Audi e Porsche iniciam nova turma do Projeto Pescar
A Audi do Brasil e a Porsche Brasil anunciam o início das aulas da nova turma do Projeto Pescar 2025, um curso de capacitação automotiva para jovens da rede pública de ensino que atendam aos requisitos de pré-seleção disponíveis no site da Fundação Projeto Pescar. O programa é organizado pela Fundação Projeto Pescar e recebe o apoio da Universidade São Judas, que cede as salas de aula em sua unidade de Santo Amaro, em São Paulo, para receber os participantes e proporcionar a vivência de um ambiente universitário. O projeto tem apoio do Grupo BEXP, Stuttgart Veículos, Instituto Eurobike e Caraigá. As aulas têm como foco a mecânica dos veículos, além de algumas aulas sobre eletrificação.
As atividades terão início no dia 14 de fevereiro e encerram no dia 05 de dezembro. A turma de quinze jovens selecionados terá atividades diárias ao longo da semana, das 13h às 17h. O conteúdo será ministrado por uma educadora social da Fundação Projeto Pescar e por colaboradores voluntários das marcas. O programa do curso oferece disciplinas básicas como Português, Matemática e Inglês, passando por conteúdos técnicos como Mecânica, Comunicação Empresarial, Atendimento ao Cliente, e inclusive abordando questões contemporâneas e sociais pertinentes ao trabalho remoto e híbrido, como Gestão de Tempo e Aprendizagem Autônoma.
A estudante Milena Ramos, de 18 anos, já era apaixonada por carros quando conheceu o Projeto Pescar, em 2019. Ela integrou a turma de 2024 do curso, quando atingiu a idade mínima para inscrição. “Eu sabia que o curso me traria muitas oportunidades”, relembra. Ela destaca a diversidade das aulas, o que contribuiu para os alunos identificarem as áreas com que mais se identificam. “Foi um ano desafiador, tive uma rotina bastante agitada, mas nada que me fizesse desistir da oportunidade que esperei por anos. Nossa turma sempre foi unida e isso ajudou no processo”, destaca.
Após a conclusão do curso, Milena teve sua primeira experiência profissional de carteira assinada em janeiro de 2025, no Grupo Bexp, um dos apoiadores do programa. “O curso me permitiu expandir meus horizontes e me preparou para o mundo profissional. Só tenho a agradecer pelas portas que se abriram após um ano de muitos aprendizados. O Projeto Pescar foi um sonho realizado, e graças a essa oportunidade hoje estou preparada para lidar com os desafios do mercado de trabalho”.
O curso tem a duração de 960 horas, com iniciação profissional em Mecânica Veicular. Estão aptos a participar jovens com idade de 16 a 19 anos, com escolaridade a partir do 7º ano do Ensino Fundamental em andamento ou Ensino Médio em andamento ou completo. Para pessoas com deficiência, não há limitação de idade e escolaridade. Além das aulas na unidade Santo Amaro da Universidade São Judas, haverá atividades práticas e teóricas a serem realizadas no Centro Técnico das marcas em São Paulo (Rua África do Sul, 349 – Santo Amaro) e também na rede de concessionárias da Audi e da Porsche. O curso oferece, gratuitamente, alimentação, transporte e uniforme. O cronograma contará ainda com atividades culturais em museus e teatros, além de visitas às concessionárias e eventos específicos promovidos pelos fabricantes.
Prestes a iniciar com a nova turma nesta sexta-feira (14), o jovem Victor Hugo, residente do Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, conheceu o curso por indicação de amigos da família e foi selecionado após realizar a sua inscrição. “O Projeto Pescar me recebeu de braços abertos, estou ansioso para o início deste novo ciclo. Estou realizando o sonho de poder me especializar na área de manutenção mecânica veicular em que sempre quis atuar. Agradeço ao Pescar por ter me selecionado, irei me dedicar ao máximo para aproveita essa oportunidade”, destaca o estudante.
O Projeto Pescar dentro da Audi teve início em 2017 e, após cinco edições (2017 a 2021), capacitou 75 jovens, sendo quinze por turma, dos quais 23 estão trabalhando atualmente na rede de concessionárias da Audi do Brasil. O programa teve uma breve pausa nos anos de 2022 e 2023 para reorganização do projeto, e retornou em 2024, em parceria com a Porsche do Brasil, com mais 15 jovens e seleção com base em equidade de gênero, de modo a fomentar o acesso das mulheres ao universo automotivo, historicamente ocupado pelos homens. No total, já foram 90 alunos capacitados gratuitamente. Na edição de 2025, essa quantidade deve saltar para um total de 105 alunos.
“É gratificante iniciar mais uma turma do Projeto Pescar, que vem transformando a vida de dezenas de jovens. Por meio de um trabalho brilhante dos nossos voluntários, estamos abrindo novas perspectivas e horizontes aos alunos. Vale destacar que a nossa grade de disciplinas está em constante atualização, e estamos agregando conteúdos relacionados à eletrificação visando à mobilidade do futuro – um dos pilares da marca das quatro argolas” afirma Paula Barreiros, responsável por ESG na Audi do Brasil.
“A consolidação desta parceria em 2025 representa um marco importante para nossa missão de transformar vidas. Trabalhar com empresas e organizações comprometidas com a inclusão social e a sustentabilidade é fundamental para gerar oportunidades reais a jovens em situação de vulnerabilidade, preparando-os para um futuro com mais possibilidades e perspectivas. Estar ao lado de Audi, Porsche e São Judas nos permite ampliar nosso alcance, impactar mais comunidades e fortalecer nossa rede de apoio, contribuindo para um amanhã mais justo e próspero para todos”, destaca a presidente da Diretoria Voluntária da Fundação Projeto Pescar, Adriana Loiferman.
