Odontomóvel: “arma” social contra os horrores da dor de dente entra em campo em Cuiabá na próxima semana
Ônibus equipado com dois consultórios odontológicos começa a atender as comunidades da Região Oeste da capital. O atendimento será ampliado aos demais polos do município, incluindo setores distritais, anuncia o criador do projeto, odontólogo Xavier
Projeto de atendimento odontológico gratuito, do Instituto Xavier, é realidade hoje em Cuiabá. Surgiu há anos, quando o então estudante de Odontologia Edemir Xavier imaginou criar uma entidade voltada ao atendimento gratuito à população de baixa renda.
Redação – “Sonhar é bom e não faz mal a ninguém. E se você sonha, acredita, um dia as coisas começam a acontecer, formatando realidades impensáveis de anos atrás. É preciso persistir, ver o adiante sem qualquer temor. E imaginar que o mundo pode ser bem melhor se todos contribuírem, apoiarem, ainda que de forma evasiva. Porque, cada gota d’água o balde tende a encher, e por vezes esse “pinga-pinga” consegue até furar pisos pavimentados” (“Água mole em pedra dura/tanto bate até que fura”).
Os dizeres acima poderiam ser concebidos por filósofos e demais pensadores mundanos. Porém, é norma prática no cotidiano humano. Foi assim que o odontólogo Dr. Xavier conseguiu transformar a ideia embrionária do Odontomóvel num projeto exemplar {“Meu Amigo”) que se tornou referência não apenas para a população de Cuiabá e Mato Grosso, mas também para o Brasil e mundo.
O Odontomóvel nada mais é que um ônibus equipado com dois consultórios dentários, capaz de atender mais de 60 pessoas numa única tarde. Detalhe: sem cobrar um centavo, e sem as burocracias de espera e atendimentos incompletos fornecidos por determinadas instituições públicas.
Trata-se de um projeto de magnitude brilhante, com tendência de aprimoramento constante, quando deverá incluir novas etapas e formatos nos serviços rotineiros já agendados para serem prestados à população cuiabana. O povo tem aplaudido, pois antevê os bons resultados que um empenho do tipo traz a todos, sejam crianças, jovens, adultos e idosos.
Humilde, o criador desse projeto, um dos primeiros frutos profícuos do Instituto Xavier, explica que sempre acalentou esse sonho quando ainda cursava a faculdade de odontologia na capital mato-grossense. O voluntário Dr. Xavier é oriundo do campo, plantador de bananas, frutas que vendia na Feira do Porto para bancar seus estudos.
Ele discorda que sua vida rural tenha sido sofrida, frisando o quanto foi salutar a série de ensinamentos recebidos dos pais para a nítida e abnegada concepção dessa visão social inegavelmente privilegiada, de solidariedade ao próximo, sem esperar recompensas de espécie alguma.
É imperioso que a sociedade aplauda iniciativas semelhantes, posto que elas são raras no País em que vivemos. Principalmente, quando advêm de setores políticos, de pessoas com mandatos eleitorais, caso do vereador Dr. Xavier, que simplesmente ignora seu posto parlamentar no Legislativo de Cuiabá para se tornar um representante da batalha contra a dor de dente. Tudo que ele deseja é ver um belo sorriso – e sem o incômodo de dores – dos seus conterrâneos. “Pessoas são minha grande família”, diz sempre.
O Instituto Xavier está aí, à vista geral de quem não acredita que o ser humano ainda seja capaz de realizar algo sem almejar ganhos materiais. O Odontomóvel, ônibus que Dr. Xavier acompanhou a reforma no dia a dia, é um veículo antigo, atualmente “vestido” de forma moderna para trabalhar nas comunidades. Não raras vezes, durante sua revitalização, o odontólogo bancou do próprio bolso os reparos necessários, bem como a instalação de equipamentos imprescindíveis ao atendimento médico planejado, em nada inferior ao de um consultório dentário convencional.
Finalmente, depois de meses, eis que o Odontomóvel e o próprio Instituto Xavier se unificaram parceiros e num gesto amigo à população, agora com mais um suporte gratuito (móvel) na área odontológica (algumas unidades do Poder Público Municipal dispõem de estrutura fixa). Daqui pra frente, é apenas comemoração de quantos acreditaram nesse projeto, concebido sem ingerência ou apoio financeiro de gestões públicas. Milhares de pessoas serão beneficiadas pelos trabalhos do Instituto Xavier com atendimento impecável de profissionais especializados. Dr. Xavier é um deles, e avisa desde agora, brilho determinado no olhar: “Temos hora para começar o atendimento, não para concluí-lo”.
O início das atividades do Odontomóvel foi agendada para a próxima semana no bairro São Benedito, uma das comunidades mais humildes da Região Oeste da capital, interligada ao Coophamil. O Odontomóvel ficará estacionado no pátio da Igreja São Benedito, que dispõe de espaço, abrigo, água potável e sanitários que podem ser utilizados pelos pacientes.
Comentários estão fechados.