Sob inspiração da canção “É preciso saber viver” as servidoras da Câmara Municipal de Cuiabá receberam uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (09), no recém inaugurado Auditório Ana Maria do Couto.
A Mesa de Honra foi formada pelos vereadores do Progressistas Vinícius Hugueney e Orivaldo da Farmácia. Além deles, compuseram a mesa a presidente da Sala da Mulher, sra. Adélia Galvão, sra. Eliane de Souza, esposa do vereador Toninho, representando as esposas dos vereadores, e a sra Adevair Beatriz – a guerreira Deva -, servidora da Câmara há 37 anos que, como a mais experiente, representou todas as demais servidoras.
Na solenidade foram entregues 244 Moções de Aplausos às servidoras, uma forma da Mesa Diretora, em nome do grupo de vereadores, homenagear e agradecer ao trabalho desenvolvido por elas na Câmara desta Capital.
O primeiro vice Vinícius lembrou que a população mundial é formada por metade homem e a outra metade é mulher, que pelo dom da vida origina a vida dos homens. Já o vereador Orivaldo, segundo vice, lamentou que em pleno ano de 2020, a mulher tenha que lutar pelo óbvio, a garantia do direito de ocupar espaços de poder no meio social.
A representante das esposas dos vereadores, Eliane abordou a tripla jornada a que as mulheres são submetidas como “os pilares do lar”. Ela destacou a força que mulher possui e ainda falou sobre a expectativa de mais realizações com as ações da Sala da Mulher, outro espaço recém inaugurado na gestão Misael Galvão.
Para realizar a homenagem a Mesa Diretora justifica que “a participação das mulheres em cargos públicos é uma conquista para as mulheres de todo o mundo, sobretudo se considerada a histórica exclusão a que são submetidas nas esferas da vida política e nos espaços de tomada de decisão”
E prossegue mostrando que “no Brasil, somente em 1842 uma mulher, Joana França Stockmeyer, foi admitida em cargo público na Imprensa Nacional, e apenas em 1934, a Assembléia Consitituinte garantiu o princípio de igualdade entre os sexos ao regulamentar o trabalho feminino e a equiparação salarial, de modo que a conquista de direitos só foi consolidada de fato em pleno século XX”.
O documento salienta que “atualmente, 55% dos cargos públicos no Brasil são ocupados por mulheres, segundo o IBGE”, mas apesar desse percentual, os desafios ao sexo feminino podem ser medidos pela observação de que nesta legislatura nenhuma mulher alcançou votação para ocupar cadeira no Parlamento Municipal.
Assim, a Sessão Solene foi proposta “como forma de reconhecimento e valorização das servidoras da Câmara Municipal, e uma homenagem à presença, atuação e contribuição para com os trabalhos desta Casa Legislativa”.
Etevaldo de Almeida – Câmara Municipal de Cuiabá