Oficiais-generais recém-promovidos se apresentam ao Presidente da República
Durante a cerimônia também foram prestadas homenagens aos militares que se destacaram no cumprimento de sua missão
Oficiais-generais das Forças Armadas, promovidos no dia 31 de março, participaram, na manhã desta sexta-feira (5), da tradicional cerimônia de apresentação ao Presidente da República, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Durante a solenidade, cada um dos oficiais-generais recém-promovidos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira se apresentou ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, ao Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, ao Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Augusto Heleno, e ao Comandante da respectiva Força: Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, General de Exército Edson Leal Pujol e Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
Ao cumprimentar os militares, o Presidente da República destacou a importância do compromisso das Forças Armadas com o povo brasileiro, a democracia e a liberdade. “Os senhores oficiais-generais, cada um dentro das suas atribuições, são em grande parte uma esperança para o nosso Brasil. Para os militares não há dia nem hora. Estão sempre prontos para servir o país. Desejo quesejam felizes na função que irão desempenhar a partir desse momento”, disse.
Dos 61 promovidos, 15 são da Força Aérea Brasileira (FAB). Três deles foram promovidos ao posto de Major-Brigadeiro do Ar, os outros 12 à Brigadeiro do Ar. “Nos renova o sentimento de responsabilidade no cumprimento da missão, que é o que nos impulsiona o prosseguimento da carreira, que vem com novos desafios e novas responsabilidades“, disse o Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, um dos oficiais promovidos.
Reconhecimento
Durante a cerimônia também foram prestadas homenagens aos militares que se destacaram no cumprimento de sua missão. Dois oficiais-generais receberam a Medalha Militar de platina, com passador de platina, pelos 50 anos de bons serviços prestados ao país. Foram agraciados os Ministros do Superior Tribunal Militar (STM), Almirante de Esquadra Carlos Augusto de Sousa e o Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo. “São 50 anos de muito aprendizado. Em todas as Organizações Militares que exerci minhas atividades sempre tive o apoio de todos. Espero que a FAB, ao chegar aos cem anos, continue com essa energia e com muitos projetos de sucesso”, disse o oficial-general.
A Medalha da Vitória, concedida desde 2004 em reconhecimento pela atuação em defesa da liberdade e da paz mundial, foi conferida à Capitão de Corveta Márcia Braga, integrante da Missão de Paz das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA).
Além de ter sido responsável pela criação de equipes mistas para a realização de patrulhas pelo país africano, a militar contribuiu com o aprimoramento do entendimento sobre as necessidades da população local civil.
No momento da entrega da condecoração, o Ministro da Defesa aproveitou para parabenizá-la pelo Prêmio Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU, recebido em Nova York. “O prêmio vai além do reconhecimento de um feito. Traduz a confiança de uma mulher competente e que com seus conhecimentos militares adquiridos ao longo da carreira, realizou a missão com êxito”, destacou o Ministro da Defesa.
Comentários estão fechados.