Azul volta a operar no RIOgaleão e cria voos inéditos no estado do Rio durante o verão

Búzios, Angra e Paraty terão ligações com BH, Congonhas e Santos Dumont; Cabo Frio também contará com voos para os três destinos. Anúncios foram feitos em encontro entre representantes da companhia aérea e o Governador do Rio, Claudio Castro

Três destinos inéditos e retorno das operações da companhia no RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, na capital fluminense. As boas notícias sobre o incremento de operações da Azul no Rio foram anunciadas nesta quarta (25) em encontro entre representantes da empresa e o governador do estado, Cláudio Castro, em reunião no Palácio Guanabara, sede do Executivo estadual.

Com a Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul, a companhia coloca em prática o “Verão Azul Conecta”, que tem por objetivo incentivar os viajantes a trocarem a terra pelo ar. Búzios, Paraty e Angra dos Reis contarão com voos inéditos para Belo Horizonte, Santos Dumont e Congonhas, em São Paulo. Somadas, as operações nos três aeroportos fluminenses resultarão em uma oferta semanal de 32 voos, que serão cumpridos a bordo das aeronaves modelo Cessna Gran Caravan, com capacidade para nove Clientes.

Cabo Frio, que volta a receber aeronaves da Azul a partir de 14 de dezembro, terá um reinício relevante, com diversas frequências e destinos durante o verão. A cidade da Região dos Lagos contará com 21 voos semanais para Belo Horizonte, Santos Dumont e Congonhas, operados com aeronaves ATR 72-600, de 70 assentos, e jatos da Embraer, com 118 lugares. Depois do fim da alta temporada, no início de fevereiro, a base permanecerá recebendo aviões da Azul e tendo BH como destino.

Além das operações de verão, os cariocas da capital também terão mais oportunidades de voar com a companhia no início de 2021. A partir de 01º de janeiro, a empresa volta a operar no Galeão, com Campinas, principal centro de conexões da empresa no Brasil, como destino. As passagens para voos de e para o aeroporto serão abertas em todos os canais oficiais da companhia nesta quinta (26).

Para a reabertura da base, a Azul escalou a aeronave Embraer E195 E1, com capacidade para até 118 Clientes. Serão dois voos diários ao longo de janeiro, subindo para quatro operações por dia em fevereiro. Ao chegar em Campinas, os Clientes terão vastas opções de conectividade para todos os destinos nacionais e internacionais operados pela Azul.

“Estamos com muitas novidades em nossa malha de alta temporada e o Rio será um dos estados mais beneficiados pela nossa operação especial. Com a dobradinha Azul e Azul Conecta, chegaremos a destinos inéditos, teremos uma grande oferta em Cabo Frio e reabriremos o Galeão, oferecendo mais opções de destinos para os fluminenses e contribuindo para a retomada do turismo no estado”, destaca Marcelo Bento Ribeiro, diretor de relações institucionais da Azul.

“Estamos felizes de poder contar novamente com as operações da Azul no RIOgaleão e garantimos aos Clientes da companhia que o Aeroporto Internacional Tom Jobim está preparado para recebê-los com segurança e responsabilidade. Reforçamos os protocolos de biossegurança e a jornada do passageiro passou a incluir novos hábitos, como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, prioridade para o check-in on-line e uso de tecnologia para redução de contato. Além disso, também adotamos a aferição de temperatura e higienização reforçada com produtos de uso hospitalar em áreas públicas como parte da rotina, com a intenção de oferecer uma experiência segura e tranquila ao passageiro”, afirma Patrick Fehring, diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão.

O novo padrão de limpeza e segurança da Azul

A Azul reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo e à noite, seguindo os protocolos sugeridos pela IATA e Anvisa. A companhia também foi a primeira do país a tornar obrigatório o uso de máscaras por Tripulantes e Clientes, tanto a bordo quanto em solo. Em outra iniciativa pioneira, a Azul passou a medir a temperatura dos Tripulantes a cada início de turno, aumentando a confiança em solo e a bordo e preservando a vida e a segurança de todos.

