Audi fecha 2018 com cerca de 1.812.500 automóveis vendidos
Fechamento no final do ano em queda de 3,5% devido a um cenário difícil · Quatro argolas mais uma vez líder no mercado premium da China · CEO da Audi, Bram Schot: “Estamos nos preparando para novos desafios após um ano desafiador”
Ingolstadt, janeiro de 2019 – A Audi entregou cerca de 1.812.500 automóveis para clientes em todo o mundo em 2018, 3,5% menos do que há um ano. Na Europa, as vendas caíram 13,6% nos últimos 12 meses. No continente americano, a Audi havia substituído quase um terço de suas entregas com trocas de modelos importantes para o A1, A6, A7 e Q3 desde o início do ano. Na China, a montadora de Ingolstadt reafirmou sua posição como a marca premium de maior sucesso pelo trigésimo primeiro ano consecutivo. Na América do Norte, a empresa fechou o ano em pé de igualdade com o nível do ano passado (-0,9%). Cerca de 154.550 clientes em todo o mundo escolheram um Audi em dezembro, uma queda de 14,3 por cento.
“Como esperado, 2018 provou ser extremamente desafiador com a maior campanha de modelos e tecnologia na história da Audi – coincidindo com a mudança para o novo ciclo de testes WLTP” afirma Bram Schot, CEO e membro interino do Conselho de Vendas e Marketing da Audi AG. “O feedback positivo de nossos modelos mais recentes demonstra a força de nossa marca, enquanto nos preparamos para os novos desafios que virão este ano”.
Na China, a Audi fechou novamente o ano com um novo recorde: 663.049 automóveis vendidos, representando um aumento de 10,9%. O volume de vendas aumentou mais de cinco vezes nos últimos dez anos. Em 2018, as marca das Quatro Argolas viram a demanda disparar para os modelos premium produzidos localmente, especialmente o A4 L (+ 42,6% para 163.279 carros) e o A3 (+ 12,7% para 91.173 carros). Neste ano, a empresa vendeu mais de 10.000 unidades (+ 4,0%) da nova edição do seu carro-chefe de categoria full-size, o A8 L. Em outubro, uma versão longa do Q2 adaptada especificamente ao mercado chinês entrou para o portfólio local. Esta versão é destinada especialmente a clientes jovens. Para 2019, mais destaques irão chegar para os concessionários do mercado chinês, como a introdução do novo A6 L que acontecerá em breve. Com o Audi Q2 L e-tron como o primeiro carro elétrico produzido localmente e o Audi e-tron como modelo de importação, a Audi também pretende estabelecer um importante marco na segunda metade do ano para a eletrificação da gama de modelos na China.
Mudanças de modelo, inúmeras incertezas políticas e econômicas, bem como a mudança para o novo ciclo de testes WLTP dominaram os negócios da Audi na Europa em 2018. Em todos os modelos, as vendas no continente caíram 13,6% para cerca de 743.600 unidades durante o ano. O A7 teve um bom desempenho, com vendas de 47,4 por cento para cerca de 10.100 unidades desde janeiro. Atraindo cerca de 16.000 reservas antecipadas, o Audi e-tron também animou os clientes europeus. Em dezembro, cerca de 51.500 clientes (-20,9%) na Europa receberam chaves de um Audi. A empresa continua a trabalhar a todo vapor na homologação de seus modelos. Semana após semana, mais variantes de motor/transmissão podem ser novamente encomendadas no configurador.
Nos Estados Unidos, a Audi alcançou mais uma vez um forte número de vendas em 2018, encerrando o ano com 223.323 clientes, ligeiramente abaixo do valor comparativo de 2017 (-1,4%). A família Q, particularmente, está dando bastante impulso nos Estados Unidos, a demanda para os utilitários cresceu acima da média em 8,3%, para 126.252 unidades. Pela primeira vez na história da Audi America, as vendas de SUV representam 57% das entregas. O modelo Q mais popular é o Q5, com um aumento na demanda em mais de 21%, para 69.978 carros. A Audi Canadá também se beneficiou da tendência de SUV, alcançando um novo recorde (+ 2,5% para 36.908 carros). Como resultado, o Canadá estabeleceu-se entre os dez maiores mercados pelo terceiro ano consecutivo. NaAmérica do Norte, as entregas no ano como um todo se basearam no alto nível de 2017 (- 0,9% para 275.000 carros).
Vendas Audi AG | Dezembro | Acumulado | |||||
2018 | 2017 | Mudança sobre 2017 | 2018 | 2017 | Mudança sobre 2017 | ||
Mundo | 154.550 | 180.236 | -14,3% | 1.812.500 | 1.878.105 | -3.5% | |
Europa | 51.500 | 65.132 | -20,9% | 743.600 | 860.624 | -13.6% | |
– Alemanha | 16.937 | 18.815 | -10,0% | 260.456 | 294.544 | -11.6% | |
– Reino Unido | 6.314 | 10.631 | -40,6% | 143.716 | 175.217 | -18.0% | |
– França | 4.186 | 6.397 | -34,6% | 51.710 | 63.980 | -19.2% | |
– Itália | 7.554 | 5.390 | +40,1% | 62.256 | 68.954 | -9.7% | |
– Espanha | 3.555 | 5.026 | -29,3% | 53.105 | 56.083 | -5.3% | |
Estados Unidos | 22.765 | 26.977 | -15,6% | 223.323 | 226.511 | -1.4% | |
México | 1.520 | 2.066 | -26,4% | 14.781 | 15.051 | -1.8% | |
Brasil | 848 | 1.001 | -15,3% | 8.810 | 10.035 | -12.2% | |
China + Hong Kong | 65.598 | 69.160 | -5,2% | 663.049 | 597.866 | +10,90% |
Informações:
Departamento de Comunicação Audi do Brasil
Christian Marxen
Gerente Sênior de Comunicação
Telefone: +55-11-3041-2905
Vinícius Romero
Especialista de Comunicação
Telefone: +55-11-3041-2840
Index Conectada
Cibele Gandolpho
Coordenadora de Comunicação
Telefone: +55 11 3068-2000 ramal 3095
Giovanna Bozio
Atendimento de Lifestyle
Telefone: +55 11 3068-2000 ramal 3087
giovannabozio@indexconectada.com.br
Bárbara Perrupato
Assistente de Comunicação
Telefone: +55 11 3041-2825
barbaraperrupato@indexconectada.com.br
O Grupo Audi com suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini é um dos mais bem-sucedidos fabricantes de automóveis e de motos no segmento premium. Ele está representado mundialmente em mais de 100 mercados e produz em 16 unidades distribuídas por doze países. Subsidiárias a 100% da Audi AG são, nomeadamente, a Audi Sport GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese/Itália) e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna/Itália). Em 2016, o Grupo entregou aos clientes 1.871 milhão de automóveis da marca Audi, 3.457 carros esportivos da Lamborghini e 55.451 motos da Ducati. No exercício de 2015, o Grupo AUDI teve um volume de negócios de 58,4 bilhões de € e apresentou um resultado operacional de 4,8 bilhões de €. Atualmente cerca de 88.000 pessoas trabalham em todo o mundo para a empresa, das quais cerca de 60.000 na Alemanha. A Audi está centrada em novos produtos e tecnologias sustentáveis com vista ao futuro da mobilidade.
Comentários estão fechados.