Harmônica sinfonia entre a música e a arte de ser pintor mestre…
Paranaense abraçou MT para se dedicar a duas paixões bem diferenciadas: pintura de carros e música. Conheça a história de vida de Helinton Matos...
Reconhecidamente um dos pintores mais exímios de Mato Grosso, com trabalhos encomendados por seguradoras e locadoras, o paranaense Helinton Matos interage identicamente na área musical. Música, descreve, é bálsamo oriundo da alma, e cada interpretação comporta passos evolutivos ao encontro de si mesmo. Muitos músicos, assegura, sentem-se exatamente assim.
“Por vezes, via música, empreendemos uma pequena viagem ao nosso recôndito mais secreto, transmutando o mundo trivial num quadro de encantamento irresistível. É a mágica proporcionada pela música. Toco e canto assiduamente, pois sinto os bons reflexos de cada acorde do violão, seu real significado. Sejam suaves ou gritantes, nenhum tom se perde após se propagar no ar, fluindo diretamente ao encontro de corações receptivos a sentimentos distintos. Geralmente o amor fala soberano nesse aspecto….”
Atualmente solteiro e com 55 anos, aparentando bem menos, Helinton reside em Várzea Grande-MT há mais de três décadas. Diz que foi adotado por MT, pois veio residir no Estado sem muita perspectiva de conseguir algo concreto, ainda que nunca deixasse de acreditar em si.
“A música sempre foi uma companheira inseparável, independente dos anos em que esteve hibernada no meu âmago, sem eclodir tons e vozes em melodias regionais, para minha própria degustação. É coisa de sangue, dizem, e eu acredito, sim. Meus três filhos também são ligados à arte musical e a outras facetas artísticas”.
No Paraná, Helinton começou a trabalhar ainda adolescente, aos 14 anos, depois de cursar funilaria no SENAI. A partir daí, tomou gosto pela profissão de pintor de carros, descobrindo atrativo convite artístico no âmbito profissional.
“Veja bem: para que uma pintura saia perfeita, é preciso gostar. Essa de improvisar, fazer às pressas, é uma tática que não adoto jamais. Perfeição de trabalho é gratificante para o profissional que quer deixar impressa sua marca zelosa”.
Antes de ser pintor mestre, Helinton Matos ensaiou dribles fantásticos nos campos de futebol do Paraná, chegando a compor o time juvenil do Café Esporte Clube. Tempos em que frequentava estádios para assistir o Londrina e outras equipes.
“Todo brasileiro é meio jogador de futebol, é praxe. Eu gostava muito de jogar, e os colegas diziam que até levava jeito. Só não sequenciei esse sonho, agora engavetado, em função da mudança de Estado. Vim para MT com minha mãe, felizmente ainda viva, e não voltei mais”.
Segundo o apresentador de TV Laerte Lannes (TBO), Helinton Matos é um dos artistas musicais mais completos que ele conhece em Mato Grosso. “Toca maravilhosamente violão, pandeiro, viola, banjo, etc… Sem falar na musicalidade de voz, afinadíssima! Almir Sater ficaria feliz ao vê-lo interpretando suas canções”.
Sem estrelismo, agradecendo o reconhecimento dos que considera amigos-irmãos, Helinton afirma que não se sente nenhum monstro musical, mas simplesmente alguém que ama a música e entoa composições diversas, do agrado geral.
“Já é amplamente divulgado pela medicina científica os incontáveis benefícios proporcionados pela música, inclusive para as plantas. Há registros hospitalares de pacientes que, em coma, evidenciaram reflexos positivos, após ouvir determinada música. Então, nem é preciso dizer mais nada: música é tudo de bom na vida das pessoas, e eu estou nessa onda há tempos, de forma bem prazerosa”, conclui.
Comentários estão fechados.