A companhia tem orientado o check-in pelo aplicativo e, para aqueles que precisa despachar a bagagem, sugere o uso das bancadas digitais de autoatendimento, em que o próprio Cliente etiqueta sua bagagem sem contato com a tela dos tablets. Para o embarque, a Azul lançou o Tapete Azul, tecnologia pioneira no mundo, que é composto por um conjunto de projetores e monitores. Por meio de realidade aumentada, projetores no chão formam um tapete virtual colorido e móvel que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A inovação vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião e, de quebra, contribui para o distanciamento social, já que os Clientes convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si.

A bordo da aeronave, lenços umedecidos estão à disposição para uso dos Clientes e dos Tripulantes da Azul e sachês de álcool em gel são distribuídos a todos os viajantes. A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina vírus e bactérias em 99,99% dos casos.

Além disso, a empresa também adotou o sistema de raio ultravioleta da Honeywell para a limpeza do interior de suas aeronaves. O UV Treatment System é capaz de auxiliar a limpeza do interior de uma aeronave em menos de 10 minutos. A tecnologia representa uma camada a mais de segurança que será gradualmente introduzida na frota da Azul, a primeira empresa aérea da América Latina a trazer essa inovação.

Somando-se a isso e à limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pelas autoridades sanitárias. O serviço de bordo passou a ser realizado ao final do voo, garantindo o uso da máscara durante toda a viagem, e o desembarque agora é realizado por fileiras, evitando as costumeiras aglomerações no corredor no momento de saída da aeronave.

 

Confira, a seguir, a malha da Azul e da Azul Conecta no Rio:

Campinas (VCP) – Rio de Janeiro / Galeão (GIG)
REABERTURA DE BASE  *A partir de 01 de janeiro de 2021*
Origem Saída Destino Chegada Frequência
Campinas 07:20 Rio de Janeiro/Galeão 08:30 Diário
Rio de Janeiro/Galeão 09:10 Campinas 10:30 Diário
Campinas 18:50 Rio de Janeiro/Galeão 20:00 Exceto aos sábados
Rio de Janeiro/Galeão 20:50 Campinas 22:10 Exceto Sábado
*A partir de 01 de fevereiro de 2021*
Origem Saída Destino Chegada Frequência
Rio de Janeiro/Galeão 06:00 Campinas 07:15 Diário
Campinas 09:00 Rio de Janeiro/Galeão 10:15 Diário
Rio de Janeiro/Galeão 11:00 Campinas 12:15 Diário
Viracopos 13:00 Rio de Janeiro 14:15 Diário
Rio de Janeiro 15:00 Viracopos 16:15 Exceto aos sábados
Campinas 18:00 Rio de Janeiro/Galeão 19:15 Exceto aos sábados
Rio de Janeiro/Galeão 20:00 Campinas 21:15 Diário
Campinas 23:30 Rio de Janeiro/Galeão 00:45 Diário

Belo Horizonte (CNF) – Cabo Frio (CFB)

REABERTURA DE BASE *A partir de 14 de dezembro*

Origem Saída Destino Chegada Frequência
Belo Horizonte 08:20 Cabo Frio 09:40 Diário
Cabo Frio 10:30 Belo Horizonte 11:55 Segundas, terças e quintas
Cabo Frio 13:15 Belo Horizonte 14:35 Quarta, sexta e domingo
Belo Horizonte 15:25 Cabo Frio 16:30 Diário
Cabo Frio 17:15 Belo Horizonte 18:25 Diário

 

 

Cabo Frio (CFB) – Santos Dumont (SDU)

NOVO MERCADO *A partir de 14 de dezembro*

Origem Saída Destino Chegada Frequência
Cabo Frio 10:35 Santos Dumont 11:10 Quartas, sextas e domingos
Santos Dumont 11:55 Cabo Frio 12:30 Quartas, sextas e domingos

