Cidadania e qualidade de vida marcam 2º Mutirão do Programa Saúde na Escola
A iniciativa contou com uma série de atendimentos, oferecendo orientações para crianças em relação à saúde bucal, educação e saúde nutricional.
Qualidade de vida e cidadania para as comunidades escolares é a grande marca do programa Saúde na Escola, que encerrou a 2ª edição de seu mutirão nesta sexta-feira (27), contemplando os pequenos moradores da Regional Oeste.
Rafaela Gomes Caetano – Instalada na EMEB Nossa Senhora Aparecida, do bairro Jardim Novo Colorado, a iniciativa contou com uma série de atendimentos, oferecendo orientações para crianças e seus respectivos responsáveis em relação à saúde bucal, educação e saúde nutricional, além de realizar a triagem, avaliação e outros serviços como acuidade visual, aferição de pressão arterial, aplicação de verminose e verificação da situação vacinal.
O programa visa despertar as famílias para os cuidados fundamentais em relação à saúde, pois as crianças – foi explicado – precisam desenvolver algumas práticas cruciais que vão garantir uma melhor qualidade de vida para elas. Hábitos de higiene pessoal, como escovar os dentes, são aspectos simples que devem fazer parte de suas rotinas.
Com mais de 750 atendimento realizados ao longo de três dias, o mutirão objetiva promover o desenvolvimento comunitário das quatro Regionais presentes na Capital. Com o amparo de duas equipes do Programa Saúde da Família, a iniciativa alcançou uma abrangência ainda maior, com a participação do Projeto Verde Novo.
Este trabalho vai também beneficiar outras duas regiões, que ainda não foram contempladas. No mês de maio, a Regional Leste recebe a 3ª edição, sendo a Sul a última a ser contemplada, já no mês de junho.
Para a líder comunitária e técnica responsável pelo programa Saúde na Escola, Ugolina Cezaria da Cruz, levar este tipo de serviço para as famílias encurta distâncias entre o município e a população. “Os reflexos desse mutirão são muito perceptíveis e fazem a diferença na comunidade, tanto como um alerta, como um investimento na parcela mais carente da nossa população. Propostas ousadas como essa fazem com que o alcance das nossas ações seja muito maior, impactando o povo cuiabano de maneira igual”, concluiu a também presidente do bairro Jardim Novo Colorado.
Comentários estão fechados.