerecendo aqui a credibilidade das pesquisas, que fique bem entendido: só reiterando que elas refletem apenas momentos. Isso não significa que já oficializam vitória a determinado nome. Lá na frente, sabemos, tudo pode mudar”.

Veterano em política, Stopa observa que o processo eleitoral realmente tende a emplacar mudanças sucessivas a todo instante, “e analisando sob esse prisma, as pesquisas não garantem nenhuma vitória a ninguém”, deixou claro.

“Quem acompanha a história política em MT e Brasil afora, já sabe de uma máxima: não dá pra ‘cantar de galo’ antes de o Sol raiar. Muitas candidaturas “dormiram vitoriosas e amanheceram derrotadas”, inclusive em Cuiabá. Um dos atuais candidatos ao Palácio Alencastro também passou por isso. Portanto, por mais que se diga que os percentuais de erro das pesquisas são mínimos, com taxas de acerto próximas dos 100%, há muita água ainda para correr debaixo da ponte…”

IBOPE

Na última pesquisa Ibope, por exemplo, divulgada nesse sábado, Emanuel (MDB) aparece com 20% e Roberto França (Patriotas) com 19%. A liderança da corrida eleitoral está nas mãos do atual vereador Abílio Jr. (Podemos), com 26%. Também uma pesquisa anterior feita pelo Instituto Gazeta Dados aponta liderança de Abílio, com Roberto França em segundo lugar.

Para José Roberto Stopa, “o mais importante é avaliar quem é quem no processo. Ou seja: se esse ou aquele candidato dispõe de capacidade gestora para implementar as mudanças que Cuiabá necessita”. Ele enumerou várias ações e empreendimentos tocados pela gestão Emanuel Pinheiro nos últimos anos, obras que vieram recompor o ritmo desenvolvimentista que a capital perdera em gestões anteriores.

“Muitas delas, aliás, se encontram em pleno desenvolvimento, a exemplo de novos viadutos, Contorno Leste, recomposição da malha viária (asfalto), revitalização de praças, reforma de unidades educacionais e clínicas, estruturação do saneamento básico, moradias, etc… Enfim, o trabalho do prefeito Emanuel Pinheiro está presente na capital e distritos do município. Basta andar por aí para se ver que o ritmo da atual gestão é dinâmico, e sua recondução ao cargo tem méritos”, argumenta o candidato a vice.

José Roberto destacou que o eleitor está atento aos desdobramentos de tudo que acontece na política e, também, naquilo que envolve seu dia a dia. “Uma gestão antenada ao ritmo desenvolvimentista jamais perde tempo para ouvir quem nada tem a acrescentar positivamente nas suas metas de afixar a capital em posição sempre ascendente {estrutura, serviços sociais, comércio, indústria, moradia, etc.}. Daí o esvaziamento automático de pesquisas que propagandeiam vitórias inconsistentes. No dia 15 de novembro teremos a pesquisa original: o voto”.

PESQUISA IBOPE

Pelo Ibope, os eleitores avaliaram o desempenho de Emanuel Pinheiro da seguinte forma: Ótima/boa:30%; Regular: 42%; Ruim/péssima:28%; Não sabem avaliar: 2%.

São oito candidatos disputando a Prefeitura de Cuiabá:Abílio Jacques Brunini Moumer (Podemos); Aécio Rodrigues (PSL); Emanuel Pinheiro (MDB): Gilberto Lopes (PSOL): Gisela Simona (PROS); Julier Sebastião (PT): Paulo Henrique Grando (Novo); Roberto França (Patriotas).

Por site

 

 

Comentários estão fechados.