Seleção Feminina inicia preparação para Copa no Centro de Excelência

No segundo dia de concentração, o grupo realizou mais uma bateria de exames sob a supervisão de médicos, fisiologistas e preparadores físicos

Imprensa CBF – A Seleção Brasileira Feminina iniciou os trabalhos da primeira convocação do ano realizando um check-up completo. Os três primeiros dias estão reservados para avaliar a condição física e médica de cada atleta. As jogadoras realizaram análises clínicas, ortopédicas, cardiológicas e físicas seguindo o protocolo adotado pela Fifa, que envolve exames obrigatórios para todas as seleções que irão participar da Copa do Mundo França 2019.

– Nós usamos três dias basicamente para fazer toda uma análise clínica e física dessas atletas, então a gente está traçando um perfil individual delas. Elas estão passando por uma bateria de avaliações que são médicas, clínicas e físicas, já fizeram também alguns testes de equilíbrio e de força para gente fazer um diagnóstico delas. A gente aproveita o Centro de Excelência que tem equipamentos de ponta, o que tem de melhor no mercado está aqui, e com isso nós conseguimos controlar melhor os treinamentos, individualizar para que com isso a gente diminua a incidência de lesões em treinamentos e consequentemente em jogos também – revela Luciano Capelli, fisiologista da Seleção Feminina.

As avaliações servem também para dosar a carga de exercícios para cada atleta. Há um cuidado maior com as jogadoras que estão voltando de lesão. A atacante Bia Zaneratto, que fraturou a clavícula em setembro do ano passado, é uma delas. A jogadora comentou o suporte que está recebendo neste retorno à Seleção.

– Estou muito feliz por voltar à Seleção Brasileira, por voltar a fazer o que eu mais gosto, que é jogar futebol. Eu estou muito motivada, já passamos por diversos exames e testes, amanhã tem mais um pouquinho, e a gente espera fazer um belo início de preparação em busca do nosso objetivo principal que é a Copa do Mundo. É sempre muito satisfatório e feliz representar a Seleção Brasileira. A gente tenta dar o nosso máximo nesses treinamentos, porque sabemos a importância de mostrar o nosso trabalho por aqui, para que na hora principal a gente esteja na lista que é o momento mais esperado – revela a atacante.

O intuito da Comissão Técnica com as análises é também fazer com que as atletas tenham a melhor perfomance na Copa do Mundo da França, em junho deste ano. Outro objetivo do trabalho é uniformizar o condicionamento físico do grupo, que têm jogadoras atuando em diversas partes do mundo e com calendários completamente diferentes.

– Nós iniciamos a nossa avaliação de prevenção de lesões, ela consiste em alguns testes de movimento, força e desempenho de mobilidade e funcional. Os testes que a gente fez são de força muscular, que avaliamos a força do quadril e do joelho, visando ver se acha algum desequilíbrio muscular, algum predomínio de um lado em relação ao outro, ou até mesmo desequilíbrio de músculos que fazem o movimento para um lado e para o outro. Hoje nós estamos fazendo uma avaliação de qualidade de movimento, nós temos esse sistema de análise de movimento em duas dimensões, e a gente consegue ver o desarranjo do movimento, então são testes que ajudam verificar se esse movimento está alterado que podem predispor a lesão. A gente tem a possibilidade de usar o que temos de melhor no mundo para avaliar e evitar qualquer possível problema no futuro – explica o fisioterapeuta da Seleção, Flávio Bryk.

Nesta quarta-feira (16), as atletas passarão pela última bateria de exames antes de realizarem a primeira atividade em campo. Pela manhã, farão teste de velocidade e resistência. Já pela tarde, irão à campo.

O período de treinamentos será dividido em duas etapas. Atletas que atuam no exterior e estão disputando competições em seus clubes ficarão na serra fluminense durante a data FIFA, entre 14 e 22 de janeiro. Quem joga no Brasil ou está em período de férias estenderá a permanência em Teresópolis (RJ) até o dia 22 de fevereiro.