Por João Carlos de Queiroz – As noites geladas que acometeram Cuiabá-MT recentemente, o típico clima “mata-cuiabano”, ficaram bem esquentadas no refinadíssimo Bar do Portuga, ponto de entrada de uma galeria de alto nível, em Cuiabá, na Rua Miranda Reis. Ali se tornou parada obrigatória de quantos saem para curtir a noite e voltar relaxados para casa.
O Bar do Portuga, conforme os boêmios locais costumam classificar o aprazível estabelecimento, “agradou de vez. Enfim, veio para ficar e divertir a galera adepta do roda-mundo noturno”. Explica-se: o “pano de fundo” do sucesso desse estabelecimento reside em vários aspectos, sobressaindo-se a gastronomia portuguesa, cardápio irresistível, e bebidas de degustação primorosa, servidas rigorosamente na temperatura ideal. Tudo no ponto da coisa certa, de agrado da massa popular.
Sempre de chapéu panamá, em gracioso círculo ininterrupto pelas mesas, moças e rapazes servem a clientela de forma eficiente, jamais economizando sorrisos, atenção redobrada a algum comentário eventual, por vezes dicas de melhorias que podem ser aplicadas posteriormente. A reposição pontual de bebidas – fator que os bebuns contumazes exigem – é automática: ninguém precisa bater copos ou “apitar com a boca na garrafa”.
Deve ser mencionado ainda as generosas instalações do Bar do Portuga: apesar das dimensões externas, pra lá de generosas, elas não comportam nenhum requinte especial, pelo contrário: seguem a clássica linha das tabernas portuguesas europeias, que, convenhamos, é uma tradição bem atrativa…
Outros detalhes não passaram ao largo da gerência do barzinho: mesas e cadeiras {de madeira} ofertam conforto normal, posicionadas de modo estratégico em todo o ambiente. Isso possibilita às retinas curiosas girarem comodadamente em 180º, além de captar a música em toda a sua essência, o que envolve integralidade vocal e instrumental.
Por justiça, cabe destacar aqui o excelente repertório do Bar do Portuga, cujo som romântico, no mais autêntico estilo Chorinho, destila afiadíssimas serenata a seus clientes. Explica-se assim fácil a preferência maciça dos cuiabanos e turistas pelo lugar, a cada noite mais recheado de atrações e movimento de gente que busca espaço de feliz descontração em horas existenciais. E elas se somam agitadas no Bar do Portuga…