CAOA É PREMIADA NO CREA DE MEIO AMBIENTE POR SEU PROGRAMA HÍDRICO

Ao longo de 11 anos de operações da fábrica em Anápolis, CAOA investiu mais de R$ 20 milhões em tratamento de efluentes e na redução do consumo de recursos hídricos ü Nos últimos 5 anos, a CAOA Montadora, em Anápolis (GO), reduziu em 50% o consumo de água, gerando economia de quase 100 milhões de litros de água

Imprensa CAOA – Em um evento no Memoratto Eventos, em Goiânia (GO), que reuniu 350 pessoas neste mês de novembro, o CREA-GO realizou a cerimônia de entrega da 17ª edição do Prêmio de Meio Ambiente com o objetivo de reconhecer e incentivar projetos voltados para a visibilidade de boas práticas em prol da preservação, recuperação, defesa e conservação ambiental. A CAOA Montadora foi premiada na modalidade “Elementos Naturais”.

O projeto “Redução do consumo, conservação através do reuso e produção de água”, da CAOA Montadora de Veículos, teve como autor o Gerente de Manutenção e Meio Ambiente da CAOA Montadora, Rafael de Paula e contou, para este ano, com a inclusão do programa Pró-Água em que a CAOA, em conjunto com a prefeitura de Anápolis, realizou a distribuição e plantio de milhares de mudas nativas do Cerrado para recuperação de nascentes local proporcionando a “produção de água”. Em sua fala, Durval Pinheiro Júnior, Gerente Executivo de Manufatura, agradeceu ao CREA-GO pelo reconhecimento e afirmou que “tão valioso quanto esse reconhecimento, é esse trabalho de motivação e fomentação à produção industrial com respeito à natureza e sustentabilidade que o CREA exerce com o Prêmio de Meio Ambiente”.

Para Rafael de Paula, “o trato com o Meio Ambiente, atualmente já é visto como parte do negócio para a empresa. Este cuidado nos aumenta a credibilidade em um momento em que toda a sociedade passa a voltar seus olhos para as questões ambientais. Esta premiação traz uma maior motivação para a equipe de Meio Ambiente da CAOA para seguir buscando novos e bons projetos em busca de uma melhor otimização dos recursos naturais”.

Sustentabilidade

A CAOA Montadora, com fábrica em Anápolis (GO), desenvolve constantemente ações focadas na preservação do meio ambiente, como o reaproveitamento dos resíduos da produção de seus veículos.

Nos últimos anos, a CAOA reduziu em 50% o volume de água consumida na fábrica por meio de investimentos nos processos produtivos, na estação de tratamento de efluentes e na educação ambiental dos Colaboradores. “Reduzimos consideravelmente o consumo de água por carro produzido. Nos últimos seis anos, economizamos mais de 100 milhões de litros de água potável”, explica Rafael de Paula.

Em 2017, a meta do programa interno da montadora, batizado de Pegada Hídrica, foi reduzir a quantidade de água utilizada no processo produtivo em 50% do consumo de água e de 30% na geração dos efluentes industriais. A definição de metas e estratégias para a redução do consumo de água e da geração de efluentes é possível por meio da hidrometração, que é a instalação de hidrômetros para a medição do volume de água que passa por uma tubulação dos setores produtivos e administrativos da fábrica, além de medições diárias, ambas possibilitadas pelo programa Pegada Hídrica. Em 2015 todas as áreas da fábrica passaram a ter medidores do consumo de água.

As Medições de consumo de água são realizadas diariamente pela equipe de Meio Ambiente e reportadas para cada área de produção. Medir é o caminho para melhor entender a aplicação e poder traçar metas e planos para redução e controle deste consumo.

Desde o início de suas operações, a CAOA Montadora investe na estação de tratamento de efluentes industriais e esgoto sanitário.  A CAOA possui um sistema de tratamento por membranas de ultrafiltração (MBR – Membrane Bio Reactor) com capacidade para tratamento de 55 m³/h. Essa tecnologia proporciona o reuso dos efluentes depois de tratados nos sanitários e para a irrigação de áreas verdes.

A CAOA possui um moderno laboratório para monitoramento diário dos efluentes e da água tratada o que tornam as novas metas ainda mais otimistas. “Em 2015, alcançamos o índice de 94% de reuso dos efluentes tratados e durante o ano de 2016, chegamos a 100%. Temos agora em andamento o projeto que prevê o uso de água de chuva em operações mais nobres do processo produtivo como a alimentação de torres de resfriamento, pintura, entre outras”, lembra Marcio Alfonso, CEO da CAOA CHERY e Diretor Técnico da CAOA Montadora.

O foco na gestão do consumo da água na CAOA Montadora conta também com o Comitê de Águas formado por representantes de diversas áreas da empresa com o objetivo de fortalecer e envolver os Colaboradores nas diversas ações promovidas.

 Captação da chuva

Outro fator que permite reutilizar a água dentro da fábrica é o sistema de captação de chuva. A fábrica de Anápolis possui lagoas para retenção de toda a água originada da drenagem pluvial para ser usada na irrigação dos mais de 113 mil m² de área verde no entorno das edificações.

A partir de 2014, teve início na CAOA Montadora a medição do índice pluviométrico. Com esta informação foi possível reduzir a irrigação no local, ou seja, havendo incidência de chuvas nos finais de semana e períodos noturnos, a equipe de jardinagem recebe a informação no início do dia e replaneja o trabalho evitando a irrigação desnecessária.

CAOA

Diretoria de Marketing e Comunicação com a Imprensa

Site: http://caoa.com.br/imprensa                        e-mail: imprensa@caoa.com.br

Anderson Cavalcante         | anderson.cavalcante@caoa.com.br

Gerson Almeida                  | gerson.almeida@caoa.com.br

Telefones: 11 5538-1206 / 11 5538-4928

Comentários estão fechados.