Nissan fecha parceria com o Istituto Europeo de Design de São Paulo para facilitar o acesso de alunos ao curso de Design Automotivo
Marca japonesa de automóveis busca contribuir para o desenvolvimento dos jovens designers brasileiros
SÃO PAULO – SP – A Nissan acaba de fechar mais uma parceria com o Istituto Europeo de Design de São Paulo (IED SP) para facilitar o acesso de alunos ao curso de Design Automotivo promovido pela instituição. Esta é a primeira vez na história do IED no Brasil que uma fabricante de automóveis oferece esse tipo de oportunidade a estudantes que não têm condições de custear 100% o curso. A parceria também vai permitir a abertura de mais vagas, dando a chance de mais pessoas terem acesso ao programa.
“É muito importante conectar a Nissan às novas gerações. Por isso, estamos investindo nosso expertise e recursos para encontrar os futuros designers automotivos do Brasil e ajudá-los a desenvolverem toda a sua criatividade e habilidade. Por meio desta parceria com o IED SP, a Nissan pretende contribuir para o futuro do design brasileiro”, disse John Sahs, chefe do Estúdio Satélite de Design da Nissan no Brasil, responsável também pelos projetos da marca na América Latina.
O curso de Design Automotivo – que tem a duração de um ano, com as aulas ministradas em fins de semana alternados – é voltado para designers e outros profissionais que queiram ampliar seus conhecimentos sobre design automotivo e ingressar na área. O programa inclui um módulo internacional de uma semana em Turim, na Itália, um dos principais berços do design automotivo no mundo.
Os temas a serem abordados no curso serão integrados ao universo da Nissan, como investigação e pesquisa, desafios atuais da marca japonesa, além de workshops, seminários e mesas redondas com os profissionais da Nissan no Brasil e no mundo.
“Com a chegada de um novo chefe de design, a Nissan está reforçando ainda mais seu time no Brasil. Através dessa parceria os nossos alunos terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Temos certeza que será uma experiência incrível para eles”, disse Fernando Morita, coordenador do curso de Design Automotivo no IED SP.
A cada final de semestre os alunos serão desafiados a criarem um projeto direcionado à Nissan, o que dá a eles a oportunidade de vivenciar a criação de um novo carro e o integrarem ao seu portfólio pessoal. Além do contato direto com a realidade do mercado em sala de aula e laboratórios, os alunos do curso poderão concorrer a uma vaga de estágio no Estúdio Satélite de Design da Nissan no Brasil.
Inscrições
A turma é formada por 15 alunos e as inscrições têm início hoje, dia 12/09, e vão até 23/09. A seleção dos alunos que serão contemplados com os descontos, que variam de 20% a 50% do valor das mensalidades, será feita em conjunto pelo Nissan Design Studio e pelo IED SP, por meio da análise do portfólio e do Imposto de Renda do estudante. Todos os interessados no curso também devem incluir em suas inscrições uma carta na qual eles descrevam o que os levou a querer participar deste programa.
Um bate-papo com Fernando Morita, do IED SP, e John Sahs, da Nissan, para a apresentação do conteúdo e esclarecimento de dúvidas sobre o curso está agendado para o dia 22 de setembro (sábado). O encontro vai acontecer das 15h às 17h na sede do IED em São Paulo (Rua Maranhão, 617, Higienópolis, CEP: 01240-001).
As aulas estão programadas para terem início no dia 20 de outubro. Mais informações estão disponíveis no site do IED SP: https://ied.edu.br/
Parceria Nissan e IED
A Nissan e o Istituto Europeo di Design têm uma relação bastante próxima no Brasil. Em 2011, a marca japonesa de automóveis apoiou o primeiro curso de Design Automotivo do IED SP. Na época, oito alunos do programa foram desafiados a criar carros da linha 2025 da Nissan, com a supervisão de designers da marca. No final deste curso, eles apresentaram seus projetos para Shiro Nakamura, ex-chefe global de Design da Nissan, e para o então vice-presidente do estúdio Nissan Design América (NDA), Alfonso Albaisa, hoje responsável global pelo design das marcas Nissan, Infiniti e Datsun.
Já na inauguração do Estúdio Satélite de Design, no Brasil, em 2014, o vice-presidente do estúdio Nissan Design Américas (NDA), Taro Ueda, esteve no país e ministrou uma palestra para 70 estudantes no Istituto Europeo di Design – IED Rio e conduziu workshops.
Dessa vez, a Nissan e o IED SP se uniram para oferecer oportunidades a jovens designers brasileiros que não têm condições de custear 100% do curso de Design Automotivo.
Serviço:
Curso de Design Automotivo – IED SP
Inscrições: 12 a 23 de setembro
(através do site: ied.edu.br/sao_paulo/curso/oneyear/automotive-design/)
Seleção: 24 a 28 de setembro
Matrículas: 01 a 12 de outubro
Início das aulas: 20 de outubro
Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.400 funcionários no Brasil.
Istituto Europeo di Design
O Istituto Europeo di Design – IED é uma rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas. Desde sua inauguração, em 1966, o IED se apresenta como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico.
Reunindo as melhores características das escolas profissionalizantes e da Academia, o Instituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento do seu fundador e atual presidente, Francesco Morelli: “Saber e saber fazer”.
Possui sedes atualmente na Itália – Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari; na Espanha – Madri e Barcelona; e no Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro e, começando pela China, expande sua presença internacional com atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante transformação.
# # #
Contatos |
|
Ana Genaro Coordenadora de Comunicação Corporativa +55 21 2134-9194 ana.genaro@nissan.com.br |
|
Mila Poli Gerente de Comunicação Corporativa +55 21 2134-9009 mila.poli@nissan.com.br |
|
Alexandre Carvalho Especialista de Comunicação — Produto +55 11 4504-3214 alexandre.carvalho@nissan.com.br |
IED
Agência Lema
Leandro Matulja / Letícia Zioni
www.agencialema.com
Informações à imprensa:
Claudio Neves (+55 11) 3871-0022 ramal 206
claudio@agencialema.com.br
Comentários estão fechados.