Clóvis Matos: este Papai Noel mereceu uma Nissan Frontier de presente!

Numa iniciativa aplaudida por todos os brasileiros, o apresentador Luciano Hulck (Globo) veio a Cuiabá especialmente para entrevistar e presentear o historiador Clóvis Matos com uma Nissan Frontier repleta de livros. Matos é o Papai Noel tradicional da capital mato-grossense. Mas também realiza, por puro idealismo, belíssimo projeto de inclusão literária, distribuindo livros em todo o Estado...

João Carlos de Queiroz, jornalista – Assisti hoje (23), em Cuiabá, uma das mais belas reportagens feitas pelo apresentador Luciano Hulck, da Rede Globo de Televisão. Justamente a cidade escolhida por Luciano para entrevistar o lendário Papai Noel da capital mato-grossense, o historiador Clóvis Matos, ainda hoje membro do quadro funcional da Universidade Federal de Mato Grosso.

Apesar de morar em MT há tempos, Clóvis é procedente das terras mineiras. Mas, sem hesitação, deixa entrever na sua fisionomia serena o ilimitado amor que cultua pelo Estado e seus habitantes.

No geral, a história do humilde professor Clóvis Matos é simples, lindíssima. Teve uma infância normal, de convívio amoroso com pais e irmãos. Na juventude, esforçou-se para concluir os estudos universitários; depois, formou família, concebeu filhos, hoje já adultos.

No quintal da casa, Clóvis exibiu várias coleções de livros. Muitas, ainda no espaço dos bancos traseiros de sua velha Kombi. Veículo que, durante anos, utilizou para levar o hábito da leitura às comunidades mais carentes de Mato Grosso

Atualmente, “nosso” Papai Noel reside numa casa cedida por amigo; imóvel espaçoso, porém sem luxo. Uma vida solitária, preenchida com contínuos deslocamentos a comunidades carentes; nesses lugares, ele distribui milhares e milhares de livros gratuitamente no decorrer do ano, faça sol, chuva, frio, calor…

Foto Blog do Tomaz

Clóvis tem feito isso ao longo dos últimos 12 anos, sem deixar de lado as atividades cineclubísticas na Universidade, pelas quais tem paixão idêntica. Já foi roteirista, diretor e produtor de várias películas Estado afora, produções centradas mais no dia a dia das comunidades de estrutura social frágil e temas geralmente ligados à cultura. As mesmas comunidades que recebem seus livros há anos, muitos adquiridos com recursos próprios, provenientes dos proventos limitados na UF. 

Lágrimas nos olhos, Clóvis disse ao apresentador Luciano Hulk que seu maior desejo é ir mais longe, a fim de intensificar essa distribuição de livros. O simpático Papai Noel, que conheço pessoalmente e admiro, nem fez menção às dificuldades de transportar a carga de livros na velha Kombi, companheira de labutas estradeiras. Luciano indagou e ele confirmou, sem-graça, que algumas vezes a heroína veicular não teve forças para vencer  todos os obstáculos das estradas pantaneiras, prostrando-se a meio caminho. 

Luciano, simpatia peculiar que já conquistou o País, informou a Clóvis Matos que seu problema de deslocamento com livros, para lugares longínquos de MT, estava resolvido a partir daquele instante. Nesse momento, a equipe do programa adentrou com uma Nissan Frontier 2018, novíssima. pelo portão da casa. Mais lágrimas umedeceram e mudaram a tonalidade azul dos olhos desse Papai Noel cuiabano para um tom avermelhado, nítida emoção de agradecimento.

Clóvis é um dos grandes exemplos de cidadão brasileiro, idealismo vigente no sangue. O apresentador Luciano Hulck, sem qualquer sensacionalismo, também captou isso e soube retribuir o generoso esforço idealista de Clóvis, em nome de todos nós!

PARABÉNS AOS TRÊS: A CLÓVIS MATOS, A LUCIANO E À NISSAN.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários estão fechados.