Campeonato Pixote fomenta esporte entre crianças e adolescentes; Prefeitura busca expansão
A expectativa é que em 2019 o número de modalidades cresça
André Garcia Santana – Idealizado em 1987 o Campeonato Pixote, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, chega a mais uma edição nesta sexta-feira (5). Neste ano, crianças e adolescentes com idades entre seis e 14 anos dão início às disputas no Campo do CPA I, onde a equipe do Colégio São Gonçalo joga contra o Projeto Yuca.
De acordo com o secretário adjunto de Esporte, Edilson Odilon, o objetivo do projeto é fomentar a prática entre os pequenos e dar destaque às suas habilidades, que podem chamar a atenção de clubes locais. “Queremos trazer visibilidade também ao trabalho desenvolvido em diferentes escolas espalhadas pela Capital”, diz.
Divididas entre quatro categorias, as equipes contarão com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo ao longo de todo o evento. Assim, além de disponibilizar o local para os jogos, a Pasta também é responsável por toda a organização, incluindo a parte técnica, os juízes e a premiação em troféus e medalhas.
O professor Bosco Cruz, que atua na organização do Pixote, conta que a gestão tem trabalhando para ampliar o número de modalidades que integram o campeonato. A expectativa é que em 2019 o número cresça. “Já pensamos em vôlei, futebol de salão, basquete e atletismo. Este foi o pontapé inicial para retomarmos essa ação.”
Para a abertura oficial, prevista para as 18h30, haverá desfile das equipes seguido pelo Hino Nacional e dois jogos. Participam os alunos do Colégio São Gonçalo, Escolinha Satélite, Escola Perto da Bola Longe das Drogas, APCEF, Projeto Yuca, CPA I, CPA III, ST Cuiabá.
As categorias são: fraldinha (6,7 e 8 anos), pré-mirim (9 e 10 anos), mirim (11 e 12 anos) e infantil (13 e 14 anos).
Comentários estão fechados.