Jornalista Eliana Bess desponta forte rumo à Câmara de Várzea Grande

Profissional veterana da área de comunicação, a jornalista também tem serviços prestados no setor educacional

Vizinha a Cuiabá, municípios divididos apenas por pontes, a antes acanhada cidade de Várzea Grande há anos desponta com sede progressista em várias frentes destacadas (social, comercial, empresarial, industrial). E, nesse ritmo, requer pessoas capacitadas para representá-la e a seus habitantes. É nesse aspecto que a respeitada jornalista Eliana Bess quer contribuir na condição de vereadora. Em função do trabalho realizado também no setor educacional, Eliana acredita ter chances de ser eleita (número 43.121).

Uma de suas propostas abrange a Saúde Pública, que, a seu ver, ainda é deficitária para atender todo o município, incluindo áreas distritais. “Vou cobrar a ampliação do número de UPA(s) – Unidades de Pronto Atendimento, identicamente lutando para a implementação de melhorias que facilitem o trabalho dos servidores nas unidades clinicas de Várzea Grande. De forma geral, a valorização do servidor público municipal de VG se integra à minha agenda de luta no Parlamento”.

Outra preocupação da candidata ao Legislativo de Várzea Grande é com referência ao desperdício d’água no município, o que acontece pela ausência de hidrômetros na maioria das residências. “Assim, os usuários pagarão exatamente aquilo que consomem, nem uma gota a mais”.

Ela também defende a promoção de ações que visem valorizar os princípios familiares, a exemplo do fortalecimento e implementação de grupos de apoio a famílias com dependentes químicos.

“Temos projetos importantes no setor social, e iremos desencadear uma força-tarefa para que se tornem realidade prática em Várzea Grande. Uma das ideias é a oferta de cursos com enfoque no empreendedorismo das mães solteiras e chefes de família. É importante conquistar esta independência, abrir novos horizontes nesse leque turvo que ocasionalmente vivemos por conta de crises diversas. A qualificação profissional de jovens se enquadra também aí. Portanto, estarão aptos a atender as exigências do mercado e as necessidades das diferentes regiões do município”.

A jornalista é defensora também da adequação de espaços de convivência e práticas esportivas destinadas à terceira idade. “É um quesito motivador na vida das pessoas aposentadas e com disposição para festar e curtir amigos, parentes, etc. Torna-se quase um ‘Clube da Amizade”, em que o principal ingrediente é a companhia um do outro. Rotina que tende a ser prazerosa a partir da inclusão de novidades atrativas a todas as gerações. Porque, idade não significa estagnação do processo de viver, pelo contrário: abre-se uma cortina de tendências e de maior conhecimento de tudo que desfilou diante dos nossos olhos”.

Eliana afirma que, mesmo sendo eleita vereadora, estará sempre atenta para unificar sua atividade parlamentar com a de veterana da imprensa. “Um jornalista jamais se cala, é a verdade. O fato de estar lá, no Legislativo, implica naturalmente no uso dessa segunda força mundial, que é a imprensa. Serei vereadora, mas nem por isso deixarei de ser a jornalista que divulga a voz de sofrimento do povo. Meus ouvidos vão concentrar ambos os ecos da sociedade, mobilizando diligências para tentar algum caminho resolutivo. Ânimo não há de me faltar, garanto!”

A construção de uma “rodoviária que oferte conforto e qualidade aos passageiros” é outro projeto da jornalista Eliana Bess no futuro desempenho do mandato parlamentar. “Soma-se à construção do terminal rodoviário também a edificação de sede própria do Procon Municipal, Delegacia da Mulher e Instituto Médico Legal”, acrescenta.

Para a candidata, Várzea Grande cresceu de forma expressiva, mas deixou pra trás alguns pontos que poderiam ter sido estruturados nessa marcha. “Falta rede de esgoto na cidade, e a efetivação da construção da ETA – Estação de Tratamento de Água. Pelo porte avançado que já oferece, Várzea Grande não pode abrir mão desses dispositivos tão essenciais”.

Já na parte educacional, educadora que é, Eliana Bess chega a resplandecer o brilho dos olhos ao discorrer sobre a série de projetos que tem para esse segmento. “Ah, são muitas as reivindicações da categoria, todas justas, devo sublinhar, sempre salientando a importância da valorização do servidor da Educação; são profissionais idealistas que compõem o quadro do funcionalismo de Várzea Grande e de outros municípios/estados. Vamos, portanto, empreender batalha tenaz para que o PCCS se torne módulo operante, bem como a aplicação de recursos destinados à Educação {sem desvios}, conforme prevê a lei {25% da arrecadação}”.

Outra proposta da jornalista é promover cursos de capacitação e garantir ambiente de trabalho adequado aos gestores educacionais. “Enfim, vamos cobrar do Executivo os compromissos assumidos com a categoria da Educação e de outros setores do governo municipal”.

Por João Carlos de Queiroz

 

Comentários estão fechados.