Novo EcoSport da Ford: como funciona o sistema anticapotamento exclusivo do SUV
Chamado RSC, ou “Roll Stability Control”, esse recurso exclusivo complementa a ação do controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, aumentando a precisão e a segurança na direção
Imprensa Ford – O Novo Ford EcoSport traz vários avanços para o segmento de SUVs no aspecto de segurança. Entre outras novidades, é o único do mercado brasileiro a contar com um sistema anticapotamento que monitora a inclinação lateral do veículo e reduz o risco de acidentes. Chamado RSC, ou “Roll Stability Control”, esse recurso exclusivo complementa a ação do controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, aumentando a precisão e a segurança na direção.
O controle eletrônico de estabilidade é um sistema que mantém o veículo sob controle em manobras bruscas e condições adversas, corrigindo a sua trajetória. Já o sistema anticapotamento RSC, exclusivo da marca, conta com dois sensores que monitoram os ângulos de deriva e rolagem da carroceria em tempo real, realizando 100 medições por segundo.
Por meio desses sensores, o sistema monitora a tendência de perda de contato das rodas com o solo e, se necessário, aplica os freios individualmente em cada uma uma delas, além de reduzir a potência do motor para garantir o controle do veículo mesmo em manobras de emergência.
“O controle eletrônico de estabilidade e tração do Novo EcoSport com RSC é diferente de todos os demais sistemas existentes no mercado”, diz Eloy Meffe, supervisor de Dinâmica Veicular da Ford. “Por ser baseado em leitura em tempo real e monitorar o ângulo de deriva e rolagem simultaneamente, ele oferece mais precisão e evita intervenções desnecessárias, aumentando a segurança sem tirar o prazer de dirigir.”
Desenvolvido e calibrado pelo time de engenharia Ford, o sistema RSC gerou o registro de mais de 100 patentes para a marca e passou por inúmeros testes até chegar à sua configuração final de desempenho e robustez. Uma dessas provas incluiu a elevação do centro de gravidade do carro – com a colocação de pesos no teto – e rodagem em diferentes tipos de terreno para testar as condições de aderência do pneu com o solo.
Além do controle de estabilidade e tração com RSC, o assistente de partida em rampa e os freios ABS com auxílio de frenagem de emergência são outros itens de série que contribuem para fazer do Novo EcoSport um dos SUVs mais avançados em segurança ativa.
Comentários estão fechados.