“Não pratico demagogia política”, diz vereador Dr. Xavier
Por João Carlos de Queiroz, editor Político – Uma das grandes conquistas políticas do hoje vereador Edemir Xavier (Dr. Xavier) junto à Prefeitura de Cuiabá, enfoca a revitalização/canalização do Córrego Mané Pinto. Trata-se de antigo projeto sonhado pelos moradores dessa comunidade e outras adjacentes, que convivem há décadas com esgoto a céu aberto. A obra está sendo finalmente consolidado graças ao persistente trabalho de Dr. Xavier junto à administração atual. O vereador tem sido presença contínua não apenas no Palácio Alencastro, mas também na área de implantação da quilométrica tubulação, vistoria que ele qualifica de essencial. “O olho do dono é que engorda o boi”, ironiza.
Segundo o parlamentar, muito em breve esse esgoto que “corta” o Mané Pinto e comunidades vizinhas deixará de ser incômodo nauseante, além de representar sério perigo à saúde humana. “Logo essa canalização (6,3 quilômetros) vai poder realizar a coleta das toneladas de dejetos gerados diariamente na região. O propósito é para que recebam tratamento adequado, não que sejam descartadas “in natura” no Rio Cuiabá”.
Conforme expôs Dr. Xavier, o meio ambiente mundial carece de soluções do tipo, a fim de garantir a sobrevivência futura das espécies, humana e outras. “Infelizmente, os percentuais de esgoto tratado em Cuiabá ainda são inexpressivos. Acredito que as políticas ambientais tendem a avançar para solucionar tais impasses. Mesmo porque isso implica em recursos altíssimos, e seria preciso, necessário, até, que o município tivesse apoio maior dos governos estadual, federal, sem descartar possíveis parcerias com instituições internacionais”.
Especificamente sobre a implantação da tubulação em curso, o vereador afirma que o projeto da obra prevê soluções a longo prazo, “não paliativos de tempo moderado, inúteis como solução”.
Durante anos, mesmo sem mandato, na condição de líder comunitário regional, o odontólogo Edemir Xavier já lutava para que o bairro Mané Pinto e comunidades adjacentes fossem beneficiadas com essa e outras obras, incluindo pavimentação, iluminação e instalação de redutores de velocidade na Avenida Miguel Sutil, à entrada dos bairros São Benedito e comunidades da Grande Cidade Alta. “Estatísticas comprovam que houve redução drástica no número de acidentes a partir da instalação das rampas redutoras de velocidade”.
Xavier enfatiza que o bairro Mané Pinto e adjacentes sofreram visível discriminação de outras gestões. “A atual tem prestigiado o Mané Pinto, é preciso reconhecer. Agora, temos pavimentação em ruas que abrigavam muito pó, buracos e lama no período chuvoso. Também recebemos iluminação e asfalto nos becos, somando-se a obras estruturais em unidades educacionais e de Saúde de toda a região. Continuaremos, enfim, cobrando com firmeza, para que outros benefícios sejam implantados e atendam às reivindicações do povo. A próxima meta é conseguir instalar 100% de ligações domiciliares de esgoto na região do Mané Pinto para o coletor tronco, dispositivo previsto na extensão desse córrego”, enfatizou.
ATERRO DA FÉ – Na igrejinha do bairro São Benedito, situada no lado oposto da Avenida Miguel, o vereador Dr. Xavier implantou aterro na lateral do templo, reivindicação geral. Após a missa, os fiéis eram obrigados a dar uma incômoda volta “por fora”, em decorrência de grande buraco ali existente. “Antes, ninguém saía daquela igreja pela porta lateral, apenas pela frontal. Ficava, inclusive, fechada o tempo todo. Atualmente, todos transitam normalmente na área, dirigindo-se à cobertura metálica (anexa à igreja) utilizada para fins comunitários diversos. Esse espaço foi aproveitado integralmente”.
BREVE HISTÓRICO – Dr. Xavier diz que chegou ao Legislativo de Cuiabá determinado a cumprir várias promessas que fez a si e àqueles que o auxiliaram nessa trajetória. “Almejei ser eleito para ajudar quem não tem voz ativa perante os Poderes oficializados. Um parlamentar sempre é ouvido diferentemente, com mais atenção. E é por meio de suas reivindicações que muitas coisas podem ser consolidadas para atender melhor os comunitários”.
Na condição de odontólogo, função que exerce normalmente, ele instituiu, anos atrás, abrangente projeto de assistência dentária a famílias carentes dos bairros da capital, ainda quando não tinha mandato eletivo. Para tanto, percorreu os quadrantes da capital num odontomóvel (consultório dentário móvel).
“Esse trabalho foi demasiadamente satisfatório, pois possibilitou conviver diariamente com comunidades de diversos pontos da capital, periférica e área distrital. É muito bom se sentir útil, poder levar algum conforto médico a pessoas simples, que não têm meios de pagar tratamento dentário convencional”.
Procedente do meio rural, comunidade Bauxi {município de Rosário Oeste}, o vereador Xavier recorda orgulhoso dos tempos em que plantava, colhia e transportava bananas para vendê-las no Mercado do Porto. “Vendi bananas por bom tempo, e assim pude pagar meus estudos. Ser humilde é uma das minhas características natas; não faço política com necessidades populares; daí minha disposição de sempre ajudar quem precisa”, assinalou.
Comentários estão fechados.