Cuiabá: Palácio da Instrução recebe curso de formação de contadores de histórias
O curso faz parte da Programação do evento 3º Contos do Mato - Arena Literária 300 anos, e é uma proposta de fomentada por meio do edital de apoio à projetos culturais realizado em 2019
Naiara Leonor – No imaginário de uma criança, tudo vira história e colabora para sua construção social. Memórias afetivas são transformadoras. E é pensando no desenvolvimento educacional dos pequenos que o 3º Contos do Mato – Arena Literária 300 anos abre, no próximo dia 15 de fevereiro, inscrições para auxiliar profissionais educadores e demais interessados a deixar lembranças de afeto na vida dos baixinhos. O curso “Seja Um contador de histórias” é gratuito e será realizado nos dias 29/02, 07, 14, 21 e 28/03, sempre aos sábados, das 8h às 17h, no Palácio da Instrução.
O curso é uma proposta de fomento à cultura, patrocinada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura, via edital FUNDO/2019.
“Mais um projeto aprovado sendo executado conforme cronograma estabelecido com a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e que temos certeza que será um sucesso. Nós e o prefeito Emanuel Pinheiro enxergamos esses projetos como instrumentos importantíssimos para o fomento da cultura, da educação, do turismo e da economia da cidade. São ações como esta que colaboram para a formação dos nossos cidadão e que, cada vez mais, democratiza o acesso à cultura em Cuiabá, que é um dos maiores objetivos da gestão humanizada”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.
Realizado pela experiente contadora de histórias, Alicce Oliveira, que também é pedagoga e produtora cultural e encabeça essa primeira etapa do Contos do Mato, o curso tem como meta a formação do mercado local de narradores e mediadores de leitura, sejam eles artistas ou não.
“Esperamos atender um grupo bem eclético. Não é objetivo desta proposta restringir o público por formação, sexo, renda ou qualquer outro quesito. O curso está aberto para pessoas que, por vocação ou necessidade, tenham interesse em se profissionalizar para o mercado cultural, ampliando assim, o campo de atuação como mediadores de leitura e narradores de histórias”, explica a profissional.
O tema central do curso é a arte da palavra e seus desdobramentos no universo literário e na educação. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar na teoria e na prática as possibilidades de narrar histórias e mediar leituras.
A partir de análises de textos, troca de experiências, roda de histórias, dinâmicas e discussões, o curso vai abordar pesquisas da literatura oral e escrita, sugestões de estratégias e práticas narrativas, utilização de recursos disponíveis para incentivar a leitura, dicas de leitura, apresentação e representação das histórias, técnicas narrativas, vivências e interação dos narradores de histórias e seus públicos.
Ao final, todos estarão aptos a desenvolver e apresentar propostas de um repertório que envolva as narrativas orais e escritas da cultura de lugares próximos e distantes, que possam ser apresentadas e trabalhadas em sala de aula e outros espaços de leitura. As histórias, preparadas durante o curso, serão apresentadas em uma mostra de narradores ao público do projeto.
O curso será certificado e tem um total de 40 horas aulas, incluindo temáticas como Cultura e Leitura; a Arte de Contar Histórias: O universo da narrativa oral através dos tempos; Literatura Oral e Escrita: Do conto popular aos autores clássicos e contemporâneos e suas contribuições para a literatura infanto-juvenil; Sugestões de leitura: a relação com os livros de literatura infantil, entre outros.
Alicce lembra que as inscrições são gratuitas e somente serão feitas presencialmente, tendo um limite de 40 participantes e lista de espera. Interessados que residam no interior do Estado poderão entrar em contato por meio do whastapp e obter o formulário de inscrições.
Serviço para Inscrições:
As inscrições se darão de forma presencial conforme dados abaixo.
Data: 15/02/2020
Local: Palácio da Instrução – Salão Nobre
Horário: 8h
Informações: (65) 9934-2304 ou através do Whatsapp pelo link: http://abre.ai/contosdomato
Serviço para aulas:
Local: Palácio da Instrução – Salão Nobre – Centro Cuiabá
Carga Horária: 40h/aula
Período: 29/02, 07, 14, 21 e 28/03 (sempre aos sábados)
Horário: 08h as 17h (com intervalo de 1h)
Facilitadora: Alicce Oliveira
Comentários estão fechados.