Considerando a quantidade de tempo, dinheiro e recursos necessários para desenvolver a mobilidade sustentável, ajudar a combater as crescentes emissões e continuar utilizando a tecnologia atualmente disponível, a Toyota Motor Corporation anunciou, na última semana, no Japão, duas medidas relacionadas às suas patentes e ao seu conhecimento técnico para promover ainda mais o uso disseminado de veículos eletrificados.
Primeiro, a Toyota anunciou que concederá licenças isentas de royalties sobre quase 24 mil patentes (incluindo algumas aplicações pendentes) de tecnologias relacionadas à eletrificação de veículos. Em segundo lugar, a Toyota fornecerá suporte técnico mediante taxas para outros fabricantes desenvolvendo e vendendo veículos eletrificados quando estes usarem motores, baterias, PCUs, ECUs de controle e outras tecnologias de sistemas de eletrificação de veículos da Toyota como parte de seus sistemas de transmissão.
Por fim, ao conceder patentes livres de royalties e fornecer suporte técnico em seus sistemas de eletrificação de veículos, a Toyota pretende ajudar a promover o uso disseminado de veículos eletrificados e, ao fazê-lo, auxiliar governos, montadoras e a sociedade em geral a atingir metas relacionadas a mudanças climáticas.
“Com base no grande volume de contato que recebemos sobre nossos sistemas de eletrificação de veículos de empresas que reconhecem a necessidade de popularizar tecnologias de veículos híbridos e outras tecnologias de veículos eletrificados, acreditamos que agora é a hora da cooperação”, disse Shigeki Terashi, membro do Conselho e Vice-Presidente Executivo da Toyota Motor Corporation. “Caso o número de veículos eletrificados acelere significativamente nos próximos 10 anos, eles se tornarão padrão, e esperamos participar apoiando esse processo.”
As patentes livres de royalties são tecnologias avançadas encontradas em veículos eletrificados, especialmente aquelas usadas em veículos híbridos elétricos (HEV) que ajudaram a Toyota a obter um desempenho melhor, um tamanho reduzido e uma redução de custos. Mais especificamente, as patentes incluídas são de peças e sistemas, como motores elétricos, unidades de controle de potência (PCUs) e controles de sistema. São tecnologias essenciais que podem ser aplicadas ao desenvolvimento de vários tipos de veículos eletrificados, incluindo HEVs, veículos híbridos elétricos plug-in (PHEV) e veículos elétricos movidos a células de combustível (FCEV).
Patentes liberadas pela Toyota
A Toyota oferecerá cerca de 23.740 patentes obtidas ao longo de mais de 20 anos de desenvolvimento de tecnologia de veículos eletrificados. O período de concessão já está vigente e durará até o fim de 2030. Os contratos para as concessões podem ser emitidos por meio de contato com a Toyota, discutindo termos e condições específicas de licenciamento.
A Toyota já oferece 5.680 patentes relacionadas aos seus veículos elétricos movidos a células de combustível (FCEV) desde janeiro de 2015. Agora, a Toyota está incluindo cerca de 2.590 patentes referentes a motores elétricos, 2.020 patentes referentes a PCUs, 7.550 patentes referentes a controles do sistema, 1.320 patentes de transeixo de motores, 2.200 patentes de carregador e 2.380 patentes de célula de combustível (elevando a 8.060 o número total de patentes relacionadas a essa tecnologia.)
Quanto ao suporte técnico mediante taxas que será oferecido pela Toyota, os detalhes específicos incluem o fornecimento de visões gerais dos sistemas de eletrificação de veículos, guias de controle e explicações detalhadas dos guias de ajuste de veículos que utilizarão seus sistemas. A orientação que a Toyota fornecerá inclui, por exemplo, ajudar outras montadoras a atingir um alto nível de desempenho do produto em termos de eficiência de combustível e produção, adequados aos veículos que estão desenvolvendo. Os serviços serão baseados em contrato. Mais detalhes serão fornecidos às partes interessadas.
Meio ambiente e emissões de CO2
Ao oferecer patentes livres de royalties e suporte técnico para veículos eletrificados, a Toyota enxerga uma oportunidade para incentivar o desenvolvimento e a introdução de veículos eletrificados no mercado em todo o mundo, algo que considera, há tempos, uma questão de máxima prioridade administrativa sob a sua forte crença de que os veículos ecológicos contribuirão para a luta contra as mudanças climáticas, caso sejam amplamente utilizados, por meio da redução das emissões de CO2.
Em 2015, a Toyota identificou metas para reduzir suas próprias emissões e estabeleceu seu Desafio Ambiental 2050, um conjunto de metas de longo prazo para a sustentabilidade, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 de seus veículos e instalações. Em 2017, anunciou um plano de vendas para a disseminação de veículos eletrificados até o fim de 2030.
O contato com a Toyota para obtenção de patentes deve ser feito por meio do site https://global.toyota/en/mobility/case/patents2030.html
A Toyota do Brasil Ltda. conta com quatro unidades produtivas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade que também abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. A empresa conta ainda com três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF), e mais de 5.600 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 344.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites http://www.toyota-global.com/ e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil.