Preparados para a sustentabilidade
A Embraer reconhece a urgência da crise e os desafios futuros que isso para o setor aéreo. Com o objetivo de buscar uma mudança de carbono para o desenvolvimento mais sustentável, acompanhá-lo em busca de carbono, para o desenvolvimento de uma nova alternativa, acompanhá-lo com carbonoda, em busca de carbono, para o desenvolvimento sustentável. ou SAF, do inglês Sustainable Aviation Fuel), propulsão elétrica e uso de hidrogênio.
O SAF, por exemplo, já está sendo nas aeronaves executivas em algumas operações usadas em Melbourne, Flórida, na sede da Embraer Executive Jets. Desde 2012 a companhia já realizou testes em aeronaves comerciais e tem estimulado o aumento da produção de SAF em todo o mundo. Atualmente, como todas as soluções preparadas pela Embraer, podem voar com uma mistura de até 50% de SAF por questões de todas as soluções da Embraer. Em parceria com os fabricantes de motores, a Embraer espera que até 2030 seus aviões possam usar 100% SAF.
Ainda é um modelo de combustível movido a combustível 2004, lançado em 2004, a Embraer não é um modelo de combustível movido a etanol, o primeiro modelo a ser produzido para voar com combustível renovável.
O mesmo Ipan foi a aeronave escolhida para servir como o seu primeiro experimento elétrico em agosto de 2021, que demonstrou ser cada vez mais disponível e confiável para uso aeronáutico, o que pode representar um grande avanço na transição para um modelo de partida de emissão zero. Neste sentido, outro relevante é o eVTOL, projeto veículo com propulsão 100% elétrica capaz de pousar e decolar na vertical (do inglês, electric Vertical Take-Off and Landing). O eVTOL irá revolucionar a mobilidade aérea urbana nos próximos anos, com emissão zero de carbono, baixo nível de ruído e um design simples, centralizado no usuário e de fácil acesso para pessoas com deficiência.
A Embraer tem ainda o projeto STOUT – sigla em inglês para “Short Take Off Utility Transport” (Transporte Utilitário de Decolagem Curta). Trata-se de uma aeronave multimissão com sistema de propulsão híbrida composto por dois motores turboélice e dois motores elétricos. É um modelo planejado para operar em pistas curtas e semipreparadas, condições típicas de locais remotos e com pouca estrutura.
Por fim, o hidrogênio surgiu como um potencial combustível para o futuro. A Embraer econômica iniciou estudos técnicos e de viabilidade da hidrogênio, como célula de combustível ou na queima direta dentro dos motores. A Embraer acredita que não existe uma solução única e, por isso, considera uma aplicação de todas essas novas tecnologias para atingir uma combinação zero carbono do futuro.
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