Cooperação científica e comercial impulsionará relações entre Brasil e Suriname Relações Exteriores

Presidente Michel Temer e o presidente do Suriname, Desiré Bouterse, assinaram acordos nesta quarta-feira (2), em solenidade no Palácio do Planalto

Brasil e Suriname terão relações comerciais intensificadas, destacou o presidente da República, Michel Temer, nesta quarta-feira (2), ao assinar acordos de cooperação técnica com o presidente do país vizinho, Desiré Bouterse. “Aceitamos incrementar essa cooperação em áreas como defesa, segurança, habitação e agricultura. Aprofundamos nosso diálogo com objetivo de buscar maior integração entre nossos empresários”, defendeu Temer.

O presidente brasileiro definiu a parceria como estratégica e ressaltou a assinatura do memorando de entendimento em cooperação interinstitucional entre a Polícia Federal do Brasil e o Corpo de Polícia do Suriname. “Queremos combater o crime transnacional e reforçar a segurança em nossas fronteiras”, disse.

Agenda cooperativa

Bouterse agradeceu e destacou o compartilhamento das técnicas e experiências científicas entre os países, celebrado no acordo de execução do projeto de introdução da produção sustentável do açaí no interior do Suriname e no acordo de execução do programa de alimentação escolar em Koewarasan, distrito de Wanica. “Essa agenda de cooperação beneficia os países dos dois lados”, resumiu. “O Suriname deve ser visto como parceiro confiável para travarmos um diálogo substancial e educativo comum a fim de fomentarmos o desenvolvimento da nossa região”, acrescentou.

Assinaram os acordos os ministros brasileiros de Relações Exteriores, Aloysio Nunes; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima; e da Segurança Pública, Raul Jungmann; e os ministros do Suriname de Negócios Estrangeiros, Yldiz Pollack-Beighle, da Agricultura, Lekhram Soerdjan, e de Justiça e Polícia do Suriname, Stuart Getrow.

Fonte: Planalto 

Comentários estão fechados.