Odontomóvel do Instituto Xavier registra mais um atendimento na capital

O bairro contemplado neste sábado foi o Ribeirão da Ponte, próximo ao Santa Rosa

Redação – O Odontomóvel, ônibus odontológico do Instituto Xavier, projeto idealizado e criado pelo odontólogo Edemir Xavier, realizou na manhã de hoje (26) mais um atendimento comunitário gratuito na capital, desta vez no Ribeirão da Ponte, bairro considerado carente, apesar de sua proximidade com o centro de Cuiabá e o Santa Rosa, de classe média/alta.
A equipe de voluntários do Instituto montou sua estrutura clínica na área da Igreja Católica Santa Isabel da Hungria, onde mais de 30 pacientes cadastrados já aguardavam atendimento. Os trabalhos prosseguiram até ao meio-dia, quando o odontólogo Edemir Xavier explicou que uma nova etapa de atendimento será realizada nesta terça-feira, das 13:30h às 18h. “Vamos finalizar alguns processos iniciados hoje e atender outras pessoas”.
 
Numa pausa anterior, o dentista reuniu adultos e crianças para explicar a importância da escovação como fator preventivo de cáries e uma série de doenças que podem ser causadas por problemas dentários. “Nós trabalhamos focados em banir a cárie, que pode ser evitada se todos atentarem para os imprescindíveis procedimentos de higiene pessoal, ou seja: os dentes devem ser escovados após cada refeição e antes de dormir. A cárie é viva, e o vírus ataca principalmente durante o sono. Dentes saudáveis resultam de permanente atenção higiênica, caso contrário a cárie detona com tudo. Nada como um sorriso belo para abrir portas e manter a autoestima das pessoas. E isso é possível se tivermos consciência da adoção desses cuidados básicos”.
Odontomóvel volta ao Ribeirão da Ponte terça-feira à tarde
A presença do Odontomóvel no Ribeirão da Ponte mobilizou dezenas de moradores, que queriam saber mais detalhes a respeito do processo de cadastramento para agendar consultas. Dr. Xavier explicou que todos são atendidos sem distinção de idade, mas a prioridade é para crianças e idosos. “Também, caso alguém apareça com dor de dente ou precise de extração, este paciente nem precisará se submeter a cadastro, pois será atendido imediatamente”.

Para a paroquiana Cecília Souza, a ida do Odontomóvel ao Ribeirão da Ponte trouxe alívio para muitos moradores. “Conheço gente que desistiu de buscar tratamento nas unidades do município. Eu mesmo enfrentei muita burocracia no “postinho” do Verdão para conseguir uma vaga, até desistir. Na verdade, o pessoal de baixa renda não tem acesso direito a esse sistema público, é difícil demais. Assim, agradeço a Dr. Xavier pela iniciativa louvável, e que Deus reconheça sua bondade e dedicação. Ele está fazendo o que muitos jamais pensaram fazer”.

Outra voluntária da Comunidade Santa Isabel da Hungria, Euzete Maria Oliveira Batista, afirmou que de há muito o Ribeirão da Ponte aguardava a disponibilização de serviços semelhantes. “Esse projeto do Dr. Xavier veio em boa hora, tem muita gente necessitando de tratamento dentário e sem condições de pagar médico particular. Pois o serviço público é complicado, é difícil mesmo, causa desânimo em quem tenta conseguir vaga, luta de meses. Então, de repente, vem esse ônibus e atende todo mundo gratuitamente, veja só! É coisa de Deus!”
Dona Edaglória Souza Carmo, 73, levou a neta (Ana Rita Carmo Maia, 10) para proceder limpeza nos dentes. “Ela não tem cáries, mas é bom fazer uma limpeza geral, para prevenir. Esse projeto do Instituto Xavier é muito bonito. Afinal, olha pelos pobres, tem muita simplicidade em atender as pessoas. Vamos torcer para que não pare, e que continue nesse ritmo tão animado. É uma caminhada de muitas recompensas divinas, pode acreditar”.
Também Silvana Novaes Santana, 34, acompanhada dos filhos Lucas Gabriel Santana de Almeida e Matheus Augusto, parabenizou o projeto. Conforme Vilma Neves Santana, que estava com a filha Rafaela Neves, “isso deveria servir de exemplo para muitos políticos que só querem explorar o povo. É um conforto dispor de um atendimento tão qualificado e sem nenhuma enrola, ao contrário do que as pessoas enfrentam quando buscam serviços públicos na área da Saúde, em geral. É uma canseira desanimadora. Já com esse projeto, felizmente acontece o contrário”.

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