A Suzuki Motos do Brasil, representada pelo grupo J. Toledo da Amazônia, completa 32 anos nesta sexta-feira (27). São mais de três décadas de operação no país, ultrapassando a marca de 800 mil motocicletas produzidas na fábrica instalada no Polo Industrial de Manaus, sempre prezando pela qualidade, durabilidade e tradição de seus produtos.
Durante as últimas décadas, o grupo J. Toledo trouxe para o Brasil os modelos mais icônicos da marca, como a GSX-R 1100, a Bandit 600, a Burgman 125, a GS-500, a GSX-R100R (a famosa Srad) e a lendária Hayabusa (que acaba de completar 25 anos de produção e em plena forma). São modelos que ajudaram a formar uma grande legião de “suzukeiros” no país e também fazem parte da história de sucesso do grupo J. Toledo.
Neste ano em que completa 32 anos, a J. Toledo ampliou o line-up da Suzuki Motos no Brasil com o lançamento da família 800 cilindradas, a V-Strom 800DE e a GSX-8S. Com isso, o portfólio da marca vai fechar 2024 com nove modelos de alta performance disponíveis no mercado brasileiro de duas rodas.
“Muita coisa mudou, no Brasil e no mundo, desde que começamos a realizar esse sonho, em 1992. Passamos por crises econômicas, uma pandemia e agora estamos enfrentando uma das piores secas da história na Amazônia”, reflete João Toledo, presidente do grupo J. Toledo, responsável por trazer a lendária marca japonesa para o Brasil.
“Estou muito feliz em poder comemorar 32 anos do grupo e alcançar essa marca de produção. É um orgulho estar à frente dessa história, que vai continuar por muito anos ainda, tenho certeza”, comemora Toledo, reafirmando a meta do grupo, para os próximos cinco anos, de atingir 20 mil unidades de motos produzidas por mês.
Alguns momentos dessa história
1992 – Início das operações da J. Toledo Suzuki Motos do Brasil. Neste ano foram lançados os modelos GSX-R1100, GSX-R750 e VX-800.
1994 – Início da produção SKD (parte das peças é montada em território nacional) no Polo Industrial de Manaus.
1995 – Lançamento dos modelos GSX-750F, GS-500E e Bandit N600.
1997 – Início da produção CKD (motos completamente montadas em território nacional) no Polo Industrial de Manaus e chegada da primeira motocicleta com injeção eletrônica, a TL1000S.
1998 – Lançamento da lendária Hayabusa Geração 1.
1999 – Início do Consórcio Nacional Suzuki.
2007 – Burgman 400 é eleito o melhor scooter do ano.
2010 – Lançamento da edição de 25 anos da GSX-R1000.
2014 – Chega ao Brasil o modelo GSR-750A.
2021 – Lançamento da V-Strom 1050XT e da GSX-R1000R na edição Moto GP.
2022 – 30 anos de Suzuki Motos do Brasil e lançamento da 3ª geração da Hayabusa.
Créditos texto: Niza Souza/Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria Imprensa Suzuki do Brasil
Telefone/WhatsApp: (11) 94278-6827
E-mail: imprensa@suzukimotos.com.br
*Postado por João Carlos de Queiroz, jornalista Mtb 381.18/MT /editoriadeveiculos@gmail.com (65) 98461.9427