MINI completa 20 anos no segmento de carros premium compactos como marca integrante do BMW Group
São Paulo, 28 de outubro de 2020 – A MINI comemora um aniversário histórico. Há 20 anos a tradicional fabricante de automóveis britânica era relançada no evento Mondial de l’Automobile (em Paris) e apresentada pela primeira vez como marca integrante do BMW Group. Essa história de sucesso teve início com a apresentação dos modelos MINI One e MINI Cooper, um sucessor do Mini clássico (que deixou de ser produzido depois de 41 anos) e que iniciou uma nova revolução no segmento dos veículos compactos premium. Seu conceito moderno e o desenvolvimento contínuo oferecem uma integração singular entre diversão ao dirigir, eficiência, conforto, segurança e conectividade. Tudo isso entregue por intermédio de uma grande variedade de modelos e versões.
Uma viagem ao tempo nos leva de volta ao MINI Cooper que melhor representa essa retomada da trajetória da marca no início do século 21. O modelo que deixou a linha de produção em Oxford (Inglaterra) em outubro de 2001 e ficou conhecido por uma característica presente em poucas de suas unidades: uma carroceria na cor amarela. O apelido? “Sunny”. No primeiro ano de vendas do moderno MINI na Alemanha, apenas um em cada quinze veículos era produzido nesta cor. A combinação do teto e capa de retrovisores na cor preta era ainda mais rara.
Esta segunda geração do MINI encantou motoristas de todo o mundo, entre outros atributos, por seu manuseio ágil. Até os dias de hoje, “Sunny” não deixa dúvidas de que o MINI foi projetado para uma condução esportiva. O motor de 116 cavalos do MINI Cooper também oferece uma capacidade de aceleração impressionante. Vinte anos atrás isso também impressionou John Cooper – engenhoso designer de carros esportivos que havia anteriormente pavimentado o caminho para o Mini clássico conquistar as pistas de corrida. “O MINI Cooper coloca um sorriso em seu rosto”, comentou após seu primeiro test drive no modelo homônimo. Os princípios elementares de design da primeira geração foram retomados na então nova edição com tração dianteira e o motor de quatro cilindros montado transversalmente na frente. No entanto, a diversão ao dirigir passou a ser entregue por uma suspensão dianteira MacPherson (com semieixos do mesmo comprimento), eixo traseiro multi-link, freios a disco nas quatro rodas e sistema de frenagem incluindo controle de freio em curva e distribuição eletrônica de força de frenagem.
Desde o início, várias opções de design eram oferecidas priorizando a individualidade, um componente-chave para a marca MINI. Diversidade e visual premium no interior estavam disponíveis por meio de ampla gama de itens como bancos, revestimento interno, acabamentos e volantes; além de itens como controle de temperatura automático, aquecimento de bancos, teto solar panorâmico e uma variedade de opções de cores e acabamentos para o teto.
Em 2003 a segunda geração marcou a introdução de um motor a combustão movido a diesel e o ano seguinte registrou a chegada do MINI Cabrio conversível. A diversidade se tornou ainda maior a partir da terceira geração lançada em 2006 quando MINI Clubman, MINI Coupé e MINI Roadster juntaram-se à gama. Outros consumidores foram conquistados na sequência com a quarta geração dos modelos, que trouxe ao mercado o MINI 5 Portas.
Ao longo destes 20 anos, o MINI tornou-se mais maduro, mas sua personalidade permanece incomparável. O próximo estágio evolutivo da marca está presente no MINI Cooper SE, o primeiro modelo totalmente elétrico da marca, e que carrega consigo traços do “Sunny”, especialmente na sua tonalidade.
Para acessar o texto original (em inglês) e imagens em alta resolução:
Para mais informações sobre a MINI do Brasil, acesse:
Acompanhe a MINI do Brasil nas redes sociais:
Instagram (@minibrasil)
Facebook (@MINI.brasil)
Youtube (@MINIBrasil)
Twitter (@MINI_br)
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2019, o BMW Group vendeu cerca de 2.5 milhões de automóveis mais de 175.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2019 foi de aproximadamente 7,118 bilhões de euros com receitas de 104,210 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2019, o BMW Group tem uma força de trabalho de 126.016 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.
Comunicação Corporativa BMW Group Brasil
João Veloso Jr. – joao.veloso@bmw.com.br
Paula Cichini – paula.cichini@bmw.com.br
Vitoria Cardoso – vitoria.cardoso@bmw.com.br
Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil
Máquina Cohn & Wolfe – bmw@maquinacohnwolfe.com
Adriano Barbosa – adriano.barbosa3@maquinacohnwolfe.com
(11) 9.7419-0693
Vitor Giglio – vitor.giglio@maquinacohnwolfe.com
(11) 11 9.8862-0338
Fernanda Luttke – fernanda.luttke@maquinacohnwolfe.com
(47) 3116-1183
Vânia Goersch – vania.goersch@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147-7462/ (11) 9.4616-2914
Ricardo Marques – ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147-7442/ (11) 9.8224-4619
Comentários estão fechados.