Ana Cláudia Fortes – Os usuários do transporte público que precisarem fazer uso de coletivo pagarão apenas R$ 1,80 no próximo feriado de Natal, comemorado em 25 dezembro. O benefício faz parte do projeto Tarifa Social, instituído pelo prefeito Emanuel Pinheiro, garantindo a redução de 50% nas passagens de ônibus em datas comemorativas nacionais.
“O prefeito Emanuel Pinheiro quer que o munícipe possa aproveitar da melhor forma possível seu feriado sem afetar o orçamento familiar. A redução no valor da passagem nas datas comemorativas permite que o usuário possa ter acesso a opções de destinos ligados à cultura, ao entretenimento, eventos religiosos e sociais”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo lembrando que essa é mais uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro, em benefício da população cuiabana.
O projeto tem o objetivo de incentivar o convívio social entre as comunidades, em espaços diversos como o Parque das Águas, a Orla do Porto e o Parque Tia Nair, permitindo ainda que a cidade continue movimentada nos dias de feriados.
“A ação solidifica também a humanização, em especial no Natal, data em que as pessoas passam entre familiares e amigos, e a prefeitura presenteia mais uma vez o trabalhador, que conta com o transporte coletivo como seu principal meio de locomoção, com a redução na tarifa”, acrescenta o secretário.
Além disso, com o valor das passagens reduzidas, a Tarifa Social se consolida como um grande estímulo para o uso do transporte coletivo em feriados. A significativa redução não apenas imprimiu uma economia valiosa para o usuário, como também incentiva as familias a desfrutarem dos diversos pontos de lazer da Capital. Implantada em 1º de maio deste ano, a iniciativa foi bem aceita e a população tem feito uso da Tarifa social.
“Isso é a valorização do nosso povo, que é causa de tudo que fazemos, estamos trabalhando para melhor atender a população cuiabana”, finaliza Antenor.
Conforme o Decreto Municipal de nº 6254, a Tarifa Social é aplicada em feriados e datas comemorativas nacionais tais como o 1º de maio, feriado nacional e dia Mundial do Trabalhador; 14 de Maio, dia em que se comemora o Dia das Mães; 15 de Junho, feriado nacional de Corpus Christi; 13 de agosto, data comemorativa do Dia dos Pais, e 07 de setembro, feriado nacional em comemoração a independência do Brasil.
O Decreto determina ainda que se pratique a Tarifa Social nas datas de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida; 02 de novembro feriado nacional do Dia dos Finados, e também de 25 de dezembro, feriado nacional em comemoração ao Natal.
Sobre o programa
A Tarifa Social é fruto de uma união de forças entre o poder público e a Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (AMTU), que também renunciou ao eventual direito de exigir a reparação por possíveis perdas de receita em decorrência da implantação do projeto em 2017. A representante das concessionárias ainda se comprometeu a estudar medidas em conjunto com o município, a fim de garantir a viabilidade da iniciativa em 2018. O entendimento partiu de uma reunião com o prefeito Emanuel Pinheiro, promotor de Justiça, Ezequiel Borges de Campos e representantes das empresas, em razão da importancia social da proposta.