Ministério da Cultura faz intercâmbio com escola norte-americana de artes

Imprensa Ministério da Cultura – O Centro Técnico Audiovisual (CTAv), unidade do Ministério da Cultura (MinC) voltada à capacitação profissional e conservação de acervos em película e digitais, receberá para intercâmbio técnico profissionais da Tisch School of Arts, de Nova York, uma das mais importantes escolas de artes do mundo. Os norte-americanos virão ao Brasil para a 10ª edição do Audiovisual Preservation Exchange (APEX), que neste ano será realizado na sede da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, de 2 a 15 de junho.
Além do CTAv, a equipe da Tisch também vai visitar, a partir do dia 4, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ). O objetivo é trocar, com as equipes responsáveis, conhecimentos e habilidades em áreas como inspeção e cuidado de materiais audiovisuais, catalogação, gerenciamento de metadados, digitalização, preservação digital e acesso a coleções.
Criado pela Tisch School of Arts, o APEX visa promover a colaboração internacional e o diálogo acadêmico sobre preservação de filmes e mídias para salvaguardar o patrimônio audiovisual mundial. O programa é realizado anualmente desde 2008 em diferentes países da África, Europa e América do Sul. Pela primeira vez será promovido no Brasil, por meio de uma parceria com o Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF.
A abertura oficial do projeto será real nos dias 2 e 3 de junho, no MAM RJ. Na ocasião, os representantes dos arquivos latino-americanos participantes de outras edições do APEX vão se reunir com os desta edição para traçar um balanço das atividades e seus resultados.
Além das atividades técnicas de intercâmbio, o APEX também terá mesas-redondas, workshops e palestras abertas ao público interessado. A programação será divulgada em breve.

Comentários estão fechados.