Novo Troller TX4: capacidade ampliada para enfrentar todo terreno

O Troller T4 é um veículo concebido desde o início como um autêntico off-road, tendo como habitat as famosas dunas cearenses. Depois, provou a sua força em importantes competições nacionais e internacionais, como Rally dos Sertões, Mundial Cross Country e Paris-Dakar. E continua a ser um veículo único, com atributos não encontrados em nenhum competidor direto dentro da mesma faixa de preço.

O novo Troller TX4 eleva a um nível ainda maior o desempenho fora de estrada do utilitário. O diferencial traseiro blocante (ou LRD – Locking Rear Differential) serve para desatolar o carro quando há uma diferença de atrito entre as rodas, ou seja, quando uma das rodas patina, com menor tração, e a outra em contato com o solo não gira. Com o travamento do eixo traseiro, ele transmite 50% do torque para cada roda traseira continuamente e permite ao veículo vencer os obstáculos, com excelente desempenho em erosões, torsões e atolamentos.

O LRD é acionado por um botão no painel e foi feito para ser usado apenas em pisos com baixa aderência, como lama e areia, e em baixa velocidade. Quando ativado, ele se desliga automaticamente assim que o veículo passa de 40 km/h, voltando a funcionar abaixo dessa velocidade.

O Troller T4 usa um sistema diferente com essa mesma função: o diferencial de deslizamento limitado (ou LSD – Limited Slip Differential). Como uma embreagem, ele funciona por meio de discos que conectam os dois lados dos eixos para uma melhor distribuição de torque entre as rodas, evitando que uma delas patine enquanto a outra fica imóvel. Acima de um certo nível de torque, o diferencial volta a operar normalmente, permitindo o deslizamento. Mesmo não sendo tão eficiente quanto o diferencial blocante, ele ajuda o veículo a ultrapassar a maioria dos obstáculos.

Acessórios exclusivos

Os pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17, com banda de rodagem otimizada para a tração e aderência fora de estrada, são outro item que favorece o desempenho do TX4. Além de flancos reforçados contra impactos laterais e perfurações, eles têm ótima capacidade de autolimpeza e aparência robusta, alinhada com o estilo aventureiro do veículo.

Os novos faróis auxiliares de LED da Hella, de longo alcance, possuem proteção IP6K7, que garante submersão em 1 metro de coluna de água por 30 minutos, e melhoram em mais de 80% a iluminação (de 1.100 para 2.000 lumens) com uma eficiência energética quatro vezes maior.

O TX4 vem também com acessórios off-road de aço com design exclusivo, incluindo para-choques com espessura de 2,6 a 4 mm, proteção galvânica e três anos de garantia, com alojamento para macaco high-lift e guincho. Os protetores dianteiros e traseiros são reforçados contra alto impacto e os estribos laterais têm um desenho que facilita a limpeza, com o logotipo TX4 recortado a laser.

Esses itens contribuem para o excelente desempenho fora de estrada do veículo, que tem ângulo de entrada de 53°, ângulo de saída de 50°, inclinação máxima lateral de 40°, aclive máximo de 45° e ângulo de transposição de rampa de 30°. O snorkel é outro acessório que reforça o visual esportivo do Troller TX4 e permite atravessar trechos alagados mais longos com segurança, mantendo o limite de imersibilidade de 800 mm.

Potência e conforto

O motor do Troller TX4 é o forte e confiável Duratorq 3.2 Diesel, com cinco cilindros, turbo de geometria variável e tecnologia avançada de injeção de combustível a alta pressão. Com potência de 200 cv e torque de 470 Nm, ele garante força para vencer os obstáculos mais íngremes e retomadas rápidas de velocidade, com economia de combustível e baixo nível de ruído e vibração.

A transmissão automática de seis velocidades do Troller TX4 é a mesma da Ford Ranger, com uma calibração desenvolvida especificamente para o veículo. Ao mesmo tempo em que torna a direção mais confortável, ela se caracteriza por otimizar a rodagem em todo tipo de terreno. No seu desenvolvimento, a engenharia buscou um perfeito equilíbrio tanto na condução fora de estrada como na cidade, mantendo a reconhecida capacidade off-road.

A nova transmissão oferece três modos de condução: Drive, com trocas automáticas na rotação mais eficiente; Sport, com trocas em giro maior para rodagem fora de estrada; e Manual, que dá total controle das trocas ao motorista por toques na alavanca. Ela também se destaca pelo baixo custo de manutenção: por operar com conversor de torque, dispensa embreagem, um item sujeito a desgaste principalmente em trilhas.

A tração 4×4 do utilitário, com comando eletrônico no console, dispõe de três opções: 4×2 para terrenos com boa aderência, como asfalto e terra batida; 4×4 High para terrenos com baixo atrito, como lama, areia e grama molhada; e 4×4 Low, para terrenos acidentados, como erosões, áreas alagadas e dunas. Seu sistema de seleção “shift on the fly” permite acionar o modo 4×4 High em movimento, a até 120 km/h.

Sobre a Ford Motor Company Brasil

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919 e conta com uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Suas marcas automotivas incluem a Ford, a Ford Caminhões e a Troller. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 194.000 empregados e 66 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, acesse www.corporate.ford.com .

Assessoria Troller

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