Craques brasileiros confirmados no palco do sorteio da Copa América
Embaixador da Copa América, Cafu conduzirá sorteio. Ronaldinho Gaúcho fará participação especial enquanto Marta, Zé Roberto e Zico definirão o destino dos times
Imprensa CBF – O Sorteio CONMEBOL Copa América Brasil 2019 terá grandes protagonistas de diferentes épocas do futebol sul-americano. A cerimônia desta quinta-feira, dia 24, a partir das 20h30, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, contará com o pentacampeão mundial e embaixador do torneio, Cafu, como condutor do sorteio dos grupos. Ao seu lado, assistentes oficiais como Diego Lugano, Javier Zanetti, Marta, Francisco Maturana, Romerito, Zé Roberto e Zico, que serão os responsáveis por definir o caminho das 12 seleções participantes. A cerimônia terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV.
Melhor do mundo em 2004 e 2005, Ronaldinho Gaúcho fará uma participação especial na cerimônia de aproximadamente 60 minutos. A CONMEBOL Copa América tem um capítulo marcante na trajetória do craque. Foi na edição de 1999, ainda aos 19 anos, que o habilidoso jogador chamou atenção do mundo do futebol ao marcar um belo gol contra a Venezuela, após chapéu sobre o zagueiro.
Ronaldinho Gaúcho fará participação especial no sorteio Copa América 2019
Créditos: Arquivo CBF
O bicampeão Chile também estará representado no palco. Integrante da equipe nas conquistas de 2015 e 2016, Jean Beausejour, terá a honra de trazer ao palco o troféu Copa América, que estará novamente em disputa a partir de 14 de junho.
Craques posicionados
Eleita a melhor jogadora do mundo por seis vezes e maior artilheira da história da Seleção Brasileira, Marta ficará posicionada no pote 1, onde estarão os cabeças-de-chave Brasil, Uruguai e Argentina. O argentino Javier Zanetti, segundo jogador com mais jogos na história da seleção argentina, ficará no pote 2, onde estarão as bolinhas com Colômbia, Chile e Peru.
Melhor jogadora do mundo, Marta é mais uma craque brasileira no sorteio Copa América 2019
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
Um dos maiores ídolos do Brasil e do Japão, Zico ficará com o pote 3, de Venezuela, Paraguai e Japão. No pote 4, Francisco Maturana, técnico campeão com a Colômbia em 2001, definirá os destinos de Equador, Bolívia e Catar.
Campeão pelo Paraguai na edição de 1979 da CONMEBOL Copa América, Romerito ficará com o pote A. Bicampeão com a Seleção Brasileira em 1997 e 1999, Zé Roberto se dirigirá ao pote B enquanto o uruguaio Diego Lugano, campeão em 2011, ficará com o pote C.
Zé Roberto entrou para a história da Seleção Brasileira com as conquistas da Copa América de 1997 e 1999
Créditos: Arquivo CBF
Formato do Sorteio
O Ranking FIFA do dia 20 de dezembro de 2018 serviu de base para a definição de todos os cabeças-de-chave e determinou a divisão das equipes nos quatro potes do Sorteio CONMEBOL Copa América Brasil 2019.
Brasil, país anfitrião, é um dos cabeças-de-chave e ficará na posição A1, com a bola de cor diferente no pote 1. Ao lado dele, também como cabeças-de-chave, estarão Uruguai e Argentina, que serão sorteados para os Grupos B e C (sempre na posição 1 desses grupos).
Logo após o sorteio dos cabeças-de-chave (posições 1B e 1C) serão sorteados os países que formarão cada chave e as suas respectivas posições dentro de cada grupo. As bolas dos potes 2, 3 e 4 terão as seleções participantes enquanto os potes A, B e C corresponderão às posições nos grupos.
Colômbia, Chile e Peru estão no pote 2. Venezuela, Paraguai e Japão ficarão no pote 3 enquanto o pote 4 terá Equador, Bolívia e Catar.
Mesmo em potes diferentes, Japão e Catar, como seleções convidadas, não poderão se enfrentar na fase de grupos do torneio.
CONMEBOL Copa América Brasil 2019
A 46ª edição do torneio mais antigo de Seleções do mundo e que retorna ao Brasil depois de 30 anos, será disputada em cinco cidades-sede (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e por 12 Seleções participantes. Em campo, nove títulos da Copa do Mundo da FIFA reunidos e algumas das maiores estrelas do futebol mundial.
Além dos dez países sul-americanos membros da CONMEBOL (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), Japão e Catar participarão como convidados.
Comentários estão fechados.