Curta de humor cuiabano vence festival em Los Angeles

Lucas Lemos –  produção cuiabana “Sombras” recebeu neste domingo (10.06) o prêmio de melhor super curta de comédia no Los Angeles Television Script and Film Festival, que ocorreu em Los Angeles (EUA). A produção independente do do coletivo “Não Convém” dirigido por Rafael de Carvalho foi exibida neste final de semana e contou com a presença  dos atores cuiabanos Eduardo Butakka e Thyago Mourão, responsáveis pelo roteiro e que também atuam no curta.

cas “Foi mucas ito importante receber esse prêmio que nos coloca no circuito internacional de produções. A visão de outros cineastas, principalmente na terra do cinema, comprovou que nosso trabalho tem qualidade. Isso nos motiva a continuar produzindo”, disse Mourão.

Traduzido para “Shadows” na língua inglesa, o curta de humor foi considerado o melhor na categoria “super short comedy”. O festival contou com produções de cineastas de diversos lugares dos EUA e de outros países em outras categorias, como Uruguai, Rússia e Romênia.

Lucas Lemos

“Tivemos oportunidade de conversar com outros cineastas, conhecer outras realidades de produção e até mesmo trocar contatos. Durante as rodadas de perguntas, a plateia se mostrou bastante curiosa sobre como é produzir cinema no Brasil, sobretudo em Cuiabá. Tivemos que ser sinceros sobre nossas dificuldades, porém, sobretudo, sobre nossa paixão pelo teatro e cinema”, contou Eduardo Butakka.

A produção de apenas 60 segundos tem caído no gosto dos festivais independentes ao redor do mundo. Primeiro, o curta foi finalista na Índia, no festival de cinema cult de Calcutá (CICFF). Depois, foi a vez dos italianos selecionarem “Sombras” para o festival de cinema “noir” que acontece anualmente em Nápoli (CortoNero). Agora, foi o festival americano que selecionou a produção para ser exibida nas telonas.

“Sombras” é uma produção independente do coletivo “Não Convém” e conta ainda com Millena Machado no elenco, fotografia de João Carlos Bertoli, supervisão de produção de Simoni Matsumura, produção de Dale Nassarden, assistentes de produção Eduardo Geraldis, Lucas Lemos e Kleber Borges, Caracterização de Eduardo Solano e maquiagem de Leandro Brito.

Após a premiação, os artistas que retornam ainda essa semana de Los Angeles para Cuiabá continuam produzindo. Eduardo e Thyago já estão com um roteiro de curta pronto e pretendem filmá-lo. O plano é lançar, em breve, uma campanha de financiamento coletivo, para viabilizar o projeto, já que a principal dificuldade, segundo os cineastas, é a falta de orçamento para as produções cuiabanos.

Assista o premiado “Sombras”, acesse: https://youtu.be/powaWI_zWU8

Para conhecer outros trabalhos do coletivo “Não Convém”, acesse: www.naoconvem.com.br.

Comentários estão fechados.