Congonhas (CGH) – Cabo Frio (CFB)  

NOVO MERCADO *A partir de 01 de janeiro*

Origem Saída Destino Chegada Frequência
Congonhas 13:05 Cabo Frio 14:25 Segundas, quartas e sextas
Cabo Frio 15:10 Congonhas 16:30 Segundas, quartas e sextas
Congonhas 07:45 Cabo Frio 09:05 Domingos
Cabo Frio 09:50 Congonhas 11:10 Domingos

Congonhas – Angra dos Reis *NOVO MERCADO ALTA TEMPORADA *

A partir de 17 de dezembro

Origem Saída Destino Chegada Frequência
Congonhas 11:00 Angra dos Reis 12:15 Diário
Angra dos Reis 12:40 Congonhas 13:55 Diário

 

Santos Dumont – Angra dos Reis *NOVO MERCADO ALTA TEMPORADA *

A partir de 19 de dezembro

Origem Saída Destino Chegada Frequência
Santos Dumont 09:00 Angra dos Reis 09:45 Quintas, sextas e sábados
Angra dos Reis 10:10 Santos Dumont 10:55 Quintas, sextas e sábados
Santos Dumont 15:50 Angra dos Reis 16:35 Aos domingos
Angra dos Reis 17:00 Santos Dumont 17:45 Aos domingos

Congonhas – Paraty *NOVO MERCADO ALTA TEMPORADA *

A partir de 17 de dezembro

Origem Saída Destino Chegada Frequência
Congonhas 14:40 Paraty 15:45 Diário
Paraty 16:10 Congonhas 17:15 Diário

 

Santos Dumont – Paraty *NOVO MERCADO ALTA TEMPORADA *

A partir de 19 de dezembro

Origem Saída Destino Chegada Frequência
Santos Dumont 11:40 Paraty 12:35 Quintas, sextas e sábados
Paraty 13:00 Santos Dumont 13:55 Quintas, sextas e sábados
Santos Dumont 12:50 Paraty 13:45 Aos domingos
Paraty 14:10 Santos Dumont 15:05 Aos domingos

Belo Horizonte – Búzios *NOVO MERCADO ALTA TEMPORADA *

A partir de 17 de dezembro

Origem Saída Destino Chegada Frequência
Belo Horizonte 09:50 Búzios 11:35 Diário
Búzios 12:00 Belo Horizonte 13:45 Diário

 

 

Santos Dumont – Búzios *NOVO MERCADO ALTA TEMPORADA *

A partir de 19 de dezembro

Origem Saída Destino Chegada Frequência
Santos Dumont 14:40 Búzios 15:25 Quintas e sextas
Búzios 15:50 Santos Dumont 16:35 Quintas e sextas
Santos Dumont 10:10 Búzios 10:55 Sábados e domingos
Búzios 11:20 Santos Dumont 12:05 Sábados e domingos

 

 

Sobre a Azul

A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com 916 voos diários e 116 destinos. Com uma frota operacional de 140 aeronaves e mais de 13.000 funcionários, a Companhia possui 249 rotas em 31 de dezembro de 2019. Em 2020, a Azul foi eleita pela primeira vez a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber este reconhecimento na história da premiação. A Azul foi eleita em 2019 como a melhor companhia aérea regional da América do Sul pelo nono ano consecutivo pela Skytrax. Adicionalmente, em 2019, a Azul ficou entre as dez primeiras companhias aéreas de baixo custo mais pontuais do mundo, de acordo com a OAG. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ri

 

Relações com a Imprensa

Azul Linhas Aéreas Brasileiras

Tel.: (11) 4831 1245

Celular (11) 9 8196-1035

imprensa@voeazul.com.br

*Siga-nos no Instagram: @imprensaazul

Comentários estão fechados.