Seleção convocada para a Copa: atacantes

A ginga, a genialidade e o faro de gol. Neymar tem toda a confiança de Tite e justifica isso desde a estreia do treinador. Nas duas primeiras partidas do técnico pelas Eliminatórias, o Menino da Vila deixou sua marca: um gol na vitória sobre o Equador, fora, por 3 a 0; e um no triunfo sobre a Colômbia, em Manaus, por 2 a 1.

Site CBF – A camisa 10 da Seleção Brasileira já ultrapassou as barreiras materiais do futebol. Deixou de ser apenas uma camisa, um número entre os 23 que são utilizados em toda Copa do Mundo. A camisa 10 é uma instituição, um personagem próprio de toda Seleção Brasileira. Deve ser vestida por um craque, um verdadeiro embaixador do futebol brasileiro.

Na Rússia, essa responsabilidade será de Neymar pela segunda vez consecutiva. E não poderia estar em melhores pés. Referência técnica da equipe, o atacante do Paris Saint-Germain-FRA reúne todos os predicados. A ginga, a genialidade e o faro de gol. Neymar tem toda a confiança de Tite e justifica isso desde a estreia do treinador. Nas duas primeiras partidas do técnico pelas Eliminatórias, o Menino da Vila deixou sua marca: um gol na vitória sobre o Equador, fora, por 3 a 0; e um no triunfo sobre a Colômbia, em Manaus, por 2 a 1.

É por esse tipo de entrega e desempenho que Neymar hoje é o herdeiro natural da camisa que já vestiu Pelé, Ronaldinho e Rivaldo. E não há quem duvide disso.

FICHA TÉCNICA:

Nome completo: Neymar da Silva Santor Júnior
Data de nascimento: 05/02/1992
Local de Nascimento: Mogi das Cruzes (SP)
Posição: Atacante
Clube: Paris Saint-Germain Football Club (FRA)
Estreia na Seleção: 10/08/2010 – Brasil 2×0 USA – Amistoso
Minutos em campo pela Seleção: 6.990
Convocações: 88
Jogos: 83
Gols: 53
Primeiro gol marcado: 10/08/2010 – Brasil 2×0 USA – Amistoso

Aliando velocidade e habilidade, Douglas Costa foi um dos escolhidos pelo técnico Tite para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia. O jogador de 27 anos, vai disputar o primeiro Mundial da carreira. Na histórica campanha das Eliminatórias, participou de oito dos 18 jogos da Canarinho.

A estreia na Seleção Principal aconteceu no dia 12 de novembro de 2014, em partida amistosa diante da Turquia. Em junho do ano seguinte, na vitória contra o Peru durante a Copa América, marcou seu primeiro gol com a Amarelinha dando alegria a um país inteiro. No total, o atacante possui 30 convocações e 24 jogos. Douglas Costa iniciou sua trajetória na Seleção ainda nas categorias de base, sendo fundamental na conquista do Sul-Americano Sub-20 de 2009.

FICHA TÉCNICA:

Nome completo: Douglas Costa de Souza
Data de nascimento: 14/09/1990
Local de Nascimento: Sapucaia do Sul (RS)
Posição: Atacante
Clube: Juventus Football Club (ITA)
Estreia na Seleção: 12/11/2014 – Brasil 4×0 Turquia – Amistoso
Minutos em campo pela Seleção: 1.087
Convocações: 30
Jogos: 24
Gols: 3
Primeiro gol marcado: 14/06/2015 – Brasil 2 x 1 Peru – Copa América do Chile

Inteligente, versátil e matador. Um dos principais atacantes do mundo, Roberto Firmino está na Copa do Mundo FIFA 2018. Convocado nesta segunda-feira (14) pelo técnico Tite, Firmino chega ao seu primeiro Mundial aos 27 anos. Após uma temporada exuberante defendendo o Liverpool (ING), o centroavante espera manter a pegada e bom desempenho em terras russas.

