Um roadster atemporal: BMW Z8 completa 20 anos

Ícone impressionou profundamente os amantes de conversíveis

Já se passaram 20 anos desde o lançamento do BMW Z8, um roadster moderno e icônico que marcou profundamente os amantes de conversíveis. O BMW Z8 trazia uma carroceria de 4,4 metros projetada por Henrik Fisker e deu continuidade à tradição do lendário BMW 507, de 1956, criado por Albrecht von Goertz (1914-2006).  Fiel à fórmula de sucesso dos roadsters da marca, o BMW Z8 ostentava um capô muito longo, uma posição de condução mais próxima ao eixo traseiro e uma linha de cintura baixa.

Sob o nome de BMW Z07, o mundo conheceu o BMW Z8 ainda como um veículo-conceito durante o Salão do Automóvel de Tóquio, em 1997. Apenas no Salão do Automóvel de Frankfurt, em 1999, é que a versão de produção foi apresentada, chegando ao mercado global em 2000. O modelo foi comercializado por três anos e 5.703 unidades foram fabricadas. Todos elas, feitas manualmente por operadores especializados na fábrica de Munique, na Alemanha.

O motor mais potente do momento

Entre suas principais características, destaca-se um chassi com inúmeras peças de alumínio. A cuidadosa distribuição de peso (50:50) entre eixos, bem como o uso do powertrain M S62 do BMW M5 – e ajustado pela BMW Motorsport – deram ao Z8 um dinamismo extraordinário. Ele utilizava um bloco V8 de 4,9L com 405 cv acoplado a um câmbio manual de seis velocidades. Na época, esse era o motor de produção mais potente que a BMW tinha em seu portfólio e, claro, o BMW Z8 não merecia menos.

Toda essa potência era enviada para o eixo traseiro e gerenciada pelo Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) e por um diferencial autoblocante. Além disso, o BMW Z8 foi o primeiro veículo europeu a oferecer pneus run-flat com rodas de 18 polegadas de fábrica com monitoramento de pressão dos pneus; uma tecnologia inovadora para aquele momento. O BMW Z8 era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e sua velocidade máxima era limitada eletronicamente a 250 km/h.

Um roadster cheio de exclusividade e curiosidades

O BMW Z8 era um modelo verdadeiramente exclusivo e único, e a marca queria que sua aquisição fosse uma experiência à altura. A BMW ofereceu aos clientes a possibilidade de se deslocar à fábrica em Munique e presenciar as últimas etapas da montagem do seu veículo. Além disso, no momento de entrega das chaves, elas eram acompanhadas por um livro feito à mão que incluía fotografias do processo de produção daquela unidade específica, bem como amostras reais da pintura e revestimento.

O nível de exclusividade do BMW Z8 era tão elevado que ele se tornou um dos veículos do agente secreto mais famosos de todos os tempos. O BMW Z8 foi co-estrela de James Bond no filme “O Mundo Não é o Bastante” (1999). Além disso, sua esportividade e tecnologia de ponta fizeram com que o BMW Z8 atuasse como safety car no Campeonato Mundial de MotoGP na temporada de 2002.

Hoje, a essência do BMW Roadster continua com o BMW Z4 atual. Este conversível de dois lugares oferece as mesmas proporções estéticas que o BMW 315/1 estreou em 1934 e que foram seguidos por clássicos icônicos como o BMW 328 Roadster (1937), o BMW 507 (1956) ou o BMW Z1 dos anos 1980.

Para acessar o texto original, em espanhol:

https://www.press.bmwgroup.com/latin-america-caribbean/article/detail/T0315566ES/un-roadster-atemporal-se-cumplen-20-a%20os-del-lanzamiento-del-bmw-z8?language=es

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, acesse:

www.bmw.com.br

 

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:

Instagram (@bmwdobrasil)

Facebook (@BMWBrasil)

Youtube (@BMWTVBrasil)

Twitter (@BMWBrasil)

TikTok (@bmwdobrasil)

Sobre o BMW Group 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2019, o BMW Group vendeu cerca de 2.5 milhões de automóveis mais de 175.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2019 foi de aproximadamente 7,118 bilhões de euros com receitas de 104,210 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2019, o BMW Group tem uma força de trabalho de 126.016 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

 Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil