Vencedor do concurso da Nissan vê seu projeto se materializar no Novo Kicks

Estudante vencedor do concurso da Nissan vê seu projeto se materializar no Novo Kicks

SÃO PAULO – Na manhã desta sexta-feira, 15 de julho, o estudante de design Ricardo Munhoz Santiago Junior, do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), esteve no Festival do Japão de São Paulo para ver a pintura especial que desenvolveu para o Novo Nissan Kicks aplicada em uma unidade de verdade do crossover. Ricardo também teve a oportunidade de conhecer John Sahs, designer chefe do Estúdio Satélite de Design da Nissan para a América Latina.

O encontro aconteceu no estande da Nissan no festival, um dos maiores eventos da comunidade japonesa no Brasil, que abriu suas portas ao público hoje.

“O concurso é uma plataforma para os estudantes explorarem o DNA japonês da Nissan e também para celebrar o 114º aniversário da imigração japonesa no Brasil. O projeto vencedor expressa a trajetória dos imigrantes vindos do Japão e a cultura japonesa com muita Inteligência, cores e elementos, explica John.

Ricardo foi o grande vencedor do “Concurso Acadêmico de Design Gráfico Novo Nissan Kicks”, realizado pela Nissan do Brasil no mês de junho com o objetivo de encontrar a pintura mais japonesa para o crossover. A ideia deste tema foi de homenagear à chegada dos primeiros imigrantes do Japão ao Brasil, o que ocorreu oficialmente em 1908, quando o navio Kasato Maru chegou em São Paulo com um grupo de japoneses.

“Estou muito feliz em ver meu projeto aplicado ao Nissan Kicks. Pesquisei muito durante o desenvolvimento do meu projeto e, por coincidência, estava lendo a biografia de um pintor japonês, Katsushika Hokusai, que me inspirou muito. A onda que aparece na lateral direita, inclusive, é uma reprodução da obra dele”, explica o estudante.

O Novo Nissan Kicks com a pintura especial, destaque do estande da Nissan no Festival, se caracteriza pelo uso de cores fortes e diferentes elementos da cultura nipônica. Da roda traseira esquerda tem origem faixas vermelhas, que fazem a vez de raios de Sol para representar Amaterasu, a deusa do Sol na mitologia japonesa. Já a grande onda representada em toda a lateral direita do carro foi inspirada na obra “A grande onda de Kanagawa”, do artista Katsushika Hokusai. A árvore símbolo do Japão, a cerejeira, cobre a traseira do veículo. Suas pétalas estão distribuídas por quase toda a superfície do carro, inclusive no teto.

Nissan no Festival do Japão

Além do Novo Kicks com a pintura vencedora do concurso de design, os visitantes que forem ao estande da Nissan no evento poderão ver outros modelos da marca, como o sedã Novo Versa, a picape Nova Nissan Frontier e o modelo 100% elétrico mais vendido no Brasil em 2021, o Nissan LEAF.

Com um desenho que mistura a tradição e a modernidade do Japão, o estande da Nissan contará com uma grande árvore japonesa ao centro e um espaço Omotenashi (hospitalidade, em japonês) com um lounge. Para aqueles que gostam de desafios, a Nissan traz para o festival um quiz com perguntas sobre a própria marca.  Quem acertar as respostas ganha um brinde exclusivo.

23º Festival do Japão – São Paulo
De 15 a 17 de julho de 2022

Horários de funcionamento
15 de julho (sexta-feira) – das 11h às 21h
16 de julho (sábado) – das 9h às 21h
17 de julho (domingo) – 9h às 18h

Local
São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo – SP

Mais informações em: http://festivaldojapão.com

# # #

Contato

Para mais informações, press releases e imagens, visite a Sala de Imprensa da Nissan em:
brazil.nissannews.com/pt-BR
Ana Genaro
Coordenadora de Comunicação Corporativa
+55 21 2134-9194
ana.genaro@nissan.com.br
manchete