A estreia de Firmino pela Seleção Brasileira aconteceu em novembro de 2014. E logo na primeira convocação, o atacante mostrou a que veio: entrou pela primeira vez em campo com a Amarelinha no jogo entre Brasil e Turquia, uma partida amistosa que terminou em goleada brasileira por 4 a 0. No jogo seguinte, contra a Áustria, Firmino marcou pela primeira vez com a Verde e Amarela e garantiu a vitória brasileira por 2 a 1. Ao todo, esteve em campo 19 vezes pela Seleção em 28 convocações, e já anotou cinco gols em sua carreira na Canarinho. O alagoano Roberto Firmino despontou para o futebol no Figueirense-SC. Depois, seguiu para Hoffenheim (ALE), onde foi destaque do Campeonato Alemão. Atualmente, faz parte de um dos ataques mais mortais do mundo no Liverpool (ING).

FICHA TÉCNICA:

Nome completo: Roberto Firmino Barbosa de Oliveira
Data de nascimento: 02/10/1991
Local de Nascimento: Maceió (AL)
Posição: Atacante
Clube: Liverpool Football Club (ING)
Estreia na Seleção: 12/11/2014 – Brasil 4×0 Turquia – Amistoso
Minutos em campo pela Seleção: 865
Convocações: 28
Jogos: 19
Gols: 5
Primeiro gol marcado: 18/11/2014 – Brasil 2×1 Áustria – Amistoso

Atacante de técnica refinada e velocidade, Gabriel Jesus, aos 21 anos, é o jogador mais novo de todo o grupo de convocados para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2018. O camisa 9 foi o artilheiro do Brasil nas Eliminatórias, com sete gols, e desponta como um dos jogadores mais talentosos do futebol brasileiro.

Surgiu no Palmeiras, onde foi campeão da Copa do Brasil em 2015 e do Campeonato Brasileiro em 2016. Depois foi defender o Manchester City, onde segue escrevendo sua história de forma positiva, já com dois títulos conquistados: uma Copa da Liga Inglesa e uma Premier League. A história com a Seleção Brasileira começou nas categorias de base, quando foi um dos jogadores mais importantes na campanha do vice-campeonato do Mundial Sub-20 na Nova Zelândia, em 2015. Depois, participou da campanha do ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. E, em setembro do mesmo ano, estreou pela Seleção Principal, já marcando dois gols (na vitória por 3 a 0 sobre o Equador, pelas Eliminatórias).

FICHA TÉCNICA:

Nome completo: Gabriel Fernando de Jesus
Data de nascimento: 03/04/1997
Local de Nascimento: São Paulo (SP)
Posição: Atacante
Clube: Manchester City Football Club (ING)
Estreia na Seleção: 01/09/2016 – Brasil 3×0 Equador – Eliminatórias
Minutos em campo pela Seleção: 1.171
Convocações: 15
Jogos: 15
Gols: 9
Primeiro gol marcado: 01/09/2016 – Brasil 3×0 Equador – Eliminatórias

Um atacante que abusa da velocidade em direção ao gol adversário e tem no improviso sua maior qualidade, Taison é uma das armas da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo FIFA 2018. Convocado pelo técnico Tite nesta segunda-feira (14), o jogador de 30 anos está a 31 dias de disputar o primeiro Mundial de sua carreira.

O atacante já foi chamado para servir a Seleção em 12 oportunidades e esteve em campo seis vezes. Fez sua estreia com a Amarelinha nas Eliminatórias para a Copa da Rússia, em setembro de 2016, na vitória sobre a Colômbia. O primeiro gol pela Verde e Amarela saiu contra a Austrália, em junho de 2017. Revelado no Internacional-RS, onde trabalhou com Tite, sua polivalência o levaram ao futebol ucraniano. Primeiro, defendeu o Metalist Kharkiv (UCR). Atualmente, é o principal jogador do Shakhtar Donetsk.

FICHA TÉCNICA:

Nome completo: Taison Barcellos Freda
Data de nascimento: 13/01/1988
Local de Nascimento: Pelotas (RS)
Posição: Atacante
Clube: Futbolniy Klub Shakhtar (TUR)
Estreia na Seleção: 06/09/2016 – Brasil 2×1 Colômbia – Eliminatórias
Minutos em campo pela Seleção: 68
Convocações: 12
Jogos: 6
Gols: 1
Primeiro gol marcado: 13/06/2017 – Brasil 4×0 Austrália – Amistoso

manchete