Honda lança novo site de automobilismo
Estão sendo exibidos os modelos RA271 e RA272 para comemorar os 60 anos de participação na Fórmula
Em comemoração aos 60 anos da primeira participação da Honda no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA*, que começou em 2 de agosto de 1964, a Honda lançou o “Honda Motorsports Website”, um novo site que apresenta uma visão geral da história da Honda no automobilismo até os dias atuais.
Além disso, a Honda deu início a uma exposição, por tempo limitado, do RA271, modelo que marcou sua estreia na Fórmula 1, no Honda Welcome Plaza Aoyama (Welcome Plaza) em Tóquio, no Japão.
Também será realizada uma corrida de demonstração na Monterey Car Week 2024, este mês nos Estados Unidos, com o RA272, modelo com o qual a Honda conquistou sua primeira vitória na F1 em 1965 – segundo ano de sua participação na competição. –
* Fédération Internationale de l’Automobile
<Honda Motorsports Website>
A Honda criou e lançou um novo site no qual irá compartilhar continuamente informações sobre o início e a história das atividades de automobilismo da marca, bem como informações sobre atividades em eventos atuais e futuros. Durante este e no próximo ano, em que são celebrados os 60 anos da participação da Honda na F1 e sua primeira vitória na competição, respectivamente, o site se concentrará, principalmente, em compartilhar conteúdos relacionados à Fórmula 1 e, então, continuará a ampliar os temas no futuro. O site inclui filmagens raras digitalizadas, como imagens do Grande Prêmio do México de 1965, bem como vídeos e informações do Goodwood Festival of Speed 2024, um evento de automobilismo realizado no Reino Unido no mês passado.
Link para o Honda Motorsports Website: https://global.honda/en/motorsports/
<Exposição do RA271 e demonstração do RA272>
O RA271, a máquina de F1 com a qual a Honda fez sua estreia na competição em 1964, será exibida por tempo limitado de 2 a 20 de agosto de 2024 no Welcome Plaza em Tóquio. Alimentado por um motor V12 de 1500 cc que gerava 220 cavalos de potência, o mais potente de todos os motores de Grand Prix da época, o RA271 competiu em três corridas de Grand Prix em 1964, na Alemanha, Estados Unidos e Itália.
Uma corrida de demonstração do RA272, que trouxe a primeira vitória da Honda na F1, irá acontecer em 17 de agosto de 2024, no Rolex Monterey Motorsports Reunion, um evento realizado durante a Monterey Car Week 2024 na Califórnia, Estados Unidos. O RA272, que será usado nesta corrida de demonstração, é a máquina original que Paul Richard “Richie” Ginther dirigiu para levar a primeira vitória da Honda no Grande Prêmio de F1 no México em 1965. A máquina foi preservada em condições de direção no Honda Collection Hall em Tochigi, Japão.
Antes disso, o atual piloto de F1, Yuki Tsunoda, fez uma demonstração com o RA272 no Goodwood Festival of Speed 2024, um evento de automobilismo realizado no mês passado no Reino Unido.
<60 anos de história da participação da Honda na F1>
• Primeira Era (1964 – 1968)
Em agosto de 1964, apenas um ano após o lançamento de seu primeiro automóvel, a Honda fez sua estreia na F1, a série de corridas de automóveis mais prestigiada do mundo, no Grande Prêmio da Alemanha. Foi visto como um desafio ousado; no entanto, em 1965, apenas no segundo ano de sua participação na F1, a Honda conquistou sua primeira vitória na corrida final da temporada, o Grande Prêmio do México, com uma máquina original feita pela marca, incluindo o motor e o chassi. A Honda participou da F1 com base em sua crença de que as corridas são o campo de treinamento perfeito para o desenvolvimento de engenheiros porque os esportes motorizados exigem um desenvolvimento extremamente rápido em comparação aos modelos de produção em massa, e a superioridade da tecnologia se torna evidente para todos por meio dos resultados das corridas
• Segunda Era (1983 – 1992)
A Honda se retirou das corridas de F1 após a temporada de 1968 para se concentrar no desenvolvimento de veículos de produção de baixa emissão. Após um hiato de 15 anos, em 1983, a Honda retomou suas atividades na F1. Após obter sua primeira vitória na segunda era em 1984, no ano seguinte ao seu retorno, a Honda venceu o Campeonato de Construtores em 1986, conquistando os títulos de pilotos e de construtores em 1987. Em 1988, a Honda venceu 11 corridas consecutivas desde o início da temporada e venceu 15 das 16 corridas do ano. A Honda marcou a conquista monumental de vencer 69 corridas no total e capturar títulos duplos por cinco anos consecutivos durante o período de 10 anos antes de concluir sua segunda era de atividades na F1 em 1992.