“Porsche é uma marca para aqueles que buscam realizar os seus sonhos. Neste sentido, acreditamos que a educação de qualidade tem um papel transformacional na vida das pessoas. Este programa vocacional foi desenvolvido para capacitar estes jovens a ingressarem com sucesso no mercado de trabalho, dando o primeiro passo em suas jornadas profissionais”, afirma Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil.
“É uma grande satisfação receber mais um ano o Projeto Pescar na São Judas, em parceria com a Audi e a Porsche. Essa aliança reforça nosso compromisso em oferecer aos jovens um ambiente onde o aprendizado e o desenvolvimento caminham juntos para prepará-los para os desafios de mercado de trabalho que é cada vez mais dinâmico”, destaca Guilherme Daflon, Diretor da São Judas. Audi do Brasil – Compromisso com diversidade, sustentabilidade e inclusão
A Audi AG possui uma estrutura global de ESG que integra a estratégia de negócios da companhia e o posicionamento de marca. No Brasil, esse pilar envolve iniciativas de diversidade, sustentabilidade, inclusão e respeito ao meio ambiente.
Em 2022, a marca espalhou 100 milhões de sementes de 27 espécies de árvores nativas em uma área desmatada na Amazônia. Além das unidades distribuídas pelo ar, outras seis milhões de sementes foram entregues em uma comunidade indígena da região. Em 2023, a Audi do Brasil, a Audi Environmental Foundation e a ONG Litro de Luz entregaram soluções de iluminação com energia solar em 12 comunidades indígenas de São Paulo, beneficiando 147 famílias na região litorânea com acesso intermitente à energia. No ano anterior, a marca já havia fornecido quase 200 soluções de iluminação que beneficiaram mais de 600 moradores de comunidades ribeirinhas na Amazônia.
No Brasil, a Audi tem projetos como o uso de energia 100% limpa a partir de painéis solares no Centro Técnico (SP) e na rede de revendedores no país. A Audi do Brasil investiu ainda R$ 20 milhões na instalação de carregadores elétricos nas 42 concessionárias da marca no Brasil, compatíveis com veículos de todas as marcas. Por fim, o projeto Mulheres Audi conta com diversas oficinas, palestras e workshops, visando ampliar a participação e incentivar o protagonismo das mulheres no setor automotivo, historicamente ocupado pelos homens.
Porsche Brasil – Parceria com a sociedade
A Porsche se vê como um membro e parceiro da sociedade, consciente de sua responsabilidade. Como parte de sua estratégia de sustentabilidade, a Porsche auxilia regiões e comunidades ao redor do mundo na conservação do meio ambiente, buscando oferecer boas condições de trabalho e vida. No campo da estratégia ‘Parceiro da sociedade’, a Porsche tem como objetivo utilizar projetos de cidadania corporativa para focar nas pessoas cujo ambiente social está diretamente ou indiretamente relacionado à empresa. Em particular, jovens ou pessoas desfavorecidas devem receber apoio estratégico e educação para capacitá-los a fazer melhorias permanentes em sua situação de vida.
No Brasil, a Porsche mantém parcerias com projetos sociais ligados às áreas de esportes, educação e bem-estar social. O Projeto Pescar faz parte do programa global “Join the Porsche Ride”, uma iniciativa que oferece suporte a projetos de longo prazo que tenham como objetivo promover impacto positivo na sociedade e qualidade de vida. Como parte da iniciativa, o Porsche Taycan viaja pelo mundo promovendo as etapas do programa.
Fundação Projeto Pescar – compromisso com formar e transformar
A Fundação Projeto Pescar é uma instituição de assistência social sem fins lucrativos que oferece formação socioprofissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto é estruturado a partir de dois aspectos igualmente importantes e complementares no processo de aprendizado: parte da carga horária dos cursos é destinada à formação profissionalizante, com o desenvolvimento de conhecimentos técnicos específicos, e o restante do currículo é dedicado ao desenvolvimento social e cidadão, trabalhando questões como autoconhecimento, família, saúde, sustentabilidade, relacionamento interpessoal, gestão do tempo e aprendizagem autônoma.
Atualmente, o Projeto Pescar oferece cursos em várias áreas, como Assistente Administrativo, Serviços de Logística, Informática e Tecnologia da Informação (TI), ao lado de empresas e organizações parceiras. Em 48 anos de história, a FPP já impactou na vida de mais de 38 mil jovens, oportunizando sua inserção no mundo do trabalho. A expectativa da instituição é dobrar a capacidade de atendimento total até 2025, passando a oferecer 3 mil vagas por ano em todo o Brasil.
Universidade São Judas Tadeu – Mensagem Institucional
A São Judas integra o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima de Educação. Com mais de 50 anos de história, é nota máxima no MEC (Ministério de Educação). Com 11 unidades localizadas na Capital, Grande São Paulo e Baixada Santista, conta com mais de 130 cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. A instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o estudante aprende na prática desde o primeiro dia de aula, em seus mais de 200 laboratórios e núcleos de atendimento à população.
Créditos texto/foto: Comunicação Audi do Brasil www.audi-imprensa.com.br
Comentários estão fechados.