A aeronave T-27M, FAB 1426 realizou, na manhã desta terça-feira (20), no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), o primeiro voo de ensaio para teste e avaliação de melhorias no processo de modernização. O ensaio teve duração de 2 horas e 20 minutos, nas quais foram verificados o sistema de navegação, parâmetros básicos do motor, entre outros aspectos da aeronave.
A modernização do T-27 Tucano tem como principais objetivos a inovação do painel de instrumentos da aeronave, adaptando às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos de Navegação de Área (RNAV) e Performance de Navegação Requerida (RNP) e às novas demandas de formação dos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB), além da redução das obsolescências logísticas existentes.
Fizeram parte da equipe de ensaios em voo o Piloto de Ensaio e Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann; o Tenente-Coronel Aviador Valter Faria Junior (DIRMAB); o Major Engenheiro Jardel Figueira da Silva (ILA) e o Tenente Engenheiro João Gabriel Henriques Leite (IPEV). A previsão atual é de modernizar cerca de 40 aeronaves e entregá-las para a Academia da Força Aérea (AFA).
Fotos: 3S Matheus Melo / PAMALS