Secom – O vice-prefeito de Várzea Grande José Aderson Hazama e a Procuradora Geral do Município Sadora Xavier, prestigiaram na noite de quinta-feira, 07 de dezembro, a solenidade de posse da nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 23ª Região, a desembargadora Eliney Veloso, para o biênio 2018/2019 e de todos os membros da nova Corte do TRT 23.
José Hazama que compareceu ao evento acompanhado da esposa Carol Hazama, cumprimentou a desembargadora e a parabenizou por assumir um cargo tão importante para o Estado, além de ocupar um espaço onde poucas mulheres chegam a alcançar. “Em nosso Governo Municipal nossa líder maior é uma mulher, a prefeita Lucimar Sacre de Campos, que vem desempenhando um excelente trabalho após ter sido uma das mulheres mais bem votadas de nosso país à Chefe do Executivo Municipal, e, é muito querida pelos várzeagrandenses. Temos também outras mulheres ocupando cargos de primeiro escalão em Várzea Grande como é o caso da procuradora Sadora Xavier. Tenho certeza de que a nova presidente do TRT de Mato Grosso e demais membros serão brilhantes no desempenho de suas funções”, disse.
Em seu discurso como nova presidente do TRT 23, Eliney Veloso, frisou seu compromisso com o segmento do direito trabalhista, e foi enfática ao declarar que durante sua gestão irá atuar lado a lado com a clientela daquele Tribunal, empregados e empregadores.
A procuradora geral de Várzea Grande Sadora Xavier, destacou o fato da desembargadora Eliney Veloso ser a primeira cuiabana a ocupar o cargo nos últimos 25 anos do Tribunal Regional do Trabalho no Estado e declarou que a Prefeitura de Várzea Grande está a disposição do TRT 23, para que continuem sendo parceiros na luta diária do direito dos trabalhadores. A procuradora ainda desejou à nova presidente do TRT 23, sucesso em seu mandato, neste biênio que estará à frente do Tribunal.
A cerimônia realizada no plenário principal do Tribunal ainda marcou a posse dos demais dirigentes da Corte trabalhista mato-grossense: como vice-presidente, o desembargador decano Roberto Benatar; como diretor da Escola Judicial, o desembargador João Carlos de Souza e, como Ouvidor do Tribunal, o desembargador Tarcísio Valente. O juiz Nicanor Fávero também tomou posse como desembargador. Ele foi nomeado ao cargo pelo presidente da República, Michel Temer, dia 23 de novembro e irá ocupar a vaga do desembargador Osmair Couto, que se aposentou em agosto deste ano.
Eliney Veloso sucederá, a partir de 1º de janeiro de 2018, a desembargadora Beatriz Theodoro, de quem foi vice no período de 2016 a 2017. A nova presidente ingressou no TRT de Mato Grosso pelo quinto constitucional, em vaga reservada ao Ministério Público do Trabalho (MPT) em maio de 2013. É natural de Cuiabá, e é a primeira desembargadora matogrossense. Foi procuradora do trabalho entre os anos de 1997 e 2013, tendo exercido a chefia do MPT ao longo da carreira no órgão. Anteriormente, foi procuradora do Estado, assessora jurídica no Tribunal de Justiça e advogada.
Já Nicanor é natural de Ribeirão Preto (SP) e exerce a magistratura na Justiça do Trabalho mato-grossense desde 1993. Nicanor é oriundo do segundo concurso público para juiz realizado pelo TRT. Nesses 24 anos, o magistrado foi titular nas varas de Colíder e 1ª de Cuiabá. Em 2005, assumiu a 7ª Vara da Capital e, desde maio de 2015, atua como juiz convocado no Tribunal.