Vendas das montadoras que fazem parte da Aliança atingem 10,76 milhões de unidades em 2018

Vendas combinadas da Renault, Nissan e Mitsubishi Motors avançaram 1,4%, chegando a 10,76 milhões de unidades em 2018, o que representa 1 a cada 9 veículos comercializados no mundo (carros de passeio e veículos comerciais leves) As vendas de veículos comerciais leves (LCV) cresceram 13,5%, para 2 milhões de unidades As vendas acumuladas de veículos elétricos aumentaram 34% em relação ao ano anterior, para um total de 725.000 veículos elétricos vendidos desde 2010 O progresso foi alcançado com a oferta de cada vez mais veículos baseados na plataforma comum CMF

A Renault-Nissan-Mitsubishi, a aliança automotiva número 1 do mundo, anunciou hoje que suas companhias membros venderam um total de 10.756.875 unidades durante o ano calendário de 2018. A Aliança manteve sua posição de líder mundial em volume de vendas de carros de passeio e veículos comerciais leves.

Em 2018, as vendas aumentaram 1,4% em relação ao ano anterior, com a forte demanda por veículos como Renault Clio, Captur e Sandero; Nissan X-Trail/Rogue e Sentra/Sylphy; e Mitsubishi Eclipse Cross e XPANDER.

As vendas de veículos que utilizam a plataforma comum CMF (Common Module Family, família de módulos comuns), um dos principais pilares do plano de médio prazo Alliance 2022, também aumentaram o ritmo em 2018. O que inclui o início das vendas do Renault Kwid em mais mercados internacionais, junto com o aumento da produção da picape Nissan Frontier, cuja arquitetura é compartilhada com a Renault e a Mercedes.

O ano de 2018 também foi marcado por uma forte demanda por veículos comerciais leves, com uma nítida progressão das vendas do Renault Kangoo, Master e Trafic; Nissan Frontier/Navara e Terra, bem como Mitsubishi Triton. A maximização das sinergias, com o desenvolvimento cruzado e a produção cruzada, tem papel de destaque na estratégia da Aliança, para aumentar a participação de mercado e as vendas de veículos comerciais leves das três montadoras em todo o mundo.

Em 2018, a Aliança manteve seu compromisso com os veículos de emissão zero. Sua liderança no segmento, com vendas acumuladas de 724.905 veículos elétricos desde 2010, foi impulsionada pela demanda pelos modelos 100% elétricos Renault ZOE e Nissan LEAF.

Das empresas membro da Aliança, as vendas do Grupo Renault avançaram 3,2%, chegando a 3.884.295 unidades durante o ano de 2018. No mesmo ano, a Nissan Motor Co. Ltd. vendeu 5.653.683 veículos no mundo, queda de 2,8% em relação ao ano anterior. Já a Mitsubishi Motors Corporation vendeu 1.218.897 unidades no mundo, alta de 18,3% em relação a 2017.

Progressos realizados em relação ao plano estratégico de seis anos Alliance 2022

De acordo com os objetivos do plano estratégico Alliance 2022, a Renault-Nissan-Mitsubishi prevê atingir sinergias anuais de mais de 10 bilhões de euros até o término do plano. As montadoras que fazem parte da Aliança vão aumentar o uso de plataformas comuns, tendo como objetivo a produção de 9 milhões de veículos baseados em 4 plataformas comuns. Já os motores comuns representarão 75% das vendas totais. Além disso, até o final do plano, 12 novos veículos 100% elétricos serão lançados, bem como 40 veículos equipados com diferentes níveis de autonomia.

10 principais mercados da Aliança

País Vendastotais
China 1.920.541
Estados Unidos 1.611.952
França 763.984
Japão 727.823
Rússia 648.795
México 355.968
Alemanha 343.656
Brasil 334.469
Itália 277.941
Espanha 275.884

10 principais mercados do Grupo Renault

País Vendastotais*
France 689.788
Rússia 497.266
Alemanha 235.609
China 216.699
Brasil 214.822
Itália 208.580
Espanha 189.480
Turquia 115.842
Argentina 114.348
Reino Unido 103.607

*com exceção do Twizy

10 principais mercados da Nissan Motor

País Vendastotais
China* 1.563.986
Estados Unidos 1.493.877
Japão 615.966
México 314.123
Canadá 149.117
Reino Unido 116.914
Rússia 106.138
Brasil 97.512
Espanha 72.943
Tailândia 72.394

*inclui a marca Venucia

10 principais mercados da Mitsubishi Motors

País Vendastotais
Indonésia 146.805
China 139.856
Estados Unidos 118.075
Japão 104.611
Austrália 84.826
Tailândia 84.560
Filipinas 65.894
Alemanha 52.196
Rússia 45.391
Reino Unido 30.952

SOBRE A RENAULT-NISSAN-MITSUBISHI
O Grupo Renault, Nissan Motor e Mitsubishi Motors forma a maior aliança automotiva do mundo, por meio da parceria intercultural mais antiga e mais produtiva do setor. Juntas, as três montadoras que fazem parte da Aliança venderam mais de 10,7 milhões de veículos em quase 200 países em 2018. A Aliança tem como foco a colaboração e otimização de sinergias, para aumentar ao máximo a competitividade. Além disso, ela firmou acordos de cooperação estratégica com outras montadoras, como a Daimler (Alemanha) e a Dongfeng (China). A Aliança estratégica é líder na produção de veículos zero emissão e desenvolve as tecnologias mais avançadas, com planos para oferecer recursos de conectividade, condução autônoma e serviços de mobilidade em uma ampla gama de veículos acessíveis.

 

# # #

Contatos

Michael Figueredo
Assessor de Imprensa (IMAGEM CORPORATIVA)
Tel. + 55 21 2134-9210
michael.figueredo@nissan.com.br
Alexandre Carvalho
Especialista de Comunicação — Produto
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br
Mila Poli
Gerente de Comunicação Corporativa
Tel. +55 21 2134-9009
mila.poli@nissan.com.br