Obras do “Minha Rua Asfaltada” avançam em diversos bairros da Capital
Lançado em 2017, o programa tem a meta de alcançar pelo menos 600 km de pavimentação até o ano de 2020
Bruno Vicente – Lançado há cerca de um ano pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o programa de infraestrutura viária “Minha Rua Asfaltada” segue avançando pela cidade e já apresenta resultados significativos em diversas comunidades. São os casos, por exemplo, dos bairros Jardim União, Jardim Florianópolis, Jardim Umuarama, Santa Cruz, Bela Vista, Dr. Fábio Leite I e II, onde estão sendo realizadas obras de drenagem, pavimentação, e construção de meio-fio e calçadas.
Com várias frentes de trabalho atuando em diferentes etapas, conforme o cronograma preestabelecido, o programa está levando, somente nessas sete localidades mais de 70 km de asfalto. A ação simultânea tem permitido que as obras ganhem em agilidade e, ao mesmo tempo, assegure a condição necessária para a longevidade do serviço prestado. A previsão é de que até dezembro de 2018 os bairros estejam 100% pavimentados, melhorando a qualidade de vida de milhares de cuiabanos.
De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Obras Públicas, os andamentos das atividades nas comunidades se encontram nos seguintes estágios: Jardim União possui 44% executados, com algumas ruas já em fase de pavimentação; bem como o Jardim Florianópolis, com 53%; no Jardim Umuarama os avanços chegam a 54%; o Santa Cruz alcançou 90%, restando apenas a colocação de meio-fio e calçadas; o Dr. Fábio Leite I chegou a 39%; e o Dr. Fábio Leite II tem, até o momento, 65%. Além disso, o bairro Bela Vista, que possuía duas vias ainda sem pavimento, teve o trabalho concluído no início de janeiro.
“Estamos buscando trabalhar de maneira planejada, a fim de garantir celeridade. Sabemos que realizar a pavimentação significa dar um grande passo para a construção de uma cidade melhor. Por isso, é que queremos avançar cada vez mais nesse quesito, levando uma infraestrutura de qualidade e, consequentemente, a humanização para aquele cidadão que reside em bairros mais afastados da região central”, comentou o secretário Vanderlúcio Rodrigues.
Com investimentos divididos entre Fonte 100 e convênio com a Caixa Econômica Federal, as intervenções nos bairros atendidos pelo “Minha Rua Asfaltada” estão sendo realizadas com a utilização de materiais de primeira linha, o que permitirá que a vida útil da malha viária seja prolongada. A medida segue a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que, periodicamente, tem vistoriado esses locais no intuito de assegura o desenvolvimento de um trabalho eficiente e que cumpra com as obrigatoriedades estabelecidas às empresas contratadas para a execução do serviço.
Para isso, na etapa de drenagem estão sendo colocadas manilhas de 60 cm, garantindo o escoamento eficiente de águas pluviais, além do reforço com bueiros duplos de tubulação de 1,5 m em ruas com passagem de córregos. Outro ponto a ser destacado é utilização de pavimento do tipo Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um dos modelos de revestimentos mais recomendados para serviços de grande porte.
“Estamos seguindo os padrões recomendados pelas normas técnicas da área e isso irá proporcionar à população a oportunidade de desfrutar de um asfalto que irá durar por muitos anos. Assim está sendo nesses bairros e assim será nos outros para qual estenderemos o programa até alcançar a meta de 600 km estipulados pelo prefeito Emanuel Pinheiro”, finalizou Vanderlúcio.
Comentários estão fechados.