Seduc assina ordem de serviço para construção do Ciec no Pedra 90

Escola contará com 18 salas, além de laboratórios, quadra poliesportiva e uma nova estrutura administrativa

Yuri Ramires | Seduc-MT – A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) assinou a ordem de serviço para iniciar a obra do primeiro Centro Integrado Escola Comunidade (Ciec), no Bairro Pedra 90, em Cuiabá. O Ciec, que funcionará no modelo Escola Militar Tiradentes, é um novo sistema educacional, pensado para transformar a região, por meio da educação.

A unidade escolar contará com 18 salas de aula, em três blocos, sendo o primeiro, um bloco interativo, com cozinha, refeitório, biblioteca e laboratório. O segundo é um bloco esportivo, onde ficará a quadra poliesportiva coberta, vestiários e depósito. Por fim, o setor administrativo, com diretoria, secretaria, coordenação, sala dos professores, arquivo, copa, sala de reunião, central multimídia, almoxarifado, recepção e sanitários.

Também está prevista a implantação de um ombrelone no pátio, para a captação a água da chuva para reaproveitamento. Além da pavimentação e paisagismo, central de gás e lixo, instalações elétricas de baixa tensão, posto de transformações, instalações hidrossanitárias e de combate a incêndio e pânico.

Ao todo, serão investidos R$ 12.127.507,09, com prazo de execução de 300 dias, a partir da expedição da ordem de serviço.

Mudança Social

Para o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, o Ciec não é só uma escola. “É um projeto de real mudança estrutural, pois revoluciona a base social por meio da educação e da segurança comunitária. Estamos garantindo os direitos sociais da população, que no caso do Pedra 90 é muito jovem”.

A construção está prevista no programa Pró-Escolas, o maior programa de investimentos na educação pública de Mato Grosso, que abrange ações nas áreas de Estrutura, Ensino, Inovação, Esporte e Lazer, com foco na melhoria da aprendizagem.

Conforme Marrafon, o intuito é em curto e médio prazos, elevar os índices da educação do estado de forma permanente. “Um dos caminhos para alcançarmos essa meta, é tornar a escola mais atrativa. E isso já é uma realidade, exemplo disso é a EE Rafael Rueda, também no Pedra 90, que se tornou uma escola integral e hoje é um dos modelos dentro da metodologia de ensino, e que em breve ganhará também novo prédio, nos moldes do CIEC”.