• Terceira Era (2000 – 2008)
Após um hiato de oito anos desde sua retirada em 1992, a Honda retornou à F1 em 2000 com uma nova forma de participação na competição com um contrato de fornecimento de motor e desenvolvimento de chassi conjunto com a BAR (British American Racing). A equipe terminou a temporada de 2004 em segundo lugar no ranking de construtores. Em 2006, a equipe começou a competir como Honda Racing F1 Team sob propriedade exclusiva da Honda, e conquistou a tão esperada primeira vitória desde seu retorno, no Grande Prêmio da Hungria, a 13ª etapa da temporada.
• Quarta Era (2015 – 2021)
Em 2015, a Honda assumiu outro desafio de corrida na F1 em parceria com a McLaren. Depois de se desafiar por três anos sem uma vitória, a Honda formou novas parcerias com a Scuderia Toro Rosso e a Red Bull Racing em 2018 e 2019, respectivamente, e conquistou sua primeira vitória em 13 anos, no Grande Prêmio da Áustria de 2019. Em 2021, Max Verstappen finalmente venceu o Campeonato de Pilotos. Foi uma conquista gloriosa alcançada pela incorporação total do conhecimento e da tecnologia das divisões de desenvolvimento e produção da Honda e pela demonstração dos pontos fortes coletivos da marca. No final da temporada de 2021, a Honda concluiu sua participação na F1. De 2022 em diante, a Honda vem fornecendo suporte técnico como parceira de equipe para a Red Bull Racing e a Scuderia AlphaTauri (agora Visa Cash App RB F1 Team).
• Quinta Era (2026 –)
Na temporada de 2026, a Honda retomará a participação na F1 e fornecerá unidades de potência para a Aston Martin Aramco Formula One Team. A partir da temporada de 2026, as unidades de potência da F1 deverão funcionar com combustível 100% sustentável, com a potência máxima de saída aproximadamente igual entre o motor e o motor elétrico. A Honda decidiu retornar à F1 com base na crença de que os novos regulamentos da competição se alinham com a direção tecnológica que a marca está tomando em direção à sua meta global de neutralidade de carbono, e que retornar às corridas de F1 terá grande importância em termos de desenvolvimento de tecnologias futuras em direção à concretização da neutralidade de carbono.
<Principais marcos na participação da Honda na F1>
1964 – 1968: Participou como uma equipe totalmente Honda, desenvolvendo de forma independente o motor e o chassi
1965: Conquistou a primeira vitória da Honda na F1 no Grande Prêmio do México
1983 – 1992: Participou como fornecedor de motores de F1
1986: Ganhou o Campeonato de Construtores de F1 como Williams Honda
1987: Ganhou os títulos de piloto e construtor
1988 – 1991: Ganhou os títulos de pilotos e construtores por quatro anos consecutivos como McLaren Honda
2000 – 2005: Participou de um contrato de fornecimento de motor e desenvolvimento conjunto de chassis com a BAR (British American Racing)
2006 – 2008: Participou como uma equipe totalmente Honda, desenvolvendo de forma independente o motor e o chassi
2015 – 2017: Participou como fornecedor de unidades de potência de F1, fornecendo unidades de potência para a McLaren
2018: Começou a fornecer unidades de potência para a Scuderia Toro Rosso
2019: Começou a fornecer unidades de potência para a Red Bull Racing
2021: O piloto da Red Bull Racing, Max Verstappen, venceu o Campeonato de Pilotos e a Honda conclui sua participação formal na F1
2022: HRC começou a fornecer suporte técnico para Red Bull Powertrains. A Red Bull Racing e Max Verstappen venceram os títulos de Construtores e Pilotos
2023: A Honda anunciou sua participação como fornecedora de unidades de potência na F1 a partir da temporada de 2026. A Red Bull Racing e Max Verstappen venceram o Campeonato de Construtores e Pilotos pela segunda temporada consecutiva
Por Assessoria de imprensa da Honda
Comentários estão fechados.