Nissan promove a Mobilidade com mutirão para identificar estabelecimentos acessíveis no Rio de Janeiro
Dados levantados na região do Píer Mauá estão disponíveis no Biomob, aplicativo que compartilha informações de acessibilidade para pessoas com deficiência
RIO DE JANEIRO – A Nissan é reconhecida em todo o mundo por promover soluções e tecnologias de mobilidade. Para reforçar esse compromisso, a fabricante de automóveis acaba de fechar uma parceria com o projeto Biomob, aplicativo que oferece informações sobre acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O pontapé inicial desta parceria foi dado ontem, com um mutirão para mapear os espaços acessíveis na região do Píer Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro, que contou com a participação de funcionários voluntários da Nissan e da L’Oréal.
Tendo como ponto de partida a Avenida Barão de Tefé, os voluntários percorreram os principais estabelecimentos comerciais e públicos da região fornecendo selos de acessibilidade aos espaços aptos para receber pessoas com deficiência. Foram levados em consideração na análise itens como as condições da calçada, acesso a veículos, existência de rampa ou elevador, espaço para circulação interna, sinalizações e banheiro adaptado. Os locais que não atenderam os requisitos receberam cartilhas com informações para adequação do espaço para o público PCD.
Todas as informações coletadas durante o mutirão foram inseridas em tempo real pelos próprios voluntários no aplicativo Biomob, criado com a missão de ser uma ferramenta para facilitar a locomoção das pessoas com deficiência.
“A mobilidade está no DNA da Nissan e queremos contribuir para que ela seja uma realidade para todos. O aplicativo Biomob é uma solução inteligente que promove liberdade e autoestima aos deficientes. Estamos muito felizes em somar forças com este projeto”, diz Rosane Santos, gerente de Responsabilidade Social da Nissan.
Para ter a real perspectiva de um cadeirante, o mutirão contou com a presença do multicampeão paralímpico Clodoaldo Silva. O paratleta é mentor do Time Nissan 2.0, programa que visa apoiar o crescimento profissional e pessoal de 11 atletas brasileiros, sendo seis paralímpicos.
O percurso foi finalizado no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, onde também aconteceu o “V Fórum Brasileiro Biomob de Acessibilização”. O evento contou a presença de Rosane Santos e Clodoaldo Silva como palestrante.
Nissan e a Biomob têm em seu calendário de 2018 uma série de mutirões com voluntários em diversas cidades do Brasil como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.
Biomob
Biomob é um projeto que procura oferecer mais qualidade de vida através da mobilidade dentro das cidades. Foi criada uma metodologia para mapear e avaliar locais públicos e privados quanto às suas acessibilidades físicas e comportamentais.
A equipe do Biomob se baseia nas leis vigentes e na norma NBR 9050, da ABNT, para avaliar os espaços. As informações coletadas alimentam um grande banco de dados que pode ser acessado gratuitamente através do website e do aplicativo para celular (iOS e Android). O projeto é interativo e colaborativo, onde o próprio usuário pode fazer e compartilhar sua própria avaliação e permite que os donos dos estabelecimentos solicitem orientações de como melhorar a acessibilidade no seu espaço.
Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 1.800 funcionários no Brasil. Para maiores informações sobre a Nissan do Brasil e a gama completa de veículos Nissan, visite o nosso site http://nissannews.com/pt/nissan/brasil
Comentários estão